Atividade de inglês sobre consumo consciente / sustentabilidade - Plano de aula para 7º e 8º anos - How to be a more conscious consumer

  

Este plano de aula tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a consciência sobre o consumo responsável, ao mesmo tempo em que amplia o vocabulário em inglês de forma prática e significativa. A proposta busca aproximar a aprendizagem da realidade dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre atitudes sustentáveis e a expressá-las em uma segunda língua.

Ao longo da aula, os alunos aprendem novas expressões em inglês relacionadas ao tema do consumo consciente, treinam a associação entre palavras e significados em português e praticam a produção de frases curtas e simples. Além disso, a atividade final possibilita que eles transformem o conhecimento adquirido em um produto visual — o pôster — no qual aplicam o vocabulário em um contexto criativo e coletivo.

Outro ponto importante é a praticidade da proposta. Por ser uma aula pensada para acontecer apenas com a lousa, o caderno e os materiais básicos do aluno, ela dispensa recursos impressos. Isso garante que o professor possa aplicar a atividade em qualquer contexto escolar, mesmo em turmas sem acesso a recursos tecnológicos ou materiais extras. Essa simplicidade não reduz a qualidade da aprendizagem; pelo contrário, favorece a participação ativa, a interação entre professor e estudantes e a construção colaborativa do conhecimento.

Assim, o plano de aula alia conteúdo de relevância social, prática de língua inglesa e metodologia acessível, reforçando que atividades significativas podem ser desenvolvidas de forma eficiente e criativa mesmo com recursos limitados.

Our planet gives us so much, but we’re using more than it can provide. By choosing sustainable products, reducing waste, and being mindful of how we consume, we can protect our resources and reverse the harm we’ve caused. Every choice counts! ♻️

Etapa 1 – Levantamento de conhecimento prévio
Escreva na lousa a pergunta: “What is a conscious consumer?”
Faça uma breve roda de conversa em português com os alunos.
Pergunte: O que vocês acham que significa ser um consumidor consciente?
Pergunte: O que podemos fazer no dia a dia para consumir de forma mais responsável?
Pergunte: Comprar coisas que não precisamos é consumo consciente? Por quê?
Pergunte: O que acontece quando usamos muito plástico ou desperdiçamos comida?

Possíveis respostas: “É pensar antes de comprar.” / “É reciclar o lixo.” / “É não gastar dinheiro com coisas desnecessárias.” / “É ajudar o meio ambiente.” / “É dar preferência para produtos locais.” 
Quando usamos muito plástico, ele acaba indo para os aterros sanitários ou para os oceanos, poluindo a água e colocando os animais em risco. Já o desperdício de comida aumenta a produção de lixo e contribui para a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente.

Anote na lousa as ideias trazidas e construa uma nuvem de ideias coletivamente.
Peça para os alunos registrarem no caderno o título da aula e a nuvem de ideias construída.

Etapa 2 – Vocabulário 
Escreva na lousa todas as traduções em português, fora de ordem:
comprar de segunda mão
reduzir embalagens
vender roupas que não usa mais
fazer escolhas conscientes ao viajar
apoiar comércios locais
escolher produtos feitos de forma ética

Escreva também na lousa as frases em inglês:
Reduce packaging
Choose ethically made products
Support neighbourhood businesses
Sell your unwanted clothes
Buy secondhand
Make mindful choices when you travel

Peça para os alunos copiarem no caderno as frases em inglês e, consultando o banco de palavras em português escrito na lousa, anotarem ao lado a tradução correta.

Etapa 3 – Produção do material
Divida os alunos em grupos.
Peça para cada grupo criar um mini-pôster ilustrado
Oriente os grupos a desenhar ou esquematizar na folha de sulfite ou em cartolina:
  • um círculo dividido em partes,
  • cada parte com um conselho em inglês e tradução em português, se necessário, acompanhado de uma imagem simples.
Dê embasamento para que os alunos possam escrever em inglês:
Mostre exemplos prontos na lousa, como:

I can recycle plastic. 
Eu posso reciclar plástico.

I buy secondhand clothes. 
Eu compro roupas de segunda mão.

We support local shops. 
Nós apoiamos lojas locais.

Explique que eles podem usar o vocabulário da Etapa 2 para formar frases curtas e simples, seguindo os modelos.
Peça para cada grupo apresentar brevemente seu pôster para a turma.

Comentários