Imperativo, presente simples e contínuo (gabarito)



Questão 1

Objeto(s) de conhecimento: Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Justificativas
O texto não se refere a exercícios, mas sim a hábitos alimentares.
b
O texto não se refere à dificuldade de mudar os hábitos alimentares, mas sim ao que fazer para mudá-los.
c
Não há nenhuma referência a alimentos dietéticos no texto. A palavra diet se refere a dieta – nesse caso, a quantidade de alimento que uma pessoa costuma consumir.
d
O texto apresenta dicas de como os adolescentes podem mudar seus hábitos e ter uma alimentação saudável. (correta)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso o estudante não assinale a resposta correta, é possível que não tenha encontrado o assunto principal do texto por não compreender seu conteúdo. Nesse contexto, a interpretação textual baseada em scanning deve ser praticada com maior frequência, por meio da apresentação de textos de gêneros diversos e discussões em grupo. Para que o estudante entenda o caminho que deve percorrer – identificação de palavras transparentes e já conhecidas, seguida pela verificação de como estão organizadas –, é interessante demonstrar o que deve ser feito a partir de exemplos e interações com a turma.

Questão 2 

Objeto(s) de conhecimento: Construção de repertório lexical 
Habilidade (EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).

Grade de correção
✓ Os estudantes devem completar as lacunas com as seguintes alternativas: Cut down on: a; Eat fewer: d; Eat more: b, c.
Relacionar as alternativas com qualquer outra expressão é considerado incorreto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Marcar as alternativas em outras expressões é um indício de que o estudante não conseguiu relacionar o vocabulário do texto com as imagens. Nesse caso, é importante exercitar duas habilidades: (1) a localização de informações e (2) o reconhecimento de vocabulário referente à alimentação. Para isso, proporcione momentos de leitura, focando a localização de informações, e trabalhe com os vocábulos por meio de atividades lúdicas (jogos da memória, bingo e stop, entre outras), que facilitarão a compreensão baseada na prática.

Questão 3 

Objeto(s) de conhecimento: Imperativo
Habilidade (EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

Justificativas
Essa frase, que tem como intuito oferecer uma instrução, está no imperativo. (correta)
b
Essa frase não representa uma instrução ou comando, mas sim uma opinião e uma recomendação, indicada pelo uso da expressão “[...] it’s a good idea”.
c
Essa frase indica uma possibilidade, o que é assinalado pelo uso do verbo modal can.  Não representa, portanto, uma instrução ou comando.
d
Essa frase não representa uma instrução ou comando, mas sim uma condição, que é indicada pelo uso da palavra if.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Existe a possibilidade de os estudantes selecionarem alternativas incorretas por não terem compreendido o uso do imperativo ou reconhecido sua estrutura. Nesse caso, é importante que esse modo verbal seja retomado, não apenas mediante o estudo de suas características, mas também, e principalmente, pela prática das expressões. Essa é uma oportunidade para propor atividades que envolvam interações entre a turma e que proporcionem o entendimento por meio do convívio com as expressões. Exemplos desse tipo de atividade são jogos de mímica e Simon says.


Questão 4

Objeto(s) de conhecimento: Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Habilidade (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Grade de correção
✓ Os estudantes devem completar o texto com as seguintes palavras: want, changing, eating, play, exercising, have.
 Inserir qualquer outra opção é considerado incorreto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Nesta atividade, para completar o texto utilizando as palavras corretas, o estudante deve compreender o contexto e reconhecer as estruturas do Simple Present e do Present Continuous. Caso isso não ocorra, é necessário reforçar a utilização e as estruturas de ambos os tempos verbais, principalmente mediante atividades que incentivem a prática constante dessas formas. Propostas como a criação de frases/ textos ou de situações interacionais diversas, em que os estudantes devem descrever rotinas ou ações em progresso, representam algumas opções viáveis para incentivar essa prática.

Questão 5 

Objeto(s) de conhecimento: Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Habilidade (EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Grade de correção
O estudante deve completar as frases com as seguintes palavras: a) are; b) acting/singing; c) presenting; d) wearing/is.
 Completar as frases de forma diferente é considerado incorreto. A única diferença possível é inverter a posição de acting e singing no item b.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Além de demandar o reconhecimento do uso do Present Continuous, esta atividade requer que o estudante compreenda as palavras e seus contextos de uso. Se isso não acontecer, ele completará as frases de maneira incorreta. Nesse caso, é importante rever as estruturas do Present Continuous e, mais do que isso, apresentar seus diferentes usos apoiando-se na leitura de textos que descrevam ações em progresso. Dessa forma, é possível aumentar o repertório dos estudantes referente ao verbo to be e àqueles que carregam o sufixo -ing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário