1 de março de 2020

Leitura inglês intermediário - Fato e opinião (gabarito)


Esta questão avalia a habilidade de buscar informação que não aparece explicitamente no texto para construir a resposta.
Resposta possível: The stereotype that women are inferior, so they shouldn’t go to school.
Caso os/as estudantes apresentem dificuldades em identificar qual é o estereótipo, primeiro discutir o que é estereótipo e quais são os mais comuns relacionados às mulheres. Depois, pedir que busquem informações que indiquem que a mulher não é colocada na mesma situação que os homens e, então, que redijam suas respostas.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de identificar o que é fato e o que é opinião expressos no texto.
Respostas:
I. Women should create possibilities in technology.
II. The world is changing.
Os/As estudantes devem se atentar ao que é fato, ao que é algo estabelecido como verdade e ao que é a opinião pessoal da autora. Para isso, precisam primeiro identificar quais são as opiniões pessoais para, então, poder responder à primeira parte da questão. Caso tenham dificuldades em encontrar o fato expressado no texto, pedir que foquem a atenção no último parágrafo, como forma de guiá-los/as na busca pela informação correta.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de identificar argumentos.
Resposta possível: Governments in fragile countries should support women because the world is changing, and women should be able to change with it.
Caso os/as estudantes apresentem dificuldades em identificar a resposta correta, sugerir que busquem a palavra-chave da pergunta no texto (governments) e que selecionem, dentro dos argumentos que encontraram, o que melhor responde à pergunta.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
Respostas: a, d
Caso os/as estudantes não consigam identificar as frases corretas, solicitar que busquem as palavras-chave destas frases e as localizem no texto. Eles/Elas, então, podem ler o trecho do texto e verificar se a frase dada traz ou não a informação correta. 

Questão 5
Esta questão avalia o uso da first conditional na produção de frases relacionadas ao texto lido anteriormente.
Respostas pessoais. Todas as frases devem conter will na segunda oração.
Caso os/as estudantes tenham dificuldades na construção das frases, primeiro verificar se entenderam que precisam completá-las com will + verbo na forma base. Em seguida, explicar a eles/elas que podem usar o vocabulário visto no texto como auxílio para a elaboração das frases.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de explorar ambientes virtuais de informação e socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
Respostas: 
I.
II. b, c, d
Caso os/as estudantes tenham dificuldades em encontrar as respostas corretas, fazer uma revisão dos tipos de gráficos e suas características. Se possível, permitir aos/às estudantes que busquem gráficos de tipos variados on-line e compartilhem com a turma os exemplos que encontraram.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer os prefixos relacionados à tecnologia.
Respostas: 
I. download 
II. high-tech 
II. output 

Caso os/as estudantes apresentem dificuldades em realizar a tarefa, revisar o conceito de prefixos e solicitar que os identifiquem nas palavras. Em seguida, os/as estudantes podem listar alguns dos prefixos e verificar se eles se relacionam em oposição aos apresentados na questão.

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade de produção de um parágrafo para expor e defender um ponto de vista.
Respostas pessoais. 
Auxiliar os/as estudantes caso o conceito de nômade digital ainda não esteja claro, explicando que são pessoas que trabalham remotamente, geralmente em locais diferentes de sua residência. Pedir que listem alguns exemplos do porquê acreditam que um trabalho assim possa ser bom ou ruim. Depois, a partir dessa lista, os/as estudantes podem construir seus parágrafos para expor e defender seus pontos de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário