Prefixos em inglês - Plano de aula 8ºano - Dispositivos digitais


Esta atividade faz parte do plano de aula: Technology addiction (aqui)

Aula 2
Duração: uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: individual; em duplas
Recursos e/ou material necessário: cópias das citações selecionadas; cópias do diagrama

Atividade 1 (10 min)
Distribua para os alunos cópias das seguintes citações ou as escreva na lousa.

“Turn off your email; turn off your phone; disconnect from the Internet; figure out a way to set limits so you can concentrate when you need to, and disengage when you need to. Technology is a good servant but a bad master.”
Gretchen Rubin

“We need time to defuse, to contemplate. Just as in sleep our brains relax and give us dreams, so at some time in the day we need to disconnect, reconnect, and look around us.”
Laurie Colwin

“If you look at the history of technology over a couple hundred years, it’s all about time compression and making the globe smaller. It’s had positive effects, all the ones that we know. So we’re much less likely to have the kind of terrible misunderstandings that led to World War I, for example.”
Eric Schmidt

Instigue os alunos a identificar, em duplas, a mensagem principal de cada citação e a avaliar se concordam ou discordam delas. Oriente-os a se apoiar em palavras parecidas com o português, a observar o contexto para inferir o significado de palavras desconhecidas e a utilizar dicionários on-line ou impressos, se necessário. Finalize a atividade convidando-os a compartilhar suas opiniões com a turma.

Atividade 2 (15 min)
Pergunte aos alunos se eles já tentaram fazer o que é sugerido na primeira citação: “disconnect from the Internet”. Explore o assunto, perguntando se eles consideram importante se desconectar da Internet de vez em quando e por quê.
Em seguida, destaque que “disconnect” é uma palavra cognata, semelhante a “desconectar” em português. Ressalte que o prefixo dis- foi acrescentado a connect para formar uma nova palavra; pergunte qual ideia esse prefixo indica. Espera-se que eles respondam que se trata de uma ideia de negação. Peça que voltem às citações para encontrar outras palavras com prefixos. Espera-se que identifiquem as seguintes palavras: disengage, reconnect e misunderstanding. Escreva-as na lousa.
Destaque que prefixos diferentes podem ser acrescentados a uma palavra para formar novas palavras, como visto no caso do acréscimo dos prefixos dis- e re- ao verbo connect para formar os verbos disconnect e reconnect. Pergunte qual ideia é expressa pelo prefixo re-. Espera-se que os alunos indiquem tratar-se de uma ideia de repetição, ou seja, de fazer novamente.
Peça, então, que a turma retorne à terceira citação para observar o uso da palavra “misunderstandings” nesse contexto. Pergunte-lhes o significado da palavra e ideia expressa pelo prefixo mis-. Espera-se que concluam que “misunderstandings” significa “mal-entendidos” e que o prefixo mis- indica “de forma incorreta”.
Em seguida, comente que podemos formar novas palavras ao acrescentar  prefixos a verbos (reconnect, por exemplo), a substantivos (misunderstanding, por exemplo) e a adjetivos (impossible, por exemplo).
Finalmente, entregue aos alunos cópias do diagrama a seguir. Informe que eles deverão encontrar 12 palavras formadas pelo acréscimo de prefixos às palavras listadas após o diagrama. 
Escreva, na lousa, essa lista de palavras. Peça aos alunos que, no caderno, registrem as palavras encontradas.

• virus
• lingual
• honest
• like
• possible
• valid
• regular
• smoker
• view
• do
• do
• usual

Confira com os alunos se eles encontraram, no diagrama, todas as palavras formadas por prefixação e pergunte a ideia que cada prefixo expressa. As respostas esperadas são as seguintes:

antivirus: prefixo anti-; ideia de “contra” (em inglês, against)
bilingual: prefixo bi-; ideia de “dois”
dishonest: prefixo dis-; ideia de negação
dislike: prefixo dis-; ideia de negação
impossible: prefixo im-; ideia de negação
invalid: prefixo in-; ideia de negação
irregular: prefixo ir-; ideia de negação
non-smoker: prefixo non-; ideia de negação
preview: prefixo pre-; ideia de “antes”
redo: prefixo re-; ideia de repetição
undo: prefixo un-; ideia de negação
unusual: prefixo un-; ideia de negação

Finalmente, oriente a turma a se reunir em duplas e escolher duas das palavras encontradas no diagrama e escrever uma frase sobre algum aspecto ou elemento da tecnologia com as palavras escolhidas. Peça aos alunos que compartilhem suas frases oralmente.

Para criar um diagrama gratuitamente, basta acessar:

Atividade 3 (25 min)
Peça aos alunos que escrevam no caderno um breve relato sobre os dispositivos digitais de que mais gostam de utilizar e com que finalidades. Antes que comecem a escrever, pergunte quais verbos podem utilizar para expressar as ações de que gostam/não gostam. Escreva, na lousa, os verbos mencionados por eles. Solicite que tentem utilizar outros verbos além de “like” e “dislike”. Anote também, na lousa, a lista de verbos e expressões abaixo e pergunte aos alunos quais podem ser relacionados com “like” (be crazy about, enjoy, be fond of) e com “dislike” (hate, detest, do not like).
Incentive os alunos a utilizar o novo vocabulário para ampliar seu repertório lexical. Peça que, no final de seu texto, acrescentem uma autorreflexão sobre o uso excessivo das tecnologias.
Ao terminar o texto escrito, convide os alunos a compartilhar seu relato com um colega, criando pequenos diálogos sobre o uso de dispositivos digitais. Reproduza o quadro abaixo na lousa para auxiliá-los na conversa.


Em seguida, peça que as duplas escrevam duas dicas para evitar o uso excessivo de tecnologia. Convide alguns alunos a compartilhar suas informações e dicas com a turma. Com base nessa contribuição, liste na lousa as dicas mencionadas.

Como abordagem alternativa à finalização da atividade 3, convide os alunos a criar um painel/mural para compartilhar com outras turmas da escola dicas sobre como evitar o uso excessivo de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário