Inglês 8ºano - Infográfico - Habilidades BNCC: EF06LI08, EF06LI09, EF08LI02, EF08LI11 (atividade)

Infographics
Duração: 2 aulas

Justificativa:
O gênero infográfico tem sido utilizado por diferentes meios de comunicação como um recurso que integra linguagem verbal e não verbal para apresentar informações de forma objetiva e com apelo visual.
Esta sequência didática apresenta propostas de atividades que buscam contribuir para a compreensão de infográficos, para que os alunos desenvolvam a habilidade de produzir esse gênero.
Para isso, abordam-se o repertório lexical relacionado ao uso de tecnologias, a leitura de infográficos e o uso do presente do indicativo em situações de intercâmbio oral.

Objetivos de aprendizagem:
• Compreender a organização do gênero infográfico.
• Utilizar conhecimentos matemáticos na criação de dados de um infográfico.
• Criar um infográfico sobre a turma.

Objetos de conhecimento e habilidades (BNCC)

Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
(EF06LI08)
Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral
(EF08LI02)
Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas
(EF08LI11)
Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

DESENVOLVIMENTO

Aula 1
Duração:
uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: individual; em duplas; em grupos
Recursos e/ou material necessário: cópias das imagens selecionadas; cópias das definições de infográfico selecionadas (opcional)

Atividade 1 (5 minutos)
Escreva a expressão Digital Device na lousa e faça um brainstorming com a turma sobre nomes de dispositivos digitais em inglês. Escreva os nomes dos dispositivos na lousa. Aproveite para comentar que muitos desses termos em inglês também são utilizados no nosso dia a dia, como smartphone e tablet, termos para os quais não há tradução para o português.

Atividade 2 (10 minutos)
Mostre as imagens a seguir aos alunos e pergunte se eles reconhecem o gênero textual nelas retratado e o que sabem sobre ele.

Explique que se trata de exemplos de infográficos. Pergunte se eles sabem ou imaginam o objetivo desses textos.
Na sequência, escreva, na lousa, ou distribua cópias das duas definições da palavra “infográfico”, apresentadas a seguir e retiradas de dicionários on-line. Convide-os a compará-las com as ideias que eles tinham sobre infográficos.


Por fim, chame a atenção dos alunos para o modo como as informações são apresentadas nos dois infográficos mostrados nas fotos. Destaque a combinação dos elementos verbais e não verbais.

Atividade 3 (15 minutos)
Explique aos alunos que eles vão ler um infográfico sobre o uso do telefone celular nos Estados Unidos.

Disponível em:
<https://visual.ly/community/infographic/technology/american-cell-phoneusage>,).

Distribua cópias impressas desse infográfico ou, os convide a visitar o site indicado.
Antes da leitura, pergunte que tipos de informação eles esperam encontrar. Podem ser citados como resposta, por exemplo, o número de celulares nos Estados Unidos, o tempo médio de uso do celular por pessoa, os tipos de atividades mais realizadas no celular etc. Então, peça que os alunos façam uma primeira leitura do texto para verificar se suas hipóteses se confirmam. 

Em seguida, converse com a turma sobre algumas características gerais do infográfico a partir das seguintes perguntas:

a) Quais são as principais características da linguagem utilizada em um infográfico?
b) Que recursos visuais são utilizados para a apresentação e a organização das informações?
c) Que tipos de informação recebem destaque em um infográfico?

Espera-se que os alunos observem que, em um infográfico, há integração entre linguagem verbal e não verbal e que são utilizadas frases curtas e expressões. Em relação aos recursos visuais, espera-se que identifiquem o uso de diferentes cores e fontes, bem como de gráficos e desenhos. Eles também devem observar que as informações relacionadas a números e porcentagens ganham destaque. Comente que essas características são comuns em infográficos em geral.  

Peça, então, que releiam o infográfico em foco. Escreva as seguintes perguntas na lousa e instigue-os a responder no caderno, de acordo com o texto.

a) Qual atividade ocupa o primeiro lugar no uso do telefone celular?
b) Quais pessoas não utilizam mais o telefone celular para chamadas de voz? Como elas preferem se comunicar?
c) Entre as atividades de uso do telefone celular mencionadas no texto, qual é a mais frequente e a menos frequente entre os adolescentes americanos?
d) Comente os gastos em dólares com telefones celulares.

Peça que, em duplas, os alunos comparem suas respostas, explicitando como chegaram a elas. Finalmente, faça a correção do exercício com a turma.

Sugerimos as seguintes respostas:
a) Checar as horas.;
b) Os adolescentes, pois preferem enviar mensagens de texto.;
c) A mais frequente é tirar fotos e a menos frequente, usar redes sociais.;
d) Em cinco anos, os gastos cresceram em aproximadamente 1 milhão e meio de dólares.

Como abordagem alternativa à proposta, convide os alunos a pesquisar outros exemplos de infográficos na internet. No site <https://visual.ly/tag/cell-phone-usage>, é possível encontrar diversos deles relacionados ao uso do telefone celular; em <https://br.pinterest.com/>, há infográficos sobre grande diversidade de assuntos.

Atividade 4 (20 minutos)
Explique que, em grupos, os alunos vão criar um infográfico sobre o uso das tecnologias digitais pela turma. Para isso, inicialmente, será necessário fazer uma enquete com os colegas para obter as informações necessárias. Pergunte quais informações eles gostariam de incluir nos seus infográficos.

Escreva, na lousa, os tópicos mencionados e peça à turma que elabore perguntas possíveis para cada tópico. Anote as perguntas na lousa também. Aproveite para revisar a estrutura de perguntas no Simple Present, assim como ações de rotina com o celular e advérbios de frequência. Os alunos devem criar, em grupos, uma tabela com os tópicos escolhidos, registrá-la no caderno e andar pela sala fazendo a enquete. Os grupos deverão organizar a coleta de informações, de modo que cada participante entreviste um pequeno grupo de alunos diferentes e toda a turma seja entrevistada.

A tabela a seguir, que pode ser sugerida aos alunos, apresenta quatro tópicos pertinentes ao assunto em foco e é um exemplo do que pode ser questionado na enquete. 


Quando a enquete estiver finalizada, oriente os alunos a guardar os dados coletados e trazê-los na aula seguinte para a criação dos infográficos.


Aula 2
Duração: uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula ou laboratório de informática
Organização dos alunos: em grupos
Recursos e/ou material necessário: papel ou cartolina, tesoura, cola, lápis de cor.

Atividade 1 (35 minutos)
Oriente os integrantes de cada grupo a reunir os dados obtidos na enquete da aula anterior e a tomar decisões sobre como organizarão a informação compilada no infográfico a ser criado pelo grupo. 

Retome as características dos infográficos identificadas anteriormente, tais como integração entre linguagem verbal e não verbal, uso de frases curtas e expressões, emprego de diferentes cores e fontes, uso de gráficos e imagens, apresentação de dados relacionados a números e porcentagens.

Oriente-os a fazer um rascunho e a revisá-lo, considerando as características do gênero infográfico, para chegar a uma versão final. Distribua folhas de papel e/ou cartolinas e diga aos alunos que eles podem fazer desenhos e utilizar lápis de cor e colagens em seus infográficos.

Como abordagem alternativa à proposta, caso seja possível o uso de tablets ou de  computadores na escola, peça que os alunos utilizem o site <https://www.canva.com/pt_pt/criar/infografico/>, que permite a criação gratuita de infográficos, além de apresentar um tutorial. 

Atividade 2 (15 minutos)
Explique aos grupos que eles deverão apresentar para a turma o infográfico criado. Atribua um tempo para os alunos trabalharem na elaboração da apresentação em inglês, aproveitando para ajudá-los com dúvidas sobre a pronúncia de palavras. Em seguida, cada grupo deverá ir à frente da sala e realizar uma breve apresentação sobre os dados compilados.

Aferição do objetivo de aprendizagem
Sugerimos a seguir formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. São apresentadas propostas de autoavaliação e questões que auxiliam na aferição das habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

Formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos
Para avaliar o que os alunos aprenderam ao longo do desenvolvimento desta sequência didática, algumas práticas podem ser implementadas. Observe a participação dos alunos em cada atividade realizada nas duas aulas e verifique se são capazes de compreender e criar um infográfico.

Ao longo de cada aula e/ou ao final delas, faça breves anotações sobre o que observar e, assim que possível, reveja-as e complemente-as, se necessário.
Além de observar a participação dos alunos na realização das atividades propostas, o professor pode solicitar a criação de um relatório ou portifólio individual (impresso ou digital), para que cada aluno registre o que aprendeu e descreva como se sentiu durante as aulas dedicadas à sequência didática. Podem ser incluídas anotações sobre sua produção em cada atividade (individual, em duplas e/ou em grupos) desenvolvida nas duas aulas da sequência didática. Quando for pertinente, o aluno pode utilizar recursos como fotos, vídeos etc.

Outra sugestão é solicitar que façam breves apresentações orais após a realização de cada sequência didática. Os alunos podem se organizar em pequenos grupos para, juntos, compartilhar suas experiências de aprendizagem e apresentar suas principais conquistas e desafios ao realizar as atividades propostas.

Proposta de autoavaliação pelos alunos
Se desejar, apresente aos alunos as perguntas abaixo para guiar uma autoavaliação do desenvolvimento das atividades desta sequência didática. Reproduza o seguinte quadro na lousa para que eles copiem as perguntas no caderno e respondam a elas. Se possível, faça uma cópia do quadro e distribua-a para a turma.


Questões para auxiliar na aferição
Leia o infográfico abaixo sobre “Global Leaders” e faça os exercícios 1 e 2 a seguir.


1. Que informação sobre o gênero de gerentes e líderes é apresentada no primeiro quadro?
2. Que itens são listados no segundo quadro?

Gabarito das questões
1. 70% dos gerentes e líderes hoje são homens./ Apenas 30% dos gerentes e líderes são mulheres.
2. Sugestão de resposta: Ações para viabilizar a igualdade de gênero.

Um comentário: