A atividade tem como objetivo desenvolver a leitura em inglês com apoio do português, ampliar o vocabulário bilíngue e estimular a interpretação crítica sobre a importância dos povos indígenas. O público-alvo são alunos do 9ºano e do Ensino Médio, já que o texto é acessível, mas permite discussões mais profundas. Pedagogicamente, a proposta integra compreensão textual, gramática, vocabulário e reflexão sociocultural, além de incluir tarefas lúdicas e visuais, o que favorece o aprendizado ativo e significativo. Trata-se de uma atividade adaptada para alunos com dificuldades, que conta com o apoio da língua portuguesa para facilitar a compreensão.
GABARITO
TASK 1
Grifar no texto as palavras do glossário.
TASK 2
C) Povos indígenas
Trecho: “Indigenous peoples are the first inhabitants of Brazil.”
TASK 3
D) Cada grupo
TASK 4
C) Cada grupo tem sua própria língua, costumes e tradições.
TASK 5
Legendas corretas:
HANDICRAFTS → Artesanato
MUSIC → Música
BODY PAINTING → Pintura corporal
FESTIVALS → Festivais
TASK 6
B) O cacique
Trecho: “the cacique is the political leader”
TASK 7
1. Word Hunt:
invasions – diseases – violence
2.
(C) Violência
(A) Invasões
(B) Doenças
3.
B) Pela preservação de suas línguas e culturas
TASK 8
A) Continuidade, acrescentando uma informação extra.
Tradução correta: Além disso
TASK 9
C) Florestas e rios
Trecho: “helping to preserve forests and rivers”
TASK 10
A) Eles ajudam a proteger florestas, rios e também mantêm vivas suas línguas e tradições.
Justificativa: resposta pessoal do aluno em português, com base no texto.
.jpg)



Comentários
Postar um comentário