Simple present - Mario's Day - Atividade e plano de aula - 5º e 6º anos

  


Descrição da atividade

Público-alvo:
Alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental que estão em processo de aquisição de vocabulário básico em inglês e das estruturas do Simple Present.

Habilidades desenvolvidas:

  • Leitura e compreensão de texto em inglês com apoio do glossário.
  • Reconhecimento e ampliação de vocabulário relacionado a profissões e rotina.
  • Aplicação da regra do Simple Present na terceira pessoa do singular (he, she, it).
  • Desenvolvimento das habilidades de escrita, tradução, organização de frases e associação de informações.
  • Desenvolvimento da percepção visual e cognitiva através de atividades de colorir, interpretar imagens e ordenar frases.

GABARITO 

Atividade 1
( C ) Plumber
( F ) Teacher
( A ) Doctor}
( B ) Firefighter
( D ) Police officer
( E ) Chef

Atividade 2
Colorir: 
Livre.

Atividade 3
Alternativa correta:
B)
 Mushroom Kingdom

Atividade 4 
(V) Mario é um encanador famoso.
(F) Ele mora na cidade de Nova York.
(V) Todos os dias ele acorda cedo e come cogumelos.
(F) Mario ajuda o Bowser.
(V) Ele luta para salvar o reino.
(V) À noite, Mario descansa e sonha com moedas.

Atividade 5
Mario wakes up early every day.
He helps Princess Peach.
He fights Bowser.
Mario eats mushrooms.

Atividade 6
Mario plays soccer on Saturdays.
Tradução: Mario joga futebol aos sábados.

He watches TV at night.
Tradução: Ele assiste TV à noite.

Mario eats mushrooms every day.
Tradução: Mario come cogumelos todo dia.

Mario saves the kingdom.
Tradução: Mario salva o reino.

Plano de Aula – Simple Present com: “Mario’s Day”
Tema: Simple Present – Mario’s Day (Terceira pessoa do singular: He, She, It)

Objetivo Geral:
Ensinar o uso do Simple Present na terceira pessoa do singular (he, she, it) de forma contextualizada, utilizando texto, vocabaaulário e atividades práticas.

Plano de 2 aulas de 50 minutos
Aula 1 – 50 minutos

1. Acolhida e introdução
(10 minutos)
Cumprimente os alunos.
Apresente o tema da aula: “Simple Present – Mario’s Day”.

Faça perguntas como:
“Do you know Mario?” “What does he do?”

Mostre uma imagem do personagem e contextualize:
“Today we will learn about Mario’s routine and how to talk about it in English.”

2. Leitura e interpretação do texto
(15 minutos)
Distribua o texto “Mario’s Day” (ou projete).
Leia o texto em voz alta com os alunos.
Explique o vocabulário utilizando o glossário de apoio.

Pergunte aos alunos:
“What does Mario do every day?” e incentive respostas simples.

3. Atividades de vocabulário
(15 minutos)

Atividade 1: Relacionar profissões em inglês e português.
Atividade 2: Colorir a imagem que representa o Mushroom Kingdom (pausa ativa e reforço visual).
Atividade 3: Assinalar a alternativa que melhor representa a imagem (interpretação).

Corrija oralmente junto com os alunos.

4. Encerramento da aula
(10 minutos)
Faça uma retomada oral do texto e das profissões.
Explique que na próxima aula eles vão aprender como construir frases no Simple Present, especialmente na terceira pessoa (he, she, it).

Deixe uma pergunta na lousa para pensar:
“Why do we add S in English for He, She, It?”

Aula 2 – 50 minutos

1. Retomada e explicação gramatical
(15 minutos)

Na lousa, escreva:
I / YOU / WE / THEY → verbo normal
HE / SHE / IT → verbo + S

Explique:
Quando falamos de he, she ou it, ou seja, ele, ela ou isso, o verbo no presente ganha um S no final.

Exemplos na lousa:
I play – He plays
I watch – She watches
I eat – Mario eats
I help – He helps
I fight – Mario fights
I save – He saves

Regras especiais:
Verbo terminado em -ch, -sh, -x, -s, -o → +ES
Ex: watch → watches

Verbo terminado em consoante + y → troca o Y por I + ES
Ex: study → studies

Peça aos alunos que copiem essas regras no caderno.

2. Atividades práticas
(25 minutos)

Atividade 4: Verdadeiro ou falso (revisão de compreensão do texto).
Atividade 5: Complete as frases com o verbo no Simple Present (he).
Atividade 6: Organize as frases em inglês e depois traduza para o português.

Corrija com os alunos após cada questão, retomando sempre a regra do S na terceira pessoa.

3. Encerramento da aula
(10 minutos)

Faça perguntas orais para fixação:
“What does Mario do every day?” → He wakes up. He eats mushrooms. He helps Princess Peach...”

Peça que os alunos falem frases com outros sujeitos também (I, you, we, they) para perceberem a diferença na conjugação.

Parabenize os alunos e finalize reforçando:
Remember: for He, She, It → verb + S!”

Comentários