Textos pequenos em inglês sobre bullying 8ºano (gabarito)



Objeto(s) de conhecimento: Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Habilidade (EF08LI05) 
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Justificativas
a (correta)
De fato, o texto indica music shaming como uma forma de bullying, principalmente pela possibilidade de constranger e magoar as pessoas.
b
O texto não faz referência a music shaming como algo real ou fictício – mas, considerando as situações que podem ocorrer no próprio cotidiano dos estudantes, é possível perceber que essa é uma situação real.
c
De forma alguma music shaming representa respeito – o texto indica exatamente o contrário.
d
Não há indicações no texto de que music shaming é uma ocorrência apenas aos fãs de música pop – pelo contrário, sabe-se que isso pode ocorrer com qualquer estilo musical.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Nessa atividade, espera-se que, por meio da compreensão do texto lido, o estudante infira corretamente a sentença verdadeira a respeito do que leu. Caso isso não ocorra, é necessário verificar se a dificuldade surgiu pelo fato de o estudante não estar habituado a interpretar textos de língua inglesa ou de não dominar a habilidade de inferir informações implícitas. De qualquer maneira, é essencial promover a leitura em sala de aula e, durante essa prática, incentivar a localização de itens no texto e a compreensão geral de seu sentido por meio de inferências daquilo que não é dito de forma explícita.

Questão 2

Objeto(s) de conhecimento: Formação de palavras (prefixos e sufixos)

Habilidade (EF08LI13) 
Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Justificativas
a) A palavra differ não contém prefixos ou sufixos.
b) A palavra hurtful não contém um prefixo, apenas o sufixo -ful.
c) A palavra flawed não contém um prefixo, apenas o sufixo -ed.
d) Correta
De fato, a palavra unfamiliar contém um prefixo que indica oposição (un-). Isso significa que unfamiliar seria algo “não familiar”.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A realização correta dessa atividade depende do reconhecimento dos sufixos e prefixos em questão, bem como de seus significados e contextos de aplicação. Caso o estudante tenha dificuldade em reconhecê-los, é importante retomar o estudo dessas formas, tendo em vista que o conhecimento da formação de palavras pode levar à ampliação do desenvolvimento lexical e linguístico do estudante. Por isso, proponha atividades nas quais a turma seja instigada a selecionar palavras que contenham afixos (ou que possam ter afixos acrescentados a elas) e a reconhecer seus significados com base no contexto. Seria interessante, ainda, propor a criação de uma lista dessas palavras no caderno, a qual os estudantes podem completar a cada nova palavra ou afixo descobertos. 

Questão 3

Objeto(s) de conhecimento: Construção de sentidos por meio de inferências e reconhecimento de implícitos

Habilidade (EF08LI05) 
Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

Justificativas
a) Não há a descrição de intimidações no relato, apenas de situações que representam o bullying verbal.
b) O autor não sofreu cyberbullying pois as situações que viveu não ocorreram no universo virtual.
c) O autor do texto sofreu bullying verbal, visto que os colegas se reuniam para dizer coisas ruins sobre ele. (correta)
d) O autor não relata ter sofrido nenhuma agressão física; ele se mostra magoado com os comentários maldosos dos colegas.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para completar essa questão devidamente, espera-se que o estudante seja capaz de inferir informações a partir da leitura do texto e, principalmente, da ativação de seu conhecimento prévio a respeito das formas de bullying. Caso o estudante não responda corretamente, será importante retomar dois itens: a compreensão textual por meio de inferências e o conceito de bullying e suas diversas formas. Assim, se possível, proponha a leitura de textos de diversos gêneros que contenham essa temática e incentive a localização de informações, a formulação de inferências a partir de itens implícitos e a discussão entre a turma – provocando, desse modo, o desenvolvimento da habilidade por meio da prática.


Questão 4

Objeto(s) de conhecimento: Pronomes relativos

Habilidade (EF08LI17) 
Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Grade de correção
Espera-se que o estudante complete as frases utilizando as seguintes palavras: a) which; b) which; c) whose; d) who.
Qualquer outra organização de pronomes relativos completando essas frases estará incorreta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A realização correta dessa atividade depende do conhecimento dos pronomes relativos em inglês e de como são aplicados às frases. Caso o estudante não as tenha completado devidamente, é possível que ainda confunda o uso de cada um dos pronomes: who, utilizado em referência a pessoas; which, a objetos ou ideias; e whose, a relações de posse. É essencial retomar o trabalho com essas estruturas, uma vez que é parte importante da criação e da compreensão de textos em língua inglesa. Portanto, promova atividades nas quais a turma deva reconhecer essas formas, completar lacunas, criar pequenos textos e frases (orais ou escritas) e interagir com os colegas, a fim de pôr em prática o conhecimento adquirido e compreender seus contextos de aplicação.

Questão 5

Objeto(s) de conhecimento:  Quantificadores

Habilidade (EF08LI16) 
Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Grade de correção
Espera-se que os estudantes se inspirem no trecho indicado para criar uma frase a respeito de bullying, utilizando corretamente some. Algumas respostas possíveis são: Some kinds of bullying happen at school.; Some people are hurt by all kinds of bullying.
 A atividade estará incorreta caso o estudante não utilize a palavra indicada e/ou não escreva uma frase sobre a temática em questão.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso o estudante não produza sua frase corretamente, utilizando some de maneira adequada, será importante retomar o contexto de uso dessa palavra, além de verificar se a dificuldade se deve à falta de prática de textos escritos em língua inglesa. É possível promover o conhecimento de seu uso e forma por meio de atividades que envolvam interações orais e a criação de diversas frases em que ela seja utilizada. Além disso, pode-se propor a leitura de textos variados, para que seja possível localizá-la e visualizar sua aplicação de diversas maneiras, além de apresentar outras palavras de mesma natureza como: many, much e any. Assim, o estudante terá subsídios para empregar os quantificadores em suas criações com mais consciência e confiança.


Questão 6

Objeto(s) de conhecimento: Reflexão pós-leitura

Habilidade (EF08LI08) 
Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.

Justificativas
a
Falso. Os textos abordam tipos de bullying diferentes: verbal, no primeiro texto; cyberbullying, no segundo.
b
Verdadeiro. O fato de os textos abordarem diferentes tipos de bullying indica que ele pode existir de diversas formas.
c
Verdadeiro. Independentemente do tipo de bullying tratado, ambos os textos apresentam situações que podem constranger ou magoar as pessoas.
d
Verdadeiro. De fato, o ato de falar mal das pessoas também está presente no cyberbullying.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para realizar essa atividade corretamente, o estudante deverá compreender o conteúdo de ambos os textos e saber compará-los. Essa etapa de pós-leitura é essencial, visto que, por ter contato com diferentes perspectivas de um mesmo assunto e analisá-las, o estudante poderá desenvolver sua visão crítica com relação à temática trabalhada. Por esse motivo, considera-se essencial retomar a prática dessa habilidade, propondo a leitura de textos diversos com mais de um ponto de vista, de modo a instigar a turma a compreendê-los, analisá-los e comparar seus conteúdos. 

Questão 7

Objeto(s) de conhecimento: Construção de repertório lexical

Habilidade (EF08LI12) 
Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Grade de correção
✓ Espera-se que os estudantes completem as perguntas e as relacionem com as respectivas respostas da seguinte forma:
( c ) who was bullied?
( d ) a friend who bullies people?
( a ) do to help prevent bullying?
( b ) your family do to know more about bullying?

( b ) My family will search for information about it on the internet.
( d ) I am going to tell her that she is hurting people and must stop.
( c ) I will tell him to ignore the bullies and to count on his real friends.
( a ) My school is going to teach students about the consequences of bullying.

 Qualquer outra forma de unir as perguntas e respostas estará incorreta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para a realização dessa atividade, é necessário que o estudante compreenda as estruturas will e going to, bem como relacione as partes baseando-se no vocabulário empregado em cada uma. Caso isso não ocorra devidamente, é importante propor o trabalho com o tempo verbal em questão, além de reforçar o vocabulário referente a planos futuros com relação à temática do cyberbullying. Para isso, proponha atividades lúdicas que promovam a interação entre os estudantes para que visualizem na prática como as estruturas são aplicadas e possam utilizá-las em situações reais da língua. 


Questão 8

Objeto(s) de conhecimento: Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas

Habilidade (EF08LI11) 
Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Grade de correção
Espera-se que o estudante complete o quadro com as informações necessárias para criar uma notícia com as previsões de um especialista sobre o futuro do cyberbullying. Algumas respostas possíveis são:

Headline: Specialist says cyberbullying will end in the future.
Byline: Pedro Nogueira, São Paulo, November 2020.
Name of the anti-bullying specialist: Mr. Smith.
Topics that will be discussed by the specialist: The end of cyberbullying and the reasons for it.
Conclusion: If cyberbullying doesn’t end, we will still need to learn how to respect each other.

✖ Completar o quadro com informações que não se refiram à temática em questão será considerado incorreto.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Caso o estudante não complete o quadro com as informações necessárias para a produção textual, é possível que não tenha compreendido o que cada item requer e/ou não tenha encontrado palavras para listar suas ideias devidamente. Para que essa atividade seja realizada com maior facilidade futuramente, é necessário promover a etapa de preparação e planejamento antes de qualquer momento de escrita em sala de aula – assim, os estudantes exercitarão sua criatividade e saberão como estruturar seus textos devidamente. Da mesma forma, é importante retomar o trabalho com o gênero notícia, propondo atividades de leitura, reconhecimento e produção escrita, para que os estudantes visualizem suas características e desenvolvam seus itens com maior facilidade.

Questão 9

Objeto(s) de conhecimento: Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas

Habilidade (EF08LI11) 
Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).


Grade de correção
Espera-se que o estudante crie uma notícia utilizando as informações que listou na atividade 8. Não é necessário que seja algo muito elaborado ou longo, desde que apresente: manchete, linha de autoria e data, algumas previsões de um especialista fictício (escritas no Futuro Simples e relacionadas à temática do cyberbullying) e uma conclusão. Uma resposta possível seria:

Specialist says cyberbullying will end in the future Pedro Nogueira, São Paulo, November 2020 Mr. Smith, an anti-bullying specialist, was interviewed last week and gave some predictions about cyberbullying in the future: “The statistics say that this type of bullying will end, because, in a world surrounded by technology, people will learn to enjoy the company of one another and respect the person behind the computer.” said Mr. Smith to the press. If this happens, it will be a victory for everyone, but if it doesn’t, people will still need to learn how to respect each other.

✖ Possibilidades de incorreção:
  • não utilizar o tempo futuro para indicar as previsões do especialista;
  • não estruturar corretamente a notícia, deixando de incluir algum de seus elementos;
  • não utilizar as informações listadas na questão anterior.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para que o estudante consiga realizar essa atividade devidamente, é necessário reconhecer a estrutura de uma notícia, saber como organizar as ideias listadas anteriormente e utilizar o tempo verbal Futuro Simples de forma correta. Caso isso não ocorra, é essencial aproximar o estudante da leitura e produção de textos noticiosos referentes a diversas temáticas, além de trabalhar a utilização das estruturas do Futuro Simples na escrita. Para que tenham uma melhor visualização de como podem produzir seus textos, saliente a importância de obedecer ao processo de preparação e planejamento e de considerar as principais características do gênero ao produzi-lo, de modo a facilitar a escrita.


Questão 10

Objeto(s) de conhecimento: Revisão de textos com a mediação do professor 

Habilidade (EF08LI09) 
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).

Grade de correção
Espera-se que o estudante faça uma autoavaliação de sua escrita levando em consideração os seguintes tópicos: (a) incluiu os principais itens de uma notícia em sua produção; (b) falou sobre as previsões de um especialista para o futuro do cyberbullying; (c) usou o Futuro Simples em seu texto; (d) utilizou linguagem adequada ao gênero notícia. Para que essa atividade seja considerada correta, as respostas a essas questões devem corresponder à produção feita na atividade 9; isto é, se o estudante marcar yes, seu texto deve necessariamente apresentar essas características listadas – assim como, se ele marcar no, e seu texto realmente não apresentar esses aspectos, a atividade estará correta.
✖ Caso o estudante marque yes ou no sem considerar o que foi produzido na questão 9, a atividade estará incorreta.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A autoavaliação é uma etapa essencial para o desenvolvimento da escrita em língua inglesa, uma vez que, a partir de uma leitura sincera da produção feita, o estudante poderá compreender seus erros e trabalhar para evitá-los futuramente, colaborando com o próprio aprendizado. Caso tenha dificuldades na atividade, será importante retomar esse formato de autoavaliação após os momentos de produção escrita em sala de aula. É possível propor que os estudantes avaliem a própria escrita e a dos colegas, de modo a auxiliá-los a enxergar os pontos positivos e aqueles que precisam de maior dedicação. Dessa forma, cada vez mais, o estudante conseguirá reconhecer seu trabalho e saber o que pode fazer para aprimorá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário