Verbo modal CAN - Plano de aula breve para 6ºano


Plano de aula: verbo modal CAN
Turma: 6º ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Tema: O que você consegue fazer?
Foco: Escrita guiada e contextualizada
Objetivo: Compreender e usar o verbo modal CAN em frases afirmativas e negativas para falar sobre habilidades pessoais, com apoio da língua portuguesa.

ETAPA 1
Levantamento de conhecimentos prévios (5 min)

Na lousa:
"O que você consegue fazer muito bem? Escreva em português 3 coisas que você sabe fazer."

Exemplo: desenhar, correr, cantar
Depois, pergunte: Como será que dizemos isso em inglês?
Escreva: What can you do?
E relacione algumas respostas em inglês:
draw (desenhar), sing (cantar), run (correr), swim (nadar), cook (cozinhar), dance (dançar), play (jogar ou tocar instrumento)

ETAPA 2
Leitura e observação (7 min)

Escreva na lousa ou leia com os alunos o texto abaixo:
Hi! My name is Lucas. I’m 11 years old and I live in Brazil. I love music and sports. I can play the guitar and I can sing very well. I can also swim and run fast. But I can’t dance and I can’t cook. What about you? What can you do?

Tradução com apoio:
Olá! Meu nome é Lucas. Tenho 11 anos e moro no Brasil. Eu amo música e esportes. Eu sei tocar violão e cantar muito bem. Também sei nadar e correr rápido. Mas eu não sei dançar e não sei cozinhar. E você? O que você consegue fazer?

Tarefa escrita:
Sublinhe as frases com CAN e CAN’T.
Escreva no caderno uma frase do texto que você entendeu.

ETAPA 3
Explicação guiada do conteúdo (5 min)

Na lousa, escreva e explique:
✅ CAN = pode / sabe / consegue fazer algo
Ex: I can draw. (Eu sei desenhar)

CAN’T = não pode / não sabe / não consegue fazer algo
Ex: I can’t dance. (Eu não sei dançar)

Estrutura:
Sujeito + can/can’t + verbo no infinitivo (sem “to”)
Não conjuga o verbo! Ex: He can swim (correto) / He cans swim (errado)

ETAPA 4
Tarefa 1:
 Complete as frases (8 min)

Use os verbos: cook, swim, run, sing, play

I can __________.

She can __________.

They can __________.

He can __________.

We can __________.

📌 Apoio na lousa:
cook = cozinhar / swim = nadar / run = correr / sing = cantar / play = jogar ou tocar

ETAPA 5
Tarefa 2: 
Transforme em negativa (8 min)
Use can’t para escrever as frases abaixo na forma negativa:

I can dance → ____________________

He can swim → ____________________

We can play soccer → ____________________

ETAPA 6
Tarefa Final: 
Produção criativa (15 min)

Escreva na lousa:
Escreva 2 frases sobre você usando CAN e CAN’T. Depois, faça um desenho representando a frase afirmativa.

📌 Exemplo:
I can play the guitar.
I can’t cook.
Os alunos devem desenhar a frase afirmativa e escrever as duas frases no caderno ou em uma folha.

Encerramento (2 min)
Finalize dizendo:
“Cada pessoa tem habilidades diferentes. Saber expressar o que conseguimos fazer em inglês é um passo para nos apresentarmos melhor para o mundo!”

Comentários