A produção de uma timeline requer a compreensão e a localização de informações relevantes no texto-fonte, bem como a habilidade de selecionar fatos importantes para a história e organizá-los em ordem cronológica. Ao entrar em contato com esse tipo de produção textual, o estudante, além de desenvolver sua capacidade leitora, mediante identificação e seleção de dados em textos biográficos, exercita a escrita com a criação de pequenos textos no Simple Past acerca de fatos ocorridos. Esta sequência didática, portanto, não só permite o contato do estudante com um gênero diferenciado, como também o auxilia a desenvolver seu repertório linguístico e habilidades relacionadas ao manejo de informações.
Objetivos de aprendizagem
• Conhecer o gênero timeline e suas principais características.
• Selecionar informações relevantes para a produção de uma linha do tempo por meio da leitura de textos biográficos.
• Produzir timelines com base nas informações previamente levantadas com a leitura.
Objetos de conhecimento e habilidades
Objetivos de leitura
(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
Produção de textos escritos, em formatos diversos, com mediação do professor
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário