Atividade sobre diversidade e inclusão em inglês para 6ºano

  

A atividade "Everyone Fits in Here!" foi planejada para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, integrando o ensino da língua inglesa com temas essenciais como diversidade, inclusão e respeito às diferenças. Por meio de observações visuais, vocabulário bilíngue acessível e atividades criativas com monstros coloridos, os alunos são incentivados a identificar sentimentos, cores, tamanhos e características físicas em inglês, além de refletir sobre como cada pessoa é única e importante no coletivo.

Com base em imagens, tabelas, pintura, escrita guiada e produção artística, a proposta desenvolve habilidades de leitura, interpretação e produção textual em inglês com apoio do português, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e significativo. A construção do mural coletivo com peças de quebra-cabeça desenhadas pelos próprios alunos representa visualmente a ideia de que todos têm seu lugar e valor. Essa atividade fortalece a autoestima, o senso de pertencimento e o respeito à diversidade, ao mesmo tempo em que consolida o vocabulário e estruturas básicas da língua inglesa de forma lúdica e significativa.

GABARITO

TASK 2 – Tradução das palavras
BIG – grande
SMALL – pequeno
COLORFUL – colorido
TALL – alto
SHORT – baixo
FUNNY – engraçado
STRANGE – estranho
HAPPY – feliz
SAD – triste
FRIENDLY – amigável
MEDIUM – médio
SIMILAR – semelhante
EYES – olhos
MOUTH – boca
ARMS – braços
HEAD – cabeça
NOSE – nariz
HAIR – cabelo

TASK 3 – Descrições dos monstros
Sugestões, respostas dos alunos podem variar.

MONSTER 1
Name: Blinky
Color: red
Eyes: one eye
Arms: two arms
Feeling: happy
Size: small

MONSTER 2
Name: Zog
Color: blue and orange
Eyes: three eyes
Arms: four arms
Feeling: scared
Size: medium

MONSTER 3
Name: Mimo
Color: yellow and brown
Eyes: two eyes
Arms: no arms
Feeling: silly
Size: tall

TASK 4 – Reflexão sobre diversidade
Sugestão de resposta:
A imagem mostra que, na uniformidade, todos são iguais, enquanto na diversidade cada um é único e especial. Eu prefiro a diversidade, porque cada pessoa tem seu jeito de ser e isso torna tudo mais interessante e bonito.

TASK 6 – Interpretação do texto descritivo

1.
B) Three

2.
Happy and friendly

3.
Porque tem três olhos e uma boca aberta com dentes pequenos.
Justificativa em inglês: “It has three eyes and an open mouth with small teeth.”

4.
B) He is tall and has two smiling mouths

5.
B) Light green, blue and pink

FINAL TASK – Reflexões e produção

1.
C) Ter características, jeitos ou gostos que não são iguais aos dos outros.

2.
Resposta pessoal – esperar atitudes de respeito, amizade ou curiosidade positiva.
Exemplo: Sim, meu amigo tem outro estilo de cabelo e gosta de músicas diferentes, mas nos damos bem e respeitamos as diferenças.

3.
Resposta pessoal – estimular empatia e convivência.
Exemplo: Porque cada pessoa tem seu jeito, e respeitar isso torna o mundo mais justo e feliz.

4.
Resposta pessoal.
Exemplo: Sim. Um colega estava sozinho e chamei para brincar comigo.

5.
Exemplo de resposta esperada em inglês (para orientar correção):
My piece is blue.
It is happy.

Comentários