Questões de vestibular com quadrinhos em inglês PEANUTS - CHARLES SCHULZ


(UEL -2009)

1) Inicialmente, Lucy supõe que a borboleta amarela é uma:
a) enorme borboleta africana.
b) borboleta incomum naquela época do ano.
c) borboleta comum naquelas redondezas.
d) borboleta que tem que ser observada.
e) borboleta rara no Brasil.

2) A comicidade presente no último quadrinho se deve ao fato de Lucy:
a) saber que a batata frita veio do Brasil.
b) constatar que não existem borboletas amarelas no Brasil.
c) estar convencida de que se trata mesmo de uma borboleta.
d) achar as batatas fritas brasileiras diferentes das americanas.
e) não querer abrir mão de seu argumento inicial.

GABARITO
B | E

Esta atividade visa desenvolver a compreensão leitora em inglês, com suporte da língua portuguesa, por meio de textos reais e multimodais - uma postagem em rede social e um quadrinho humorístico.
Ela apresenta temas atuais — como segurança digital e tecnologia — e promove uma abordagem crítica e reflexiva.
O aluno é levado a interpretar e analisar diferentes linguagens, reconhecendo humor e ironia como formas de crítica social.
Ao relacionar textos em inglês e português, ele amplia vocabulário, identifica estruturas gramaticais em contexto e infere significados com base em glossário e elementos visuais.
Mais que traduzir palavras isoladas, o estudante aprende a compreender o propósito comunicativo dos textos — identificando mensagem, tom (crítico ou humorístico) e contexto de produção.
Além disso, a proposta estimula a escrita e argumentação, convidando-o a refletir sobre o papel do humor na crítica de problemas sociais.
Destina-se a alunos do 8º e 9º anos, mas também pode ser aplicada no Ensino Médio, especialmente em turmas que desenvolvem leitura crítica e interpretação de textos multimodais em inglês.

Comentários

  1. Nossa!!! que maravilha de atividades. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Thank you.

    ResponderExcluir

Postar um comentário