Exercícios futuro simples (will) para 8ºano - Igualdade de gêneros com relação à educação


**Gabarito e comentários no final**

Read the text below to answer activities 1-2.

Malala Yousafzai − Nobel lecture

In my own village, there is still no secondary school for girls. And it is my wish and my commitment, and now my challenge to build one so that my friends and my sisters can go there to school and get quality education and to get this opportunity to fulfil their dreams.
This is where I will begin, but it is not where I will stop. I will continue this fight until I see every child, every child in school. [...] My great hope is that this will be the last time, this will be the last time we must fight for education.

Available at: <https://www.nobelprize.org/prizes/peace/2014/yousafzai/26074-malala-yousafzai-nobel-lecture-2014/>. 

Glossário
begin: começar
build: construir
commitment: compromisso
fulfil: realizar
hope: esperança
lecture: discurso, palestra
secondary school: escola secundária (equivalente aos anos do Fundamental II e Ensino Médio)
until: até

1. According to the text, which of the alternatives below is a true statement?
a) Malala fights for boys to be more educated than girls.
b) Malala fights for equal opportunities in education for boys and girls.
c) There is no need to fight because girls already go to secondary schools.
d) There are no necessary fights because girls and boys are equally educated.

Read Malala Yousafzai’s speech again and pay attention to the sentences with the Simple Future form will. In your opinion, what will happen to gender equality in education in the future? Will boys and girls have the same opportunities? Write a sentence about it using will.
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Read António Guterres’s speech at the Commission on the Status of Women and compare it to Malala Yousafzai’s speech.

Secretary-General’s remarks at the Commission on the Status of Women

[...] In a male dominated world, the empowerment of women must be a key priority. Women already have what it takes to succeed. Empowerment is about breaking structural barriers. [...]
We are all better off when we open doors of opportunity for women and girls: in classrooms and boardrooms, in military ranks and at peace talks, in all aspects of productive life. [...]
Women and girls with better [...] education have also better chances in life. [...]

Available at: <https://www.un.org/sg/en/content/sg/statement/2017-03-13/secretary-generals-remarks-commission-status-women>.

Glossário
barriers: barreiras
better off: em melhor situação
boardrooms: salas de reunião
empowerment: empoderamento
key priority: prioridade-chave; principal prioridade
male dominated: dominado por homens
peace talks: negociações de paz
ranks: posto; posição

3. Now, mark T (True) or F (False) for the statements below.
a) ( ) Both speeches are about gender equality.
b) ( ) Malala talks about educating boys and girls equally.
c) ( ) Malala’s speech is about education and António’s speech is about jobs.
d) ( ) António talks about empowering women to get better opportunities in life.


GABARITO E COMENTÁRIOS

Questão 1 

Objeto(s) de conhecimento: Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos.
Habilidade (EF08LI05) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Justificativas
a
Esse item é incorreto porque Malala faz exatamente o oposto: ela não luta para que meninos tenham mais acesso à educação do que meninas, mas sim para que ambos tenham a mesma educação.
b
De fato, o discurso de Malala indica sua luta para que meninos e meninas tenham as mesmas oportunidades com relação à educação. (correta)
c
Malala indica o contrário: é necessário lutar pois, no país onde vive, a escola secundária (secondary school) é uma realidade apenas para meninos.
d
Da mesma forma, aqui, a informação está contrária ao que se informa no texto, uma vez que a principal ideia do discurso é que meninos e meninas são educados de formas diferentes.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Nessa questão, espera-se que o estudante leia e, a partir do conhecimento prévio que possui sobre o assunto e das pistas gráficas que o texto oferece, deduza a ideia principal do discurso: a luta pelo direito à educação para todas as crianças, independentemente do sexo. Caso isso não ocorra, proponha atividades nas quais seja necessário inferir sobre textos diversos e de maneira constante, para que, por meio da prática, o estudante adquira essa habilidade. Uma proposta possível, ainda com a mesma temática, seria conversar com a turma a respeito da vida e de ações ativistas de Malala Yousafzai. Então, propor a leitura de uma reportagem sobre o ataque do Talibã contra Malala e solicitar aos estudantes que façam inferências sobre as possíveis causas daquele ataque, tendo a contextualização sobre Malala em mente, para que consigam inferir adequadamente as informações não explícitas no texto.

Questão 2

Objeto(s) de conhecimento: Verbos para indicar o futuro.
Habilidade (EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Grade de correção

Espera-se que o estudante crie uma frase sobre o futuro da igualdade de gêneros com relação à educação, utilizando a forma will para escrever sua previsão. Frases possíveis são: In the future, boys and girls will have the same opportunities in education.; In the future, education will be the same for all genders.

A resposta será considerada incorreta caso não contenha o uso apropriado de will e/ou não contemple a temática de igualdade de gênero na educação.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Para compor a frase corretamente, o estudante deverá compreender o uso do tempo verbal futuro com o auxiliar will e saber formular uma previsão sobre o tema em questão. Caso isso não ocorra, será necessário retomar esse conteúdo e promover práticas que lhe permita visualizar o uso apropriado dessa forma verbal. Para isso, podem-se propor diversas atividades orais e escritas nas quais o estudante seja instigado a criar frases. É possível, por exemplo, organizar um desafio em que a turma deva, em grupos, formular previsões sobre temas específicos (por exemplo, o futuro do transporte público). O grupo que conseguir fazêlo em menos tempo vence o desafio.

Questão 3

Objeto(s) de conhecimento: Reflexão pós-leitura
Habilidade (EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

Justificativas
a
Verdadeiro. Em ambos os textos, há a ideia de igualdade de gêneros, de proporcionar os mesmos direitos para homens e mulheres, meninos e meninas.
b
Verdadeiro. Em seu discurso, Malala defende que meninos e meninas devem ser educados igualmente.
c
Falso. Malala, de fato, fala sobre educação, mas o discurso de António não está focado em empregos, mas sim no empoderamento feminino de diversas formas.
d
Verdadeiro. Em seu discurso, António defende o empoderamento feminino para que mulheres tenham melhores oportunidades na vida.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Essa atividade requer que o estudante leia ambos os textos e analise seus conteúdos criticamente, de modo a perceber os principais aspectos que guiam sua argumentação. Caso isso não ocorra, é importante demonstrar como é feita essa relação. Para isso, pode-se começar propondo à turma a produção de pequenos textos, de modo que os estudantes escrevam a respeito de aspectos diferentes de um determinado tema (com o tema “educação”, por exemplo, pode-se escrever sobre sua importância; sobre a falta da educação na sociedade; sobre a educação de jovens; de adultos, etc.). Então, eles devem trocar seus textos com os colegas e compará-los, analisando se as ideias foram iguais, o que foi dito de diferente e quais os argumentos utilizados em ambos os textos. Com isso, os estudantes terão uma base do que deve ser feito ao comparar duas perspectivas distintas sobre um
mesmo assunto.

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