Inglês para ensino médio - Expressões idiomáticas para argumentação - Structuring Arguments – Mobile Phones at School

  


Esta atividade propõe aos alunos a leitura e compreensão de um pequeno texto argumentativo em inglês sobre o uso de celulares nas escolas. Ao longo das questões, os estudantes desenvolvem vocabulário, interpretação, identificação de expressões idiomáticas, coesão referencial, distinção entre sentido literal e figurado, além de reorganizar ideias em sequência lógica. A atividade também estimula a reflexão crítica e culmina na produção de um parágrafo argumentativo em português, permitindo que o aluno expresse sua opinião com base no conteúdo explorado. A sequência é gradual, acessível e focada no desenvolvimento da compreensão leitora e da argumentação.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE

QUESTION 1
Observar imagem e refletir sobre o tema.
Habilidade desenvolvida: leitura de imagem, interpretação de pergunta, ativação de conhecimento prévio e opinião.

QUESTION 2
Identificar palavras conhecidas no texto e traduzi-las.
Habilidade desenvolvida: reconhecimento de vocabulário prévio, leitura global e ampliação de vocabulário.

QUESTION 3
Relacionar expressões idiomáticas ao seu significado em português.
Habilidade desenvolvida: compreensão de expressões idiomáticas e memória associativa.

QUESTION 4
Compreender o significado da palavra nuisance em contexto.
Habilidade desenvolvida: inferência de vocabulário a partir do contexto, leitura interpretativa.

QUESTION 5
Interpretar o sentido da expressão get distracted on social media.
Habilidade desenvolvida: vocabulário aplicado à realidade dos alunos, análise crítica e interpretação contextual.

QUESTION 6
Interpretar o trecho do texto e analisar se afirmações são verdadeiras ou falsas.
Habilidade desenvolvida: interpretação de ideias expressas no texto, compreensão de sentidos e checagem de informações.

QUESTION 7
Identificar o termo ao qual o pronome “they” se refere.
Habilidade desenvolvida: coesão referencial, leitura com atenção e reconhecimento de pronomes.

QUESTION 8
Distinguir sentido literal e figurado da expressão nutshell.
Habilidade desenvolvida: compreensão de figura de linguagem e interpretação visual aplicada.

QUESTION 9
Organizar frases traduzidas fora de ordem conforme o texto original.
Habilidade desenvolvida: noção de estrutura textual, lógica argumentativa e sequência de ideias.

QUESTION 10
Escrever um parágrafo argumentativo sobre o tema em português.
Habilidade desenvolvida: produção textual, argumentação, posicionamento crítico e relação com a vida real.

Comentários