Inglês 6ºano - Sugestão de aula: identidade pessoal (escola pública)

Tema: Identidade pessoal
Objetos de conhecimento
▪ Produção de textos orais, com a mediação do professor
▪ Construção de repertório lexical

Habilidades
(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Objetivos
▪ Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação à estrutura do presente do verbo to be e ao uso de pronomes pessoais.
▪ Realizar apresentações pessoais utilizando registro formal e/ou informal.
▪ Apresentar-se e fornecer informações pessoais (nome, idade, gênero, cor dos olhos, cabelos, peso, altura, nacionalidade e país de origem).

Organização
Tempo: 1 aula (50 min)
Espaço: Sala de aula
Material: Material de uso diário
• Lousa e giz/caneta de lousa
• Papel sulfite
• Dicionários bilíngues (inglês-português/português-inglês)

Preparação
Organize o espaço da sala de aula para que os alunos se sentem em semicírculo. Escreva na lousa, no formato de um formulário, os seguintes itens:
▪ Name:
▪ Age:
▪ Gender:
▪ Hair:
▪ Eyes:
▪ Height:
▪ Country:
▪ Nationality:

Desenvolvimento (45 minutos)

Introdução (10 minutos)
Leia cada item escrito na lousa e peça aos alunos que os repitam em seguida. Depois, preencha o formulário com as suas informações pessoais. Pergunte aos alunos em que circunstâncias essas informações poderiam ser solicitadas e quais outros dados poderiam ser necessários (tipo sanguíneo, alergias, endereço, etc.).

Andamento (25 minutos)
Retome com os alunos as formas de apresentação pessoal focando a estrutura gramatical. Escreva na lousa uma apresentação e peça aos alunos que observem as estruturas que se repetem: Hi! I’m teacher [name]. I’m 39. I’m from Brazil. Pergunte aos alunos de quem estamos falando quando usamos a estrutura I’m = I am.
Peça aos alunos que componham, em uma folha avulsa, um perfil com sentenças em que eles se apresentem, como as compostas por você na lousa. Oriente-os a se lembrar das formas do verbo to be já estudadas e, caso tenham dúvidas, sugira que utilizem os dicionários bilíngues disponíveis.

Conclusão (10 minutos)
Recolha os perfis criados pelos alunos e pendure-os em um mural na sala de aula. Peça aos alunos que leiam os perfis dos colegas e troquem ideias de como poderiam melhorar suas apresentações para o futuro.

Autoavaliação (5 minutos)
Ao final da atividade, estimule os alunos a refletir sobre o próprio processo de aprendizagem. 

Proponha a eles que se façam perguntas como:
▪ Participei da atividade com interesse?
▪ Sanei eventuais dúvidas de maneira autônoma?
▪ Escrevi um texto claro, coeso e adequado ao gênero?
▪ Opinei de forma construtiva sobre o trabalho dos colegas?
▪ Realizei a atividade com os colegas de forma colaborativa?

Avaliação
Para o desenvolvimento adequado do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a verificação de procedimentos, é fundamental algum tipo de avaliação. No que concerne a esta sequência, observe os seguintes aspectos:
▪ Os alunos fizeram uso adequado de tempos verbais na compreensão e produção de textos escritos?
▪ Fizeram uso adequado de adjetivos para descrever características pessoais?
▪ Conseguiram elaborar um texto coeso e coerente de apresentação pessoal abordando diferentes recursos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário