I – INTRODUÇÃO
Nesta sequência didática, enfocamos o gênero capa de revista. As tarefas propostas objetivam levar os estudantes a observarem o caráter multimodal desse gênero, analisando suas características, bem como as relações entre as linguagens verbal e não verbal. Desse modo, poderão constatar que os diferentes elementos são articulados em função do tema da revista, do título, dos assuntos das matérias – sobretudo a da principal –, com o propósito de configurar um layout visualmente atrativo para chamar a atenção do leitor.
Dependendo do contexto da escola e do perfil dos estudantes, pode ser que eles não tenham contato com revistas impressas. Se esse for o caso, pode ser apropriado, antes de apresentar as capas de revista em inglês, mostrar algumas publicações em português.
II – METODOLOGIA
AULA 1
A – O que você deve preparar para a aula 1
1 – Capas de revistas em inglês, de diferentes tipos, para projetar na sala de aula.
2 – Uma revista em inglês, impressa ou digital, para explorar a capa e um texto contido nela (se possível, o da manchete principal).
3 – Cópias da capa dessa revista e do texto selecionado para distribuir entre os estudantes.
Se a revista for digital e houver possibilidade de acesso à internet, em vez das cópias, é mais interessante que os estudantes vejam a revista on-line.
O trabalho está previsto para ser realizado em grupos.
4 – Questões para os grupos discutirem sobre a capa e o texto.
Você pode seguir as sugestões apresentadas na próxima seção ou adaptá-las conforme o perfil dos estudantes e os recursos disponíveis.
B – Desenvolvimento da aula 1
1 – Fazer uma breve introdução da atividade, explicando aos estudantes como será realizada.
2 – Mostrar capas de diferentes revistas em inglês e pedir aos estudantes que as observem.
O propósito é que os estudantes relacionem as imagens e as manchetes presentes na capa com o assunto e o título da revista. Por essa razão, é importante mostrar revistas variadas, contemplando temas como: atualidades, ciência, culinária, economia, esportes, fotografia, música, natureza, política, saúde, tecnologia, turismo, moda etc.
3 – Fazer perguntas que levem os estudantes a analisar os diversos elementos das capas de revista, observando atentamente as imagens, o tipo e o tamanho das letras, as cores, o título, as manchetes (a principal e as secundárias) e demais informações, de modo a identificar aspectos do layout das capas que criam uma identidade visual para cada revista.
4 – Escolher três ou quatro capas entre as apresentadas e pedir aos estudantes que verifiquem a relação entre o tema da revista e os assuntos das manchetes, bem como o possível público-alvo.
5 – Organizar a turma em grupos e distribuir as capas e o texto, ou pedir que acessem a revista na internet; entregar as questões para discussão.
Sugestões:
Discover Magazine, edição de abril de 2018.
Disponível em: <http://discovermagazine.com/2018/apr>.
Disponível em: <http://discovermagazine.com/2018/apr>.
Can CRISPR Feed the World?
Disponível em: <http://discovermagazine.com/2018/apr/can-crispr-feed-the-world>.
Disponível em: <http://discovermagazine.com/2018/apr/can-crispr-feed-the-world>.
** Como o texto é longo, sugerimos selecionar os parágrafos iniciais para a leitura.
As questões devem orientar a análise dos elementos da capa, como indicado no passo 3 desta seção, e chamar a atenção para a relação entre a imagem e a manchete principal da revista. Quanto ao texto, as questões devem privilegiar estratégias de compreensão global e seletiva. É importante que os estudantes possam verificar informações contidas nos parágrafos selecionados que se vinculam diretamente ao título da matéria.
6 – Fazer uma discussão aberta para que os grupos compartilhem suas respostas.
Esse momento deve propiciar a construção coletiva de conhecimentos e permitir que as dúvidas sejam esclarecidas.
7 – Apresentar a tarefa para a próxima aula: cada grupo deve planejar a criação de uma revista em inglês.
Os estudantes precisarão:
a – definir o tema da revista e o público para o qual será dirigida.
b – escolher um título para a revista.
c – planejar os assuntos da matéria principal e das matérias secundárias do primeiro número.
d – prever um título para a matéria principal.
e – selecionar uma imagem para ilustrar a matéria principal.
f – fazer um esboço da capa do primeiro número, com o título da revista, a manchete principal e a imagem, explorando recursos visuais.
AULA 2
A – O que você deve preparar para a aula 2
1 – Os recursos necessários para que os estudantes apresentem as capas criadas.
B – Desenvolvimento da aula 2
1 – Fazer uma breve introdução da segunda parte da atividade, explicando como será realizada.
2 – Orientar a apresentação dos grupos.
Cada grupo deve apresentar o que foi planejado, de acordo com o solicitado na aula anterior, e expor a capa criada. Os demais grupos devem fazer comentários, observando principalmente se há coerência entre o tema da revista e os assuntos das manchetes, se a capa tem os elementos próprios do gênero e se tem potencial para atrair a atenção do leitor.
A conclusão da atividade pode ser uma reflexão sobre o trabalho realizado. Os estudantes podem ser estimulados a seguirem com o projeto da revista durante o ano para publicar o primeiro número no final do 4º bimestre.
III – FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO
Marque um X na coluna que retrata melhor o que você sente ao responder a cada questão.
IV – AVALIAÇÃO FORMATIVA
1. Critérios para acompanhamento da aprendizagem
– Observar o envolvimento dos estudantes na realização das tarefas solicitadas.
– Prever eventuais dificuldades e planejar procedimentos para fazer adaptações na sequência didática.
Questões para o acompanhamento da aprendizagem:
1 – Os estudantes
a – distinguiram os temas das revistas apresentadas com base em informações das capas?
b – observaram atentamente os diversos elementos das capas de revista?
c – analisaram os recursos usados nas capas para conferir identidade visual às revistas?
d – estabeleceram relações entre as linguagens verbal e não verbal?
e – identificaram o propósito do texto da matéria principal da revista e identificaram informações explícitas?
f – usaram critérios consistentes para a criação de uma revista?
g – confeccionaram a capa do primeiro número observando os elementos explorados na primeira aula?
2 – As tarefas propostas foram estratégias produtivas para alcançar o objetivo geral previsto?
3 – Os estudantes participaram da atividade com entusiasmo? Como isso pôde ser constatado?
2. Critério para avaliação do desenvolvimento dos estudantes
Considerando as habilidades a seguir, verifique se os estudantes conseguiram:
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI11) Participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes.
(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
Instrumento para avaliação do desenvolvimento dos estudantes: planejamento de uma revista e confecção do esboço da capa do primeiro número.
V – SUGESTÕES DE FONTES DE PESQUISA PARA O PROFESSOR
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
Referência: Peacemaker - Moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário