9 de abril de 2020

Atividade 6ºano - (EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados (PDF)


**Atividade para imprimir em PDF no final**

1. Com base nos cartazes da imagem, nas palavras cognatas e no vocabulário já conhecido, assinale a alternativa que expressa a finalidade da manifestação.
a) Combater a violência contra a mulher.
b) Lutar pela preservação do meio ambiente.
c) Apoiar a igualdade entre homens e mulheres.

2. No cartaz Protect our mother Earth., utilizou-se o imperativo. Assinale a frase abaixo em que o imperativo também foi utilizado.
a) Water is life.
b) Don’t waste water.
c) We don’t pollute the air.

3. Em Protect our mother Earth., utilizou-se o imperativo pela mesma razão que em uma das frases abaixo. Assinale-a.
a) Drink water every day.
b) Read the poster again.
c) Save the planet.

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Objeto de conhecimento: Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade: (EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
Resposta: b) Lutar pela preservação do meio ambiente.
Justificativas: 
a) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o objetivo da manifestação é lutar pela preservação do meio ambiente. Nos cartazes, é possível identificar as seguintes frases: Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) e Water is life. (“Água é vida.”). Apesar de haver a palavra mother em um dos cartazes, ela não se refere à violência contra a mulher, mas à “mãe Terra”.
b) O aluno que assinalou esta alternativa foi capaz de identificar que o objetivo da manifestação é lutar pela preservação do meio ambiente. Nos cartazes, é possível identificar as seguintes frases: Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) e Water is life. (“Água é vida.”).
c) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o objetivo da manifestação é lutar pela preservação do meio ambiente. Nos cartazes, é possível identificar as seguintes frases: Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) e Water is life. (“Água é vida.”). Apesar de haver a palavra mother em um dos cartazes, ela não se refere à igualdade entre homens e mulheres, mas à “mãe Terra”.
Orientações:
Caso o aluno não seja capaz de identificar a palavra cognata (protect) e as palavras-chave (Earth, Water, life) que aparecem nos cartazes, deve haver dificuldades em estabelecer relações entre a língua materna (português) e a língua estrangeira (inglês). Com o objetivo de auxiliá-los a superar essa defasagem, busque selecionar textos do interesse deles em que haja uma frequência significativa de palavras transparentes e, ao ativar o conhecimento prévio da turma sobre o assunto de cada texto,  peça que identifiquem as palavras em inglês que são parecidas com o português.

Questão 2
Objeto de conhecimento: Imperativo
Habilidade: (EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e
instruções.
Resposta: b) Don’t waste water.
Justificativas:
a) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o imperativo foi utilizado em Don’t waste water. (“Não desperdice água.”). A frase, que está na negativa, é introduzida por don’t seguido do verbo principal no infinitivo. Em Water is life. (“Água é vida.”), utilizou-se o verbo to be no presente do indicativo.
b) O aluno que assinalou esta alternativa foi capaz de identificar que o imperativo foi utilizado em Don’t waste water. (“Não desperdice água.”). A frase, que está na negativa, é introduzida por don’t seguido do verbo principal no infinitivo.
c) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o imperativo foi utilizado em Don’t waste water. (“Não desperdice água.”). A frase, que está na negativa, é introduzida por don’t seguido do verbo principal no infinitivo. Em We don’t pollute the air. (“Nós não poluímos o ar.”), utilizou-se o presente do indicativo na forma negativa. Embora o aluno ainda não tenha estudado a forma negativa do presente do indicativo, já é capaz de identificar que, na forma negativa do imperativo, inicia-se a oração com don’t.
Orientações:
Caso o aluno não seja capaz de identificar que o item b (Don’t waste water.) está no imperativo, deve haver defasagem no item gramatical referente ao reconhecimento do uso desse modo verbal. Com o objetivo de auxiliar os alunos a superar essa defasagem, busque destacar, no exemplo do enunciado do exercício proposto (Protect our mother Earth.), o verbo “protect”, empregado no imperativo afirmativo. Comente que o imperativo negativo é formado por Don’t (do not) + verbo principal no infinitivo. Escreva, na lousa, outros exemplos de frases que poderiam fazer parte da manifestação retratada, como Don’t pollute.; Don’t destroy our planet.; Save the planet.; Go green. Em seguida, peça que a turma identifique os verbos no imperativo (Don’t pollute, Don’t destroy, Save, Go, respectivamente). Uma alternativa é propor que os alunos selecionem, por meio de buscas na internet, outros exemplos de cartazes usados em manifestações e identifiquem os verbos no imperativo.

Questão 3
Objeto de conhecimento: Imperativo
Habilidade: (EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e
instruções.
Resposta: c) Save the planet.
Justificativas:
a) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o imperativo foi utilizado em Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) para fazer um apelo, uma solicitação. Em Drink water every day. (“Beba água todos os dias.”), o imperativo foi utilizado para dar uma recomendação, um conselho.
b) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que o imperativo foi utilizado em Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) para fazer um apelo, uma solicitação. Em Read the poster again. (“Leia o cartaz novamente.”), o imperativo foi utilizado para dar uma instrução, um comando.
c) O aluno que assinalou esta alternativa foi capaz de identificar que o imperativo foi utilizado em Protect our mother Earth. (“Proteja nossa mãe Terra.”) para fazer um apelo, uma solicitação. O mesmo ocorre em Save the planet. (“Salve o planeta.”).



Um comentário: