22 de novembro de 2024

Black History Month - Atividade para o mês da consciência negra - 9ºano e ensino médio

 


Essa atividade utiliza uma metodologia de ensino contextualizado, organizando o texto e seus conteúdos em etapas progressivas que promovem a construção gradual do conhecimento. O aluno é convidado a explorar o tema "Black History Month" de forma reflexiva, ampliando seu entendimento sobre o conceito e sua relevância.

As etapas incluem tradução, aquisição de vocabulário, análise gramatical e interpretação de texto, permitindo o desenvolvimento de habilidades linguísticas de maneira prática e conectada ao conteúdo. O processo culmina em reflexões pessoais e produção escrita, onde os alunos aplicam o que aprenderam para comentar sobre a importância de celebrar a história negra. Essa abordagem facilita a aprendizagem ao integrar teoria e prática de forma significativa.


Plano de Aula: Black History Month
Duração: 2 aulas de 45 minutos.

AULA 1
Objetivo: Introduzir o tema, estimular a reflexão e trabalhar vocabulário e interpretação.

Abertura (5 minutos):
Apresente o "Black History Month". Use exemplos locais ou atuais para engajar os alunos.
Pergunte o que eles sabem sobre o tema e anote no quadro.

Atividades 1 e 2 (30 minutos):
Oriente a leitura do fragmento inicial e a realização das questões 1a, 1b e 1c.
Explique brevemente o termo "achievements" e sua relevância no texto.

Identificação de países (15 minutos):
Apresente a atividade 2 e peça que cada aluno complete a tabela individualmente.
Ao corrigir, projete ou desenhe no quadro um mapa-múndi, marcando os países citados para conectar o conteúdo à geografia.
Dica: Use perguntas guiadas como "Qual país celebra o Black History Month em outubro?" para ajudar os alunos a relacionarem o conteúdo textual e visual. Isso torna o aprendizado mais significativo.

Discussão e interpretação (10 minutos):

Atividade 3a (5 minutos):
Peça que os alunos leiam a frase do texto relacionada à celebração do Black History Month em diferentes países.
Oriente-os a identificar os países que celebram em fevereiro e registre as respostas no quadro: United States, Canada e Germany.
Pergunte: “O que esses países têm em comum?” para estimular a análise crítica.

Atividade 3b (5 minutos):
Explique o papel das conjunções but e and no texto:
But mostra contraste entre meses (outubro e fevereiro).
And conecta países que celebram no mesmo período.
Dê exemplos adicionais no quadro:
The UK celebrates in October, but the USA celebrates in February.
Canada and Germany celebrate in February.
Peça aos alunos para criarem uma frase similar com base em outro exemplo do texto ou inventado por eles.
Dica: Para reforçar o aprendizado, mostre como but and aparecem em situações do cotidiano, como horários de aulas ou preferências pessoais:
I like history, but I don't like math.
John and Maria are friends.

Gramática (10 minutos):
Explique brevemente a diferença entre o passado simples e o present perfect:
Passado simples: ações concluídas no passado, sem ligação com o presente.
Present perfect: ações passadas com relevância para o presente.
Use exemplos do texto para ilustrar.

Atividades 4, 5, 6 e 7 (20 minutos):
Oriente os alunos na identificação e ordenação dos trechos da atividade 4.
Trabalhe a atividade 5 relacionando figuras históricas às profissões.
Comente brevemente a relevância de cada figura para enriquecer o contexto.
Dica: Use imagens ou vídeos curtos sobre Nelson Mandela, Katherine Johnson, entre outros, para tornar o momento mais visual e significativo.

Oriente a atividade 6, explicando por que o Black History Month é importante. Ajude os alunos a escolherem a alternativa correta, conectando-a ao texto.
Explore as imagens da atividade 7, incentivando os alunos a identificarem as atividades correspondentes (watching plays or films, listening to music, looking at art or reading poems).

Produção escrita e reflexão (15 minutos):
Peça aos alunos que completem as atividades 8a e 8b (atividades realizadas no Black History Month e tradução da frase).
Finalize com a atividade 9, orientando a escrita de um breve comentário sobre a importância de um mês dedicado à história negra.
Dica: Encoraje os alunos a compartilhar seus comentários com a turma para promover trocas de ideias.

Comentário para o professor:
Este plano é flexível e permite adaptações conforme o nível dos alunos. Incentive a interação e a exploração de recursos visuais. Utilize perguntas abertas para estimular a participação e facilite o entendimento com explicações contextualizadas. A conclusão com os comentários dos alunos é uma oportunidade para fortalecer o senso crítico.

Arquivos word/pdf para baixar/editar


Nenhum comentário:

Postar um comentário