9 de abril de 2020

PRESENT SIMPLE - Atividade para 8ºano - Leitura rápida: skimming, scanning


**Atividade em PDF no final**

OBSERVAÇÃO
As habilidades são de 6ºano. No entanto, irei utilizar com meus alunos de 8ºano por apresentarem defasagem na aprendizagem.

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Objetos de conhecimento: 
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade (EF06LI09): Localizar informações específicas em texto.
Resposta: Alternativa C.
Justificativas
a) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que They em "They see me as extraordinary." se refere à irmã, Via, e aos pais (Mom and Dad) de Auggie. Auggie, no entanto, se vê como uma criança comum (I think the only person in the world who realizes how ordinary I am is me.).
b) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que They em "They see me as extraordinary." se refere à irmã, Via, e aos pais (Mom and Dad) de Auggie. Segundo Auggie, as demais crianças o fazem sofrer e não o tratam como uma criança comum (I know ordinary kids don't make other ordinary kids run away screaming in playgrounds.)
c) O aluno que assinalou esta alternativa foi capaz de identificar que They em "They see me as extraordinary." se refere à irmã, Via, e aos pais (Mom and Dad) de Auggie.

Comentários: Caso o aluno não seja capaz de identificar que They em "They see me as extraordinary." se refere à irmã, Via, e aos pais (Mom and Dad) de Auggie, deve haver dificuldades em localizar informações específicas em textos, sobretudo aquelas relacionadas à referência pronominal, à identificação de palavras-chave (no caso do texto, ordinary e extraordinary) e à observação do uso de verbos na forma negativa (como doesn’t see e don’t see). Dessa forma, oriente-os a observar as frases em que aparecem as palavras-chave ordinary e extraordinary, que são cognatas. Nas frases Via doesn't see me as ordinary. […] And Mom and Dad don't see me as ordinary, either., oriente-os a observar a relação entre os sujeitos (Via e Mom and Dad), os verbos na negativa (doesn’t see e don’t see) e a palavra-chave ordinary. Assim, os alunos perceberão que Via e os pais de Auggie não o veem como ordinary. Já no caso da frase They see me as extraordinary., oriente-os a observar o uso da palavra-chave extraordinary e do pronome They e peça aos alunos que identifiquem no texto a quem se refere o pronome. Destaque que o pronome they é usado para evitar a repetição de palavras já mencionadas e, portanto, é necessário observar as frases anteriores. Pela compreensão de tais frases, espera-se que concluam que They se refere à irmã, Via, e aos pais (Mom and Dad) de Auggie. Com o objetivo de auxiliar os alunos a superar essa defasagem e a aprimorar a estratégia de identificação de informações específicas, especialmente aquelas relacionadas à referência pronominal, busque selecionar textos do interesse deles e prepare exercícios voltados à identificação do referente de alguns pronomes. 

Questão 2
Objetos de conhecimento:
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade (EF06LI09): Localizar informações específicas em texto.
Resposta: Alternativa A.
Justificativas:
a) O aluno que assinalou esta alternativa foi capaz de identificar que a atividade play the guitar (“tocar violão”) é a única que não faz parte da rotina de Auggie, não sendo mencionada no texto.
b) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que a atividade play the guitar (“tocar violão”) é a única que não faz parte da rotina de Auggie, não sendo mencionada no texto. Andar de bicicleta, no entanto, é uma das atividades praticadas pelo menino, sendo mencionada no texto em I ride my bike.
c) O aluno que assinalou esta alternativa demonstrou dificuldade em identificar que a atividade play the guitar (“tocar violão”) é a única que não faz parte da rotina de Auggie, não sendo mencionada no texto. Tomar sorvete, no entanto, é uma das atividades praticadas pelo menino, sendo mencionada no texto em I eat ice cream.

Comentários: Caso o aluno não seja capaz de identificar que tomar sorvete e andar de bicicleta são atividades que fazem parte da rotina de Auggie e são mencionadas no texto (respectivamente, em I eat ice cream. e I ride my bike.), enquanto tocar violão (play the guitar) não é mencionada, deve haver dificuldades em localizar informações específicas em textos. Dessa forma, incentive os alunos a fazer uma leitura focada na identificação de informações específicas a partir das opções de resposta do exercício proposto. Oriente-os a buscar identificar no texto os nomes das atividades apresentadas nos itens (play the guitar, ride a bike, eat ice cream). Destaque também que as atividades realizadas por Auggie são apresentadas em três frases em sequência (I eat ice cream.; I ride my bike.; I play ball.) logo após a frase I do ordinary things., que é usada para anunciar as coisas corriqueiras que Auggie faz. Nessas frases, a atividade de tocar violão não é citada. Com o objetivo de auxiliar os  alunos a superar essa defasagem e a aprimorar a estratégia de scanning, busque selecionar textos do interesse deles e prepare exercícios voltados para a identificação de informações específicas, sobretudo aquelas relacionadas a itens em uma enumeração.
Para desenvolver essa acesse websites como: 
http://learnenglish.britishcouncil.org/en/reading  
www.shortstories101.com.

Questão 3
Objeto de conhecimento: 
Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade (EF06LI09): Localizar informações específicas em texto.
Resposta: Um dos seguintes trechos: “(And) I feel ordinary.”; “I think the only person in the world who realizes how ordinary I am is me.”

Grade de correção
100%
O aluno atendeu completamente ao que foi solicitado, ao apresentar um dos seguintes trechos do texto: (And) I feel ordinary./I think the only person in the world who realizes how ordinary I am is me.
0%
O aluno não atendeu ao que foi solicitado e não apresentou nenhum dos seguintes trechos do texto: (And) I feel ordinary./I think the only person in the world who realizes how ordinary I am is me.

Comentários
Caso o aluno não seja capaz de identificar um dos trechos em que Auggie diz se sentir uma pessoa comum (I feel ordinary. ou I think the only person in the world who realizes how ordinary I am is me.), deve haver dificuldades em localizar informações específicas em texto, principalmente aquelas relacionadas a palavras-chave. Dessa forma, incentive os alunos a buscar no texto trechos que incluam o pronome I (que se refere a Auggie no texto) e ordinary (adjetivo utilizado no texto para indicar uma pessoa comum), além dos verbos feel (sentir) e be (ser) – que são palavras-chave para identificar a informação solicitada na questão. Com o objetivo de auxiliá-los a superar essa defasagem e a aprimorar a estratégia de scanning, busque selecionar textos do interesse deles e prepare exercícios voltados para a identificação de informações específicas, sobretudo aquelas relacionadas a palavras-chave. 

Questão 4
Objeto(s) de conhecimento:
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Habilidade (EF06LI19): Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Resposta: Dois dos seguintes verbos na forma negativa do presente do indicativo: ‘m not; don’t make; doesn’t see; don’t see.

Grade de correção:
100%
O aluno atendeu completamente ao que foi solicitado, ao apresentar dois dos seguintes verbos na forma negativa do presente do indicativo: ‘m not; don’t make; doesn’t see; don’t see.
50%
O aluno atendeu parcialmente ao que foi solicitado, ao apresentar um dos seguintes verbos na forma negativa do presente do indicativo: ‘m not; don’t make; doesn’t see; don’t see.
0%
O aluno não atendeu ao que foi solicitado e não apresentou nenhum dos seguintes verbos na forma negativa do presente do indicativo: ‘m not; don’t make; doesn’t see; don’t see.

Comentários:
Caso o aluno não seja capaz de reconhecer, no texto, exemplos de verbos na forma negativa do presente do indicativo, deve haver defasagem no item gramatical referente à utilização desse tempo verbal. Com o objetivo de auxiliar os alunos a superar essa defasagem, relembre a formação do presente do indicativo, na forma negativa, e destaque a presença de not (em ‘m not) e das formas contratas don’t e doesn’t (em don’t make, doesn’t see, don’t see), enfatizando que correspondem, respectivamente, a do not e does not. Você pode propor que os alunos escrevam, no caderno, frases sobre eles e os colegas, dizendo o que não fazem no dia a dia. Em seguida, incentive-os a compartilhar suas frases com os colegas. Dessa forma, os alunos criam contextos significativos de uso, ao empregar as formas negativas de verbos no presente do indicativo.


Questão 5
Respostas: a) Auggie/He plays ball.; b) Auggie/He does ordinary things.
Objeto(s) de conhecimento:
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Habilidade (EF06LI19): Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Grade de correção:
100% O aluno atendeu completamente ao que foi solicitado, ao apresentar todas as seguintes respostas: a) He plays ball.; b) He does ordinary things.
50% O aluno atendeu parcialmente ao que foi solicitado, ao apresentar uma das duas seguintes respostas: a) He plays ball.; b) He does ordinary things.
0% O aluno não atendeu ao que foi solicitado e não apresentou nenhuma das seguintes respostas: a) He plays ball.; b) He does ordinary things.

Comentários:
Caso o aluno não seja capaz de reescrever frases afirmativas utilizando verbos na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, deve haver defasagem no item gramatical referente à utilização desse tempo verbal. Com o objetivo de auxiliar os alunos a superar essa defasagem, relembre a formação do verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo na forma afirmativa, destacando, nas respostas corretas à questão, o acréscimo de -s em plays e de -es em does. Você pode propor que os alunos escrevam, no caderno, frases sobre um dos colegas, informando o que ele costuma fazer no dia a dia. Em seguida, incentive-os a compartilhar suas frases. Desse modo, eles criam contextos significativos de uso, ao empregar as formas afirmativas de verbos na terceira pessoa do singular do presente do indicativo.

Questão 6
Objeto(s) de conhecimento: Construção de repertório lexical
Presente simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
Habilidades: 
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Resposta: Personal answers

Grade de correção:
100%
O aluno atendeu completamente ao que foi solicitado, ao apresentar, em inglês, duas atividades da sua rotina, e empregou adequadamente o presente simples do indicativo. Espera-se que eles escolham verbos de ação, como, por exemplo, watch TV, go to school, listen to music, have breakfast. 
50%
O aluno atendeu parcialmente ao que foi solicitado, ao apresentar, em inglês, uma atividade da sua rotina, e empregou adequadamente o presente simples do indicativo. Espera-se que eles escolham verbos de ação, como, por exemplo, watch TV, go to school, listen to music, have breakfast.
0%
O aluno não atendeu ao que foi solicitado e não apresentou nenhuma atividade da sua rotina ou não empregou adequadamente o presente simples do indicativo. Espera-se que eles escolham verbos de ação, como, por exemplo, watch TV, go to school, listen to music, have breakfast.

Comentários:
Caso o aluno não seja capaz de escrever frases sobre a própria rotina, deve haver defasagem no item gramatical referente à utilização do presente do indicativo. Com o objetivo de auxiliar os alunos a superar essa defasagem, relembre a formação desse tempo verbal na primeira pessoa do singular (forma afirmativa) e peça que citem verbos de ação que já conhecem. Escreva esses verbos na lousa. Se desejar, peça que façam mímica de ações para que os colegas adivinhem os verbos e, assim, busquem construir, de forma lúdica, repertório lexical relacionado a atividades (de lazer, entre outras).


Nenhum comentário:

Postar um comentário