Artigo de opinião em inglês - Ensino médio - Conjunções - First conditional - Why we must protect our forests

  

Esta atividade de língua inglesa é baseada em um artigo de opinião com o tema “Why We Must Protect Our Forests”. Por meio da leitura e interpretação do texto, os alunos desenvolvem vocabulário, analisam a estrutura do gênero textual, identificam opiniões, argumentos, conjunções e estruturas gramaticais como o First Conditional. As questões combinam compreensão, reflexão crítica e prática linguística, com apoio da língua portuguesa.

SUGESTÃO DE APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Apresente a proposta da aula e o tema do texto, explicando que se trata de um artigo de opinião — um gênero em que o autor defende um ponto de vista com argumentos e exemplos.

Questão 1:
Entregue o texto e oriente os alunos a fazer a primeira leitura de forma autônoma, anotando palavras conhecidas e cognatos.
Incentive-os a inferir o assunto geral do texto antes de qualquer explicação.
Após o tempo de leitura, converse coletivamente sobre as hipóteses levantadas e só depois explique o sentido geral do texto.

Questão 2:
Oriente os alunos a procurar no texto os verbos indicados.
Eles devem grifar o verbo e o complemento, depois copiar e sugerir o significado em português.
Circule pela turma auxiliando nas deduções.

Questões 3 a 7:
Trabalhe as questões de compreensão literal e inferencial.
Peça que os alunos localizem no texto os trechos que justificam as respostas e grifem as evidências.
Destaque o uso de conectores como but e although, explicando suas funções.

Questão 8:
Apresente o First Conditional como estrutura usada para prever consequências futuras.
Mostre o modelo e deixe que formem frases com as palavras fornecidas, relacionando com o tema ambiental.

Questão 9:
Oriente os alunos a identificar a opinião com a qual o autor discorda e justificar em português.

Questão 10:
Peça que identifiquem os exemplos de ações positivas citadas no texto e escolham a alternativa correta.
Reforce a importância de conectar ideias e exemplos ao argumento principal.

Questão 11:
Mostre como o autor usa although para expressar contraste e esperança na conclusão.
Discuta brevemente o sentido de perseverança diante das dificuldades ambientais.

Questão 12:
Proponha a produção final em português, pedindo que cada aluno escreva um pequeno parágrafo opinando se é possível crescer economicamente sem destruir o meio ambiente.
Valorize a clareza, coerência e justificativa da opinião.

Encerramento:
Promova um momento de compartilhamento das ideias dos alunos, comparando as opiniões deles com a do autor.
Conclua destacando a importância de ler para compreender, refletir e formar opinião crítica sobre temas atuais.

GABARITO

QUESTION 1
Resposta Pessoal.
Espera-se que o aluno identifique o tema principal: a importância de proteger as florestas e o meio ambiente, e compreenda que o texto apresenta argumentos para conciliar desenvolvimento com preservação.

QUESTION 2
Respostas esperadas:

CUT – cut the trees → cortar as árvores

LOSE – lose their homes / lose natural beauty and important resources →
perder seus lares / perder belezas naturais e recursos

PROTECT – protect our forests → proteger nossas florestas

FIND – find good solutions → encontrar boas soluções

QUESTION 3 
(D) are necessary

QUESTION 4
(B) Que as florestas são fundamentais por seus benefícios à vida e à natureza.
Justificativa: “Forests are very important for our planet. They give us clean air and help control the climate.”

QUESTION 5
(C) Que perdemos belezas naturais e recursos importantes.

QUESTION 6 
(C) Devemos proteger as florestas porque elas são essenciais para a vida.

QUESTION 7
(C) Indicar uma oposição entre as duas partes da frase.

QUESTION 8 
Exemplos de frases esperadas:
If we cut trees, we will lose air.
If we throw trash in the river, we will get sick.
If we protect animals, they will not die.
If we save water, we will help the environment.
Variações são possíveis desde que sigam a estrutura correta.

QUESTION 9 
Opinião apresentada: Que o desenvolvimento é mais importante do que a natureza.
O autor discorda. Ele acredita que é possível crescer e, mesmo assim, proteger o meio ambiente.
Justificativa esperada: “I disagree because we can grow our cities and still protect the environment.”

QUESTION 10
(B) Usar materiais recicláveis, plantar novas árvores e criar leis contra queimadas ilegais.

QUESTION 11
(A) Que, mesmo sendo difícil, é importante fazer algo para proteger a natureza.

QUESTION 12
Resposta Pessoal.
Espera-se que o aluno defenda sua opinião com argumentos coerentes, demonstrando compreensão do texto. Exemplo de resposta esperada:

Sim, eu concordo com o autor. Podemos desenvolver as cidades de forma sustentável, usando materiais recicláveis, criando leis ambientais e preservando áreas verdes. Assim, protegemos a natureza e melhoramos a qualidade de vida.

Comentários