Inglês para 8º e 9º anos (aulas prontas)


Estas aulas foram planejadas considerando um contexto com pouco ou nenhum recurso didático e de materiais. Pensando no aluno da escola pública, que tem pouco ou nenhum conhecimento da língua inglesa, todas as aulas trazem um vocabulário para auxilia-lo e estão prontas para serem escritas na lousa, nada precisa ser impresso, a não ser que você queira. Prático, fácil e significativo. 😊😉

AULA 1
Objetivos: Utilizar de forma correta o verbo have/has. Ler e interpretar um texto informativo, descrever um animal marinho por meio de um desenho e/ou por meio de uma produção de texto. 

Procedimentos:

1. Escreva o texto e o vocabulário na lousa e peça para os alunos copiarem em seus cadernos.
2. Peça para lerem o texto consultando o vocabulário e fazendo anotações em língua materna.
3. Em outra aula, peça para relerem o texto com suas anotações em português e realizarem o exercício.
4. A correção pode ser feita oralmente, aproveite para trabalhar a prática de leitura em voz alta e pronúncia.
5. Como forma de avaliação, peça para fazerem uma pesquisa sobre animais marinhos e escolherem um, fazer um desenho do animal escolhido em papel sulfite indicando as partes do corpo do animal: leg, eye, mouth, hard shell. O desenho não pode ser muito pequeno e deverá ser colorido, para então, ser montado um mural com o trabalho de todos os alunos. Além disso, os alunos podem escrever um novo texto com as características do animal escolhido por cada um. Oriente-os a seguir o modelo estudado em sala de aula. Explique o uso do verbo have

TEXT
Sea creatures 

Crabs
Crabs have eight legs. 
They have two claws. 
Their claws are strong. 
They have a hard shell. 

Crabs can swim and they can walk. 
They live in rock pools and in the sea. 
They eat fish and shellfish. 

Starfish 
Starfish do not have shells or claws. 
Starfish have arms and spines. It has lots of tiny feet. Starfish cannot swim but they can crawl on the rocks. They eat shellfish. 

Fish 
Fish have strong tails and fins. Fish can swim quickly. They eat tiny animals in the sea. 

VOCABULARY

sea creatures: criaturas marinhas
crab: caranguejo
have/has: ter
leg: perna
they: eles/elas
their: dele/dela (s)
claw: garra (no caranguejo pinça)
are: são
strong: forte
hard shell: casca dura
can swim: pode/sabe nadar
can walk: pode/sabe andar
live: morar/viver
rock pools: piscinas naturais (mangue) 
in the sea: no mar
starfish: estrela do mar
do not: não
shell: concha
arm: braço
spine: espinha
cannot: não pode/não sabe
crawl: arrastar-se
eat: comer
shellfish: crustáceo/marisco
fish: peixe
strong tails: caudas fortes
fin: nadadeira/barbatana
quickly: rapidamente
tiny: minúsculo
feet: pés

EXERCISE

Leia as frases. Grife a palavra errada. Escreva a palavra correta.

a) Crabs have ten claws.  two
b) Crabs can swim and they can talk.
c) Crabs live in rock ponds.
d) Starfish have arms and shells.
e) Starfish have big feet.
f) Starfish eat jellyfish.
g) Fish have long tails and fins.

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AULA 2
Objetivo: reconhecer o presente simples dentro de um texto, ler e interpretar texto informativo sobre uma rotina.

Conteúdo: descrição de uma rotina, verbos no presente simples, wh- questions.

Procedimentos: 

1. Escreva o texto e o vocabulário na lousa e peça para os alunos copiarem em seus cadernos.
2. Grife na lousa as estruturas gramaticais do presente simples e explique/revise as regras.
3. Peça para lerem o texto, consultando o vocabulário e fazendo anotações em língua materna.
4. Em outra aula, peça para os alunos relerem o texto com suas anotações em português e responderem às questões de interpretação.

TEXT
An astronaut in space 

Mike is an astronaut. 
He lives in a space station. 
He gets up at seven o'clock. 
He eats breakfast. Then he cleans the space station. 

He has got a computer. There is a phone on the computer. Mike talks to people on Earth. 
He eats lunch at one o'clock. 
In the afternoon, he walks in space. The spacesuit is big and thick. Mike walks slowly. He looks carefully at the space station.

In the evening, he eats dinner. He reads books. He has not got a TV. At ten o'clock, Mike goes to bed. It is not quiet in the space station. There are computers and noisy machines. They do not stop at night.

VOCABULARY

is: é
it is not: não é
an ou a: um,uma
he: ele
they: eles/elas
do not: não
in a: em um
on the: no
live: morar/viver
get up: levantar-se (acordar)
walk: andar/caminhar/passear
clean: limpar
read: ler
talk: falar/conversar
has got: tem
has not got: não tem
go to bed: ir para cama
eat breakfast: tomar café da manhã
eat dinner: jantar
eat lunch: almoçar
there is: haver ou ter (singular)
there are: haver ou ter (plural)
at seven o'clock: às sete horas
at one o'clock: à uma hora
at ten o'clock: às dez horas
then: então
on Earth: na Terra
in the afternoon: à tarde
in the evening: à noite
at night: à noite
spacesuit: macacão de astronauta
big and thick: grande e grosso
slowly: lentamente
look: olhar
carefully: cuidadosamente/com cuidado
quiet: silencioso
noisy machines: máquinas barulhentas

READING COMPREHENSION

1. Where does Mike live? Onde Mike mora?

2. What does he do in the morning? O que ele faz de manhã?

3. Who can he talk to on the phone? Com quem ele pode falar no telefone?

4. What time does he eat lunch? Que horas ele almoça?

5. When does he walk in space? Quando ele caminha no espaço?

6. What does he wear in space? O que ele usa/veste no espaço?

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