Tirinha em inglês 8º e 9ºanos - Cultura da língua inglesa - Shakespeare “To be or not to be”

 

Esta atividade propõe a leitura e interpretação de uma tirinha em língua inglesa que envolve elementos culturais da obra de William Shakespeare. A partir da observação do humor presente na linguagem e das referências literárias, os alunos desenvolvem competências de leitura, vocabulário, compreensão de expressões idiomáticas e reflexões sobre o uso criativo da língua. A atividade também explora o uso de contrações como “Where’s” e estimula o reconhecimento de trocadilhos ligados à célebre frase “To be or not to be”.

PÚBLICO ALVO:
O público-alvo indicado para essa atividade é para alunos do 8º e 9º anodo Ensino Fundamental II.

JUSTIFICATIVA:
Os alunos já têm maturidade para reconhecer referências culturais e literárias, como Shakespeare e Romeu e Julieta.

A atividade trabalha interpretação de texto, vocabulário e gramática básica, com apoio da língua portuguesa — ideal para esse nível de proficiência.

O uso de uma tirinha com humor sutil e trocadilho linguístico exige um nível intermediário de leitura e compreensão, que se alinha ao desenvolvimento esperado entre 13 e 15 anos de idade.

A reflexão sobre linguagem e cultura estrangeira está de acordo com os objetivos da BNCC para Língua Inglesa no Ensino Fundamental II: ampliar repertório cultural, compreender gêneros diversos e interagir com diferentes formas de comunicação.

Receber atividade por e-mail

Comentários