How many e how much - Alimentos - Caça-palavras - Atividade 6ºano

 


Esta atividade desenvolve habilidades de forma progressiva e integrada, com foco no vocabulário de alimentos. Ela propõe uma sequência de tarefas que trabalham diferentes competências de maneira articulada: vocabulário (TASK 1), leitura e localização de palavras em um caça-palavras (TASK 2), classificação entre frutas e vegetais (TASK 3), e uso adequado de estruturas gramaticais com how much e how many (FINAL TASK). Ao final, os alunos representam visualmente os alimentos por meio de desenho, pintura e escrita, promovendo o fortalecimento do vocabulário aprendido. Há uma integração clara entre as atividades, pois os mesmos itens são reconhecidos, utilizados em frases e expressos artisticamente, o que contribui para a fixação do conteúdo de forma significativa.

Observação:
Na tarefa final há um quadro ilustrando o uso de How many e How much. Esse conteúdo não é aprofundado nesta atividade, mas foi colocado de forma proposital apenas para ilustrar a diferença entre eles. Aproveite essa ilustração para chamar a atenção dos alunos, escreva na lousa um exemplo simples de cada e faça uma breve explicação:

How many eggs? 🥚
(algo que podemos contar)

How much milk? 🥛
(algo que não podemos contar)

Passo a passo para aplicação da atividade 
Apresente o tema da aula: explique aos alunos que eles vão aprender e praticar vocabulário de alimentos em inglês, além de usar perguntas com how much e how many.

TASK 1: mostre a imagem com os alimentos e peça que os alunos circulem, no banco de palavras, apenas os que aparecem na imagem.

TASK 2: oriente os alunos a encontrar essas palavras no caça-palavras e pintá-las com cores diferentes para facilitar a visualização.

TASK 3: peça aos alunos que escolham 3 frutas e 3 vegetais da lista e escrevam seus nomes na tabela, reforçando a classificação do vocabulário.

FINAL TASK: explique a diferença entre how much (incontável) e how many (contável), usando exemplos simples.
Em seguida, os alunos devem reorganizar as palavras das frases embaralhadas para formar perguntas corretas.
Após isso, devem desenhar cada alimento mencionado, pintar e escrever o nome em inglês.

Fechamento: revise oralmente com a turma as perguntas formadas e os nomes dos alimentos em inglês, incentivando a leitura e a pronúncia.

GABARITO

TASK 1 
✅ Presentes na imagem:
CARROT
APPLE
STRAWBERRY
CORN
MILK
LETTUCE
BREAD
WATER
ORANGE
CHEESE
BANANA
EGGPLANT
RICE
WATERMELON
PEAR

❌ Não aparecem na imagem:
CHOCOLATE
EGG
CAKE
MEAT
FISH
JUICE
SUGAR

TASK 2 
Caça-palavras

TASK 3 
Exemplo de preenchimento da tabela
FRUITS
banana
apple
strawberry

VEGETABLES
carrot
lettuce
corn

Outras respostas corretas também são válidas, desde que as palavras estejam no banco original e apareçam na imagem.

FINAL TASK 
1️⃣ How much are the apples? 🍎
2️⃣ Do you have bread? 🥖
3️⃣ Where is the rice? 🍚
4️⃣ How much is the sugar? 🍬

Comentários