29 de agosto de 2020

Children daily activities around the world - Sequência didática de inglês para 6ºano

Children daily activities around the world

Professor, nessa sequência de atividades cujo tema é rotina diária numa perspectiva global de crianças de diversos países, os estudantes perceberão que, embora crianças vivam em diferentes países de culturas distintas, têm muita coisa em comum por pertencerem a um único grupo, o da raça humana. A finalidade é que reconheçam, a partir da identificação de suas próprias rotinas em comparação com as de outros países, que embora as pessoas, em particular as crianças, vivam em espaços geográficos tão distantes, vivem histórias semelhantes, o que as aproxima. Como resultado das diversas atividades, os estudantes produzirão um mind map sobre suas rotinas utilizando recursos em língua inglesa. Como produto da sequência, os estudantes irão construir um livro digital composto por imagens de pessoas e frases curtas descritivas que denotam suas rotinas diárias.

HABILIDADES

(EF06LI06) Compreender instruções de jogos e atividades lúdicas relacionadas à aprendizagem da língua (jogo da memória, caça-palavras, palavras cruzadas, adivinhas, entre outros).

(EF06LI10) Produzir textos multimodais em Língua Inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, legendas para fotos/ ilustrações, vídeos, entre outros).

(EF06LI11) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be), descrever rotinas diárias e fazer perguntas (Wh questions e Yes/No questions).

ATIVIDADE 1 - CHILDREN ROUTINE (EF06LI06)

Professor(a):
Warmer/ice breaker (sugestão): os estudantes sentam-se em círculo e jogam o Chinese Whispers dizendo a seguinte frase um ao outro: Noisy Ned needs nuggets.

No final da brincadeira, o professor escreve a palavra ROUTINE na lousa e pergunta aos estudantes se sabem o seu significado, e depois começa uma atividade de brainstorming fazendo as seguintes perguntas aos estudantes:

What do you usually do in the morning/afternoon/evening? 

Escreva as respostas pessoais na lousa. Pergunte a eles sobre a rotina de outras crianças, crianças de outros países, se consideram que suas rotinas são iguais ou diferentes das delas.

Mostre a eles as imagens (na sequência) das rotinas diárias de 5 crianças de diferentes países: Lonke (África do Sul), Eli (Israel), Daigo (Japão), Yaseen (Arábia Saudita), e Sivanya (India) e pergunte o que essas crianças fazem todos os dias ou quais são suas atividades diárias. Depois, mostre as imagens com o texto de introdução para elas e leia o texto em voz alta para a turma. Converse com os estudantes para saberem se conseguem identificar as ações em inglês nas frases que você leu. 

Teacher language: Let's talk about children daily routine, let's talk about our routine, let's play the game, Do it by yourself, do it with your classmate, let's have a talk.

Para o (a) estudante:
Observe the pictures of 5 children from different countries and say what their daily activities are. Are these activities alike?

Each child gets dressed and has breakfast.

Each one gets their shoes on.

Each child goes to school, guided by a parent's loving hand.

And later, each child prays in the church or temple.

ATIVIDADE 2 - FIVE DAILY ROUTINE (EF06LI11)

Professor(a):
Após procedimentos iniciais de aula, informe aos estudantes que eles se dirigirão à sala de informática educativa para acessar o link sugerido para assistir a um vídeo mostrando a rotina de cinco crianças de países diferentes e poderão refletir sobre as semelhanças e diferenças de suas próprias rotinas.
Converse com as crianças sobre as perguntas e com elas, chegue à conclusão de que, embora as culturas sejam diferentes, as rotinas são semelhantes, especialmente no que toca a fé, a religiosidade das famílias, a conexão que estabelecemos com o transcendente. Essa temática pode ser aprofundada posteriormente, com vistas a desenvolver o respeito e a empatia pelo outro e por sua fé.  

Teacher language: Let's talk about children daily routine, let's talk about our routine, let's play the game, Do it by yourself, do it with your classmate, let's have a talk.

Para o (a) estudante:

Roda de conversa
Caro estudante, você assistirá a um vídeo de cinco minutos chamado "Five" e aprenderá mais sobre as atividades das crianças dos países cujas fotos foram observadas na aula anterior. A seguir, sob a orientação da professora, discuta com seus colegas: is your routine similar to the routines of the children? What do you conclude? 


ATIVIDADE 3 - STUDENT'S DAILY ROUTINE (EF06LI11)

Professor(a):
Para as próximas duas aulas, os estudantes, a partir da identificação de suas próprias rotinas, trabalharão a escrita, a leitura e aprenderão expressões que indicam frequência em Inglês. Para tanto seguem os procedimentos para as atividades propostas.

Proposta 1- tem por objetivo fazer com que os estudantes personalizem o tema, desenhando suas atividades em diferentes horários/período do dia. Aqui, o que é “conhecido” se torna um objeto para ser observado e retomado mais adiante, em outra seção da sequência didática.

Proposta 2 - tem por objetivo fazer com que os alunos pensem sobre o tema, mobilizando suas referências pessoais. Com a mediação do professor, essas ideias serão propostas em inglês, e depois o vocabulário será retomado em outras atividades. A atividade pode ser feita a partir de material impresso entregue e colado no caderno, ou pode ser copiado da lousa pelos estudantes. 

Proposta 3 - tem por objetivo apresentar aos estudantes os verbos de ação referentes a suas rotinas diárias, relacionando-os à figura correta, para que consigam de uma forma lúdica relacionar a escrita à ação. Depois, você pode pedir para os estudantes estudarem as expressões e testarem a memória dos colegas (em duplas), apontando para uma imagem e pedindo ao colega/dupla que diga a expressão em inglês. Um desafio a mais é solicitar também que escrevam a expressão. 

Proposta 4 - tem por objetivo apresentar vocabulário relativo advérbios de frequência, para terem uma noção da quantidade de vezes que realizam suas atividades.

Proposta final - tem por objetivo a memorização contextualizada de vocabulário relativo a rotina. Para acessar o jogo, use flashcards. Em duplas os alunos deverão relacionar as imagens à suas atividades de rotina. Como variação, poderão jogar o Memory Game.

Teacher language: Let's talk about children daily routine, let's talk about our routine, let's play the game, Do it by yourself, do it with your classmate, let's have a talk.

1. What about your daily activities? Draw your daily routine.

2. Refer back to your routine in activity 1. Do you know how to express them in English? Build a mind map with the help of your teacher.

3. Number the pictures according to the list of activities below.

1. Wake up.
2. Get up.
3. Brush the teeth.
4. Comb the hair.
5. Take a shower.
6. Go to bed.


4. Complete the following sentences using the frequency words (always, never, usually/often, sometimes):

Frequency words:
These words say how often something happens:

Always: everyday, without changing
Never: you don’t do specific action
Usually/Often: almost everyday
Sometimes: just once or twice a week

a) Sophia ________ does her homework after dinner. (everyday)
b) Carlos _______ plays football after school. (once a week)
c) Karen ________ studies English at home. (four or five days a week)
d) Mark ________ cleans his room. (his mother cleans his room)

ATIVIDADE 4 - OUR DAILY ROUTINE GAME (EF06LI06), (EF06LI10), (EF06LI11)

Professor(a):
Esta seção tem por objetivo possibilitar uma prática transformadora de determinada realidade, de modo mais criativo, imaginativo, recontextualizado).
Procedimento para atividade: A atividade dessa aula tem como foco a produção de um jogo de tabuleiro referente a rotinas. É, portanto, uma atividade que desenvolve várias habilidades (cognitivas, sócio afetivas, motoras) de modo integrado. Pode ser desenvolvido de modo interdisciplinar com Artes e o produto final deve ser utilizado como elemento de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Eles podem desenhar suas atividades rotineiras podendo acrescentar outras que considerar significativas. Na sequência, segue um modelo para inspirar os estudantes.

Teacher language: Let's talk about children daily routine, let's talk about our routine, let's play the game, Do it by yourself, do it with your classmate, let's have a talk.

Para o (a) estudante:
Let’s create a board game using your daily activities routine. Use the following example to inspire you. You will also need a dice and counter to play the game.


Give one dice and one board game to each pair of students. To start, students should place their eraser at the ‘Start’ square. 

Next, one student should role the dice and move their eraser. Then they should make a dialogue with their partner based on the picture in the square that they landed on. 

For example, if they land on the ‘brush your teeth’ picture, they should ask their partner ‘What time do you brush your teeth?’ and their partner should answer. 

Then, it is the other student’s turn to role the dice. The aim of the game is to get to the star in the middle of the board game to win a point. 

The only way to get to the star is to land on squares in the middle (the ones with the arrows). After winning a point, that student then goes back to the start square. 

Continue this game for 5 or 10 minutes, and the student  with the most points at the end is the winner.

ATIVIDADE 5 - DAILY ROUTINE STORY BIRD (EF06LI06), (EF06LI10), (EF06LI11)

Professor(a):
Nesta atividade, como produto final da sequência de atividades, os estudantes irão produzir uma história sobre suas rotinas. Com o auxílio do professor, eles entrarão no site  storybird.com e, seguindo as instruções, escreverão histórias referentes a atividades diárias deles mesmos ou de algum personagem de sua escolha. Deverão trabalhar colaborativamente com seus pares para revisar o trabalho um do outro, comentar e editar antes da versão final para publicação.

Teacher language: Let's talk about children daily routine, let's talk about our routine, let's play the game, Do it by yourself, do it with your classmate, let's have a talk. Let's produce our daily routine storybird.

Para o (a) estudante:

What about writing a story about your daily activities or about the daily routines of a character you choose? Follow these steps:
  • Access storybird.com and follow the instructions to write your own storybook using beautiful artworks. Your teacher will help you.
  • Work with your classmates to review each other’s work before editing and publishing your final version in the Class Library.

Referências
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Ensino Fundamental : componente curricular : Língua Inglesa. – 2.ed. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50627.pdf 

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade : Inglês. – 2.ed. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50721.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário