Esta atividade desenvolve habilidades de forma progressiva e integrada, com foco no vocabulário de alimentos. Ela propõe uma sequência de tarefas que trabalham diferentes competências de maneira articulada: vocabulário (TASK 1), leitura e localização de palavras em um caça-palavras (TASK 2), classificação entre frutas e vegetais (TASK 3), e uso adequado de estruturas gramaticais com how much e how many (FINAL TASK). Ao final, os alunos representam visualmente os alimentos por meio de desenho, pintura e escrita, promovendo o fortalecimento do vocabulário aprendido. Há uma integração clara entre as atividades, pois os mesmos itens são reconhecidos, utilizados em frases e expressos artisticamente, o que contribui para a fixação do conteúdo de forma significativa.
Observação:
Na tarefa final há um quadro ilustrando o uso de How many e How much. Esse conteúdo não é aprofundado nesta atividade, mas foi colocado de forma proposital apenas para ilustrar a diferença entre eles. Aproveite essa ilustração para chamar a atenção dos alunos, escreva na lousa um exemplo simples de cada e faça uma breve explicação:
Na tarefa final há um quadro ilustrando o uso de How many e How much. Esse conteúdo não é aprofundado nesta atividade, mas foi colocado de forma proposital apenas para ilustrar a diferença entre eles. Aproveite essa ilustração para chamar a atenção dos alunos, escreva na lousa um exemplo simples de cada e faça uma breve explicação:
How many eggs? 🥚
(algo que podemos contar)
(algo que podemos contar)
How much milk? 🥛
(algo que não podemos contar)
(algo que não podemos contar)
Passo a passo para aplicação da atividade
Apresente o tema da aula: explique aos alunos que eles vão aprender e praticar vocabulário de alimentos em inglês, além de usar perguntas com how much e how many.
TASK 1: mostre a imagem com os alimentos e peça que os alunos circulem, no banco de palavras, apenas os que aparecem na imagem.
TASK 2: oriente os alunos a encontrar essas palavras no caça-palavras e pintá-las com cores diferentes para facilitar a visualização.
TASK 3: peça aos alunos que escolham 3 frutas e 3 vegetais da lista e escrevam seus nomes na tabela, reforçando a classificação do vocabulário.
FINAL TASK: explique a diferença entre how much (incontável) e how many (contável), usando exemplos simples.
Em seguida, os alunos devem reorganizar as palavras das frases embaralhadas para formar perguntas corretas.
Após isso, devem desenhar cada alimento mencionado, pintar e escrever o nome em inglês.
Fechamento: revise oralmente com a turma as perguntas formadas e os nomes dos alimentos em inglês, incentivando a leitura e a pronúncia.
GABARITO
TASK 1
✅ Presentes na imagem:
CARROT
APPLE
STRAWBERRY
CORN
MILK
LETTUCE
BREAD
WATER
ORANGE
CHEESE
BANANA
EGGPLANT
RICE
WATERMELON
PEAR
❌ Não aparecem na imagem:
CHOCOLATE
EGG
CAKE
MEAT
FISH
JUICE
SUGAR
TASK 2
Caça-palavras
TASK 3
Exemplo de preenchimento da tabela
Exemplo de preenchimento da tabela
FRUITS
banana
apple
strawberry
VEGETABLES
carrot
lettuce
corn
Outras respostas corretas também são válidas, desde que as palavras estejam no banco original e apareçam na imagem.
FINAL TASK
1️⃣ How much are the apples? 🍎
2️⃣ Do you have bread? 🥖
3️⃣ Where is the rice? 🍚
4️⃣ How much is the sugar? 🍬

Comentários
Postar um comentário