9 de setembro de 2020

Inglês 6ºano - EF06LI01 - EF06LI03 - EF06LI07 - School Timetable (PDF na versão do aluno)


Em Before Reading, são intoduzidas questões sobre disciplinas escolares. Caso julgue relevante, já poderá começar familiarizar os estudantes com os nomes das disciplinas em inglês. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para reforçar a importância de todos componentes curriculares no Ensino Fundamental, objetivando desconstruir noções equivocadas que circulam socialmente sobre algumas disciplinas serem supostamente mais importantes do que outras. Nesse momento em que os estudantes estão ingressando nos anos finais do Ensino Fundamental e começam a ter aulas com professores diferentes, com um horário estipulado para cada componente curricular, talvez esse debate possa proporcionar avanços. 
Logo em seguida, promove-se a leitura de um quadro de horários escolar de uma escola estaduninense para turmas de 5º e 6º anos. Como o ano a que corresponde o quadro é aproximadamente o mesmo da turma, existe a possibilidade de estabelecer comparações entre o contexto dos estudantes. 
Em Constructions meanings, os estudantes são orientados a responderem a uma série de perguntas que trabalham a inferência lexical, tanto relativa à disciplinas e às atividades escolares quanto aos dias da semana, bem como a uma pergunta sobre aproximações e distanciamentos do contexto configurado no quadro de horários apresentado com o da sua própria escola. Caso julgue necessário, poderiam ser apresentados, em língua portuguesa, quadros de horários de outras turmas para que os estudantes percebam a função social do gênero, haja vista que alguns deles podem nunca ter lido textos desse gênero com finalidade linguístico-discursiva. Esse tipo de abordagem deve facilitar a compreensão de textos em inglês. 
Um aspecto que certamente será percebido pela turma durante a leitura do texto é o tempo de permanência dos estudantes na escola e os horários dedicados ao Homeroom. A comparação com o horário de uma escola brasileira de tempo integral pode ser rica e propiciar momentos de reflexão sobre diferentes entendimentos do que é pertinente para ocupar espaços escolares. É relevante também avaliar a necessidade de explorar com os estudantes o uso de "a.m." e "p.m." nas indicações de horários do quadro escolar apresentado. 

Before reading (Pré-leitura)

1. Reflita sobre as questões abaixo e registre suas respostas. 
Objetivo:
ativar o conhecimento prévio sobre o tema do texto. 
a) Na sua escola, quantas disciplinas você tem no 6ºano? Quais são elas? 
Respostas pessoais.
b) Como você sabe quais disciplinas terá em cada dia da semana?
Resposta esperada: por meio de um quadro de horários.
c) Quais são suas disciplinas favoritas? Por quê? 
Respostas pessoais.
d) Você lerá um quadro de horários de turmas de 5º e 6ºanos de uma escola dos Estados Unidos. Você acha que as disciplinas de lá são diferentes das oferecidas em sua escola? Por quê?
Respostas pessoais. 

Reading (Leitura)

1. Read this class schedule with the following subjects in mind:

- observar os dados presentes no texto;
- identificar características de quadros de horários escolares.


Did you know?
P.E. é a sigla para Physical Education e HR é a sigla para Homeroom, que é um período em que os professores fazem registros de frequência dos estudantes, enquanto estes aproveitam para se dedicar a ler, terminar a lição de casa, estudar ou fazer atividades em grupo.

Constructing meanings (Compreensão leitora)

1. Read the text again and do the following.

a) Qual é o objetivo do texto?
Objetivos: compreender globalmente o texto e refletir sobre características composicionais do gênero quadro de horários escolar. 
Resposta esperada: informar aos estudantes os dias e horários das disciplinas dos 5º e 6º anos em uma escola dos Estados Unidos. 
 

b) No quadro de horários, há alguma disciplina que você não tenha em sua escola? Qual (is)?
Objetivos: identificar informações específicas (compreensão detalhada) e inferir o sentido de palavras no texto. 
Respostas pessoais.

c) Qual língua é oferecida nessa escola?
Objetivo: identificar informação explícita no texto (compreensão seletiva).
Respostas esperada: Latim.

d) Quantas horas por dia os estudantes ficam nessa escola?
Objetivo: identificar informação explícita no texto (compreensão seletiva).
Resposta esperada: cerca de 7 horas por dia.  

e) Que atividade acontece todo dia às 11h?
Objetivos: identificar informação explícita no texto (compreensão seletiva) e inferir o sentido de palavras no texto. 
I. almoço X
II. esportes
III. lanche
IV. lazer

f) Quais das seguintes disciplinas são oferecidas às segundas-feiras?
Objetivos: identificar informação explícita no texto (compreensão seletiva) e inferir o sentido de palavras no texto. 
I. Arte
II. Ciências X
III. Latim X
IV. Matemática X

g) Em que dias da semana os estudantes têm Educação Física?
Objetivos: identificar informação explícita no texto (compreensão seletiva) e inferir o sentido de palavras no texto.
Resposta esperada: às terças e quartas -feiras. 

h) Observe a atividade prevista para às sextas-feiras às 8h45 e tente explicar o que seria essa atividade. 
Objetivo: inferir o sentido de palavras no texto. 
Resposta esperada: a atividade prevista é a assembleia escolar, momento em que toda a escola se reúne para discutir seus problemas e pensar em soluções.


Referência: Beyond Words

Nenhum comentário:

Postar um comentário