26 de fevereiro de 2020

Simple present 8ºano - Exercícios com texto pequeno (EF08LI18 e EF08LI19)


OBJETIVOS
Refletir sobre a importância de entender a razão histórica das datas comemorativas.
Revisar os usos do present simple.

1. Read the text and answer the questions. 
(Gabarito e orientações no final)

Raksha Bandhan

Raksha Bandhan is a holiday that celebrates the relationship between brothers and sisters.
A sister ties decorated silk around her brother’s right wrist and gives him tika [a red mark on the forehead].
Brothers give sisters gifts, like jewelry or new clothes, and promise to make sure the sister is always taken care of.
If his sister is married, a brother may need to travel many miles to share this day with her.

a) What is Raksha Bandhan? How do people celebrate it in Nepal?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Do you think it would be interesting to have a similar festival in your country? Why?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Look at the text in activity 1 again. Choose the appropriate options.

a) Considerando a segunda sentença (“A sister ties decorated silk around her brother’s right wrist and gives him tika [a red mark on the forehead].”) e a terceira (“Brothers give sisters gifts, like jewelry or new clothes, and promise to make sure the sister is always taken care of.”), é possível afirmar que...

I. a segunda apresenta dois verbos no present simple; a terceira apresenta apenas um.
II. ambas as sentenças apresentam, em cada uma, dois verbos no present simple.

b) A função do present simple nas sentenças mencionadas no item “a” é...

I. indicar uma verdade universal.
II. indicar uma ação habitual.

c) Considerando ainda a segunda e a terceira sentenças do texto, pode-se afirmar que, em relação ao present simple...

I. a segunda apresenta dois verbos conjugados na 3a pessoa do singular (com acréscimo de -s ao final); a terceira apresenta dois casos de verbos conjugados na 3a pessoa do plural (verbo mantido na forma infinitiva sem to).
II. tanto a segunda quanto a terceira sentenças apresentam somente verbos conjugados na 3a pessoa do plural.


ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Atividade 1
Professor/a, sugere-se conversar com a turma sobre o significado do Raksha Bandhan para os/ as indianos/as e povos de países vizinhos, como o Nepal. A data é celebrada na lua cheia do mês hindu de Shraavana (que ocorre entre julho e agosto no calendário ocidental). A celebração consiste em fortalecer os laços entre irmãos e irmãs. A tika, mencionada no texto, é um sinal que a irmã faz na testa do irmão usando uma tinta especial. Em tempos atuais, a celebração não se restringe a irmãos e irmãs, podendo ser festejada, também, entre amigos/as próximos/as, primos/as etc. Se considerar relevante, vale a pena discutir com a turma a visão do papel da mulher na celebração, vista como alguém que precisa ser cuidada e protegida pelo irmão.

b) Professor/a, pode-se perguntar que costumes poderíamos adotar caso celebrássemos o Raksha Bandhan no Brasil.

Atividade 2
Professor/a, ao final da atividade, recomenda-se fazer uma retomada de todos os verbos no present simple que aparecem no texto (is, celebrates, ties, gives, give, promise) e explorar outros aspectos sobre eles – por exemplo, seus significados, se são regulares ou irregulares e a forma do infinitivo de cada um.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

(EF08LI18) Construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa (artes plásticas e visuais, literatura, música, cinema, dança, festividades, entre outros), valorizando a diversidade entre culturas.

(EF08LI19) Investigar de que forma expressões, gestos e comportamentos são interpretados em função de aspectos culturais.

PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

Professor/a, para praticar o present simple, pode-se pedir aos/às estudantes que pensem no/a melhor amigo/a e escrevam, em papel à parte, um parágrafo com informações que descrevam esse/essa amigo/a. Os textos podem depois compor um painel para celebrar o Dia Internacional da Amizade, celebrado em 14 de fevereiro. Registrar no quadro alguns verbos que podem ser usados e certificar-se de que os/as estudantes saberão usá-los na 3a pessoa do singular: live, study, have, like, enjoy.


 GABARITO 

1. 
a) It is a date to celebrate the relationship between brothers and sisters. A sister ties decorated silk around her brother’s right wrist and gives him tika. Brothers give sisters gifts, like jewelry or new clothes, promising to always take care of them.

b) Respostas pessoais.

2.
a) 
II. ambas as sentenças apresentam, em cada uma, dois verbos no present simple.

b) 
II. indicar uma ação habitual.

c) 
I. a segunda apresenta dois verbos conjugados na 3a pessoa do singular (com acréscimo de -s ao final); a terceira apresenta dois casos de verbos conjugados na 3a pessoa do plural (verbo mantido na forma infinitiva sem to).

Referência: Peacemakers (Richmond)


4 comentários: