Texto pequeno em inglês para treinar leitura e interpretação com gabarito


Read the book extract and answer questions.

Dizziness from medicines

[…] A number of medicines can cause dizziness in people who are unusually subject to their action. Aspirin and the aspirin family, nose drops, nerve quieters, antihistamines, codeine-containing cough syrups and many other common remedies may be at fault. If dizzy spells develop with you are taking any home remedy, discontinue it for two days to see whether the dizzy spells disappear. If dizzy spells develop while you are taking medically prescribed remedies, telephone your doctor. […]

EICHENLAUB, J. E. A Minnesota Doctor’s Home Remedies for Common and Uncommon Ailments. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1960. p. 202.

Question 1
What is the main purpose of the text? 
a (    ) To say that remedies are good.
b (    ) To ask people to call a doctor.
c (    ) To list possible causes for dizziness.
d (    ) To explain that some medicine can’t cause dizziness.
e (    ) To tell people that syrups are bad.

Question 2
For how long people should stop taking home remedies if dizzy spells develop?
______________________________________________________________________________________

Question 3
What is the book about?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Question 4
Read the extract again and write:

I. a word that contains a prefix.
______________________________________________________________________________________
II. a word that contains a suffix.
______________________________________________________________________________________

GABARITO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de identificar o propósito do texto.  
Resposta: c
Caso os/as estudantes não consigam chegar à resposta correta, sugere-se orientá-los/as a observar a organização do texto e a buscar palavras cognatas, para que possam entender a ideia geral. Depois, os/as estudantes podem ler as alternativas e escolher a que mais indica o propósito do texto.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de localizar informação específica no texto.
Resposta: For 2 days.
Caso os/as estudantes tenham dificuldade em encontrar a resposta, recomenda-se levá-los/as primeiro a identificar que tipo de informação devem buscar. Perguntar o que how long representa e, então, induzi-los/as a buscar por um número no texto. Após encontrar, pedir que verifiquem como esse número pode ser usado na resposta.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de relacionar as partes de um texto para construir seu sentido global.
Resposta possível: The book is about home remedies.
Recomenda-se explorar os outros elementos do texto, como o nome do livro, o autor e o número da página, para apresentar aos/às estudantes que o trecho analisado é um fragmento de uma obra complexa e específica. Dessa forma, eles/elas poderão usar as pistas além do texto para auxiliar na resposta à questão.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer prefixos e sufixos. 
Respostas possíveis: I. Unusually, antihistamines, discontinue, disappear. II. Medically, unusually, quieters.
Fazer uma revisão dos prefixos e sufixos vistos na unidade caso os/as estudantes não consigam identificá-los no texto. Lembrá-los/as de que muitos prefixos e sufixos usados em língua inglesa são similares ou iguais aos utilizados em língua portuguesa, então, pedir que busquem por todos os exemplos que conseguirem identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário