Inglês 9ºano - Direitos humanos e igualdade de gêneros - Atividade em PDF - Cultura árabe (gabarito)

 


Assista com os alunos ao trailer legendado do filme Wadja, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uOooXVhfkyc, oferecendo-lhes a possibilidade de compreensão e construção de conhecimento a respeito da cultura árabe em que a personagem Wajda está  inserida. 

Assim, os alunos obtêm elementos mais concretos, oferecidos por fontes de informação multimodais, para responder às questões propostas. Esta atividade também abre  espaço para promover em sua aula uma discussão a respeito dos direitos humanos e da igualdade de gêneros. Algumas perguntas-chave, para instigá-los a manifestar sua opinião e defender seu ponto de vista, preferencialmente em inglês, podem ser: Do you think boys and girls have the same rights? Why (not)?, In your point of view, Wadja had a legimate right to buy a bicycle? Why (not)? Espera-se que os alunos respondam que sim e que sinalizem que todas as pessoas têm o direito de lutar e defender seus sonhos e interesses, independentemente de raça, gênero, crença ou condição social e cultural, pois os direitos humanos são inalienáveis e equalitários. 
Ao promover tal discussão e reflexão, bem como defesa de ponto de vista e argumentação, os alunos estão desenvolvendo as habilidades sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente as habilidades EF09LI01 e EF09LI03.


Para concluir, você pode colocar na lousa a declaração a seguir, de Haifaa Al Mansour, diretora do filme Wajda, feita em uma apresentação no World Economic Forum de 2015, ler com os alunos e solicitar que eles copiem em seus cadernos e sublinhem no parágrafo frases, expressões ou trechos que traduzem o apelo à consciência das pessoas sobre a igualdade de direitos entre todos nessa fala.

People recognize the power of what a film can do. I want to move beyond intolerance and everything I’ve been told since I was little, and shape the consciousness of people and how they think and feel, [...]

Na verificação de respostas, peça a voluntários que leiam para a turma os trechos que marcaram e justifi quem suas escolhas. Você também pode convidá-los a assistir ao vídeo dessa fala, disponível no link acima. 

GABARITO DA ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

a) Wadjda is a 10-year-old girl living in Riyadh, Saudi Arabia. She wants to buy a bicycle and beat her friend in a race.
b) Possible answers: fun, loving, entrepreneurial, courageous, adventurous, determined.
c) Wadjda’s mother feared repercussions from a society that sees bicycles as dangerous to a girl’s virtue.
d) Personal answer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário