Adjetivos em inglês - Atividade 6º e 7ºanos - Filme Zootopia - Aula lúdica com jogo e brincadeira para alunos com dificuldades

 

ETAPA 1 
Inicie a aula conversando rapidamente sobre Zootopia, lembrando aos alunos que é um filme muito conhecido e que aborda temas importantes como conviver com as diferenças, acreditar nos próprios sonhos e superar desafios. Diga que nesta aula irão utilizar o universo do filme para aprender alguns adjetivos em inglês.

In Zootopia, every animal is different.
Em Zootopia, cada animal é diferente.

ETAPA 2 
Escreva na lousa a lista de adjetivos abaixo.
Instrua os alunos a registrarem no caderno ou apenas consultarem a lousa durante os exercícios, conforme seu objetivo pedagógico e o tempo disponível.

ADJETIVOS:
small – pequeno
brave – corajoso
funny – engraçado
big – grande
kind – gentil
slow – lento
strong – forte
fast – rápido
smart – inteligente

Em seguida,  conduza um jogo de palpite (erro e acerto).

Diga em voz alta:
Which adjective describes Judy Hopps?
Qual adjetivo descreve a Judy Hopps?

Os alunos dão palpites, tentando adivinhar.
Responda apenas YES ou NO até alguém acertar.

Repita com:
Which adjective describes Flash the sloth?
Qual adjetivo descreve o bicho-preguiça Flash?

Which adjective describes Nick Wilde?
Qual adjetivo descreve o Nick Wilde?

No final, confirme as respostas corretas e siga para a próxima etapa.
Depois da brincadeira, confirme brevemente:

Judy → brave, smart, small
Flash → slow, funny
Nick → smart, funny

ETAPA 3 
Peça aos alunos que desenhem um quadrado 3x3 no caderno.
Eles devem preencher cada espaço com um adjetivo da lista (9 adjetivos no total).

Depois, leia pistas como por exemplo:

Judy Hopps corre muito rápido.
Resposta para marcar no bingo: fast

A Judy também é muito corajosa.
Resposta: brave

O Flash, o bicho-preguiça, é bem devagar.
Resposta: slow

O Nick é um personagem esperto.
Resposta: smart

O Nick também é engraçado.
Resposta: funny

O chefe de polícia é muito forte.
Resposta: strong

A Judy é pequena em comparação com outros animais.
Resposta: small

Os elefantes de Zootopia são grandes.
Resposta: big

A Sra. Otterton é muito gentil.
Resposta: kind

Os alunos marcam um X no adjetivo correspondente.
O primeiro a completar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) grita:

ZOOTOPIA!

ETAPA 4
Prepare tiras de papel com adjetivos e personagens, por exemplo:

brave – Judy
smart – Nick
slow – Flash
strong – Chief Bogo
kind – Mrs. Otterton
big – elephant

Cole uma tira nas costas de cada aluno, sem que ele veja.
Os colegas devem dar pistas mesclando português com apenas 1 palavra em inglês — o adjetivo ou o papel do personagem.
Assim, o aluno entende o contexto, mas pratica inglês.

Modelos de pistas possíveis:
Você é muito brave.
Você é bem smart.
Você é slow… devagar.
Você é funny, sempre engraçado(a).
Você é big… bem grande.
Você é kind, muito gentil.
Você trabalha como police officer.
Você é strong.
Você é small.

Como o aluno tenta adivinhar?
O aluno também pode responder misturando português + inglês simples, por exemplo:
Eu sou Judy?
Eu sou brave?
Eu sou o Flash?
Eu sou smart?
Eu sou Nick?

ETAPA 5
Escreva na lousa e peça aos alunos que completem no caderno, usando os adjetivos da lista:
Judy is ________.
Flash is ________.
Nick is ________.

Eles escolhem qualquer adjetivo compatível.

Comentários