3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.
OBJETIVOS GERAIS
Escrever um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e reescrita).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas.
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.
Apresentar um pôster sobre uma viagem dos sonhos.
Perguntar e responder sobre uma viagem usando o futuro (will).
Reconhecer sufixos e prefixos comuns em língua inglesa.
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Produção de textos orais com autonomia.
Revisão de textos com a mediação do professor.
Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas.
Construção de repertório lexical.
Verbos para indicar o futuro.
HABILIDADES:
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
Aula 1
Objetivos específicos
Escrever um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento e produção de rascunho).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas.
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.
Atividade 1: Brainstorming da viagem dos sonhos
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).
Encaminhamento
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo.
Explicar aos/às estudantes que ao longo desta sequência irão produzir um texto sobre a viagem dos seus sonhos.
Fazer no quadro uma tabela com as seguintes divisões: Where / When / Who / What / How / How long.
Perguntar aos/às estudantes qual é o destino da viagem dos sonhos deles/delas. Escrever na coluna Where os nomes de países/cidades que gostariam de conhecer.
Questionar sobre o tipo de lugar (beach, island, hotel, private house, castle, mountains, camping etc.) e sobre como chegariam a ele (coluna How: by plane, boat, car, or more than one type of vehicle).
Indagá-los/as se iriam sozinhos/as ou acompanhados/as e com quem e escrever as respostas na coluna Who.
Perguntar o que fariam no destino dos sonhos (coluna What: eat local food / dance / visit a museum/a park / go to the disco / take a boat ride / buy gifts / visit tourist attractions / make friends / swim / go paragliding / go sightseeing etc.). Quanto mais atividades conseguirem descrever, melhor.
Por fim, orientá-los/as a pensar sobre quanto tempo (coluna How long) gostariam de ficar em cada lugar.
Explicar que devem consultar o dicionário sempre que tiverem dúvidas de vocabulário.
Atividade 2: Planejamento da escrita
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Encaminhamento
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: individualmente.
Escrever as seguintes perguntas no quadro. Explicar aos/às estudantes que deverão copiá-las para organizar as informações antes de escrever a primeira versão do texto.
1. Where will you go on your ideal vacation? What country/city/place?
2. Where will you stay?
3. How will you travel?
4. Who will you go with?
5. What will you do? (no mínimo 3 atividades)
6. What will you be able to taste?
7. How long will you stay there/travel for?
8. What will the weather be like?
9. How will you feel?
Atividade 3: Escrevendo a primeira versão do texto
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).
Encaminhamento
Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: individualmente.
Orientar os/as estudantes a se basear nas respostas completas às perguntas propostas na atividade anterior para escrever a primeira versão do texto. Explicar que poderão começar o texto se apresentando (My name is... and I am a...) e concluir comentando sobre a importância dessa viagem para eles/elas (It will be the best trip of my life / I will be really thrilled to be there etc.).
Ao final da produção, lembrá-los/as de revisar o texto com atenção.
Pedir aos/às estudantes que pesquisem sobre o destino escolhido em jornais, revistas ou na internet, para que possam descrevê-lo munidos/as de mais informações e para que possam selecionar imagens que se relacionem com o seu texto para a confecção de um pôster, posteriormente. Se preferir, pedir que ilustrem o texto com desenhos que caracterizem o destino dos sonhos deles/delas.
Aula 2
Objetivos específicos
Escrever a segunda versão de um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (revisão e edição final).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas.
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.
Atividade 1: Avaliando a sua produção escrita e a dos/as colegas
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).
Encaminhamento
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: estudantes em pares ou trios.
Em pares ou trios, os/as estudantes deverão ler os textos dos/as colegas e anotar, a lápis, quaisquer dúvidas ou problemas que encontrarem. Escrever no quadro as seguintes perguntas para guiar a leitura da turma:
1. O/A colega respondeu a todas as perguntas?
2. Há erros de grafia no texto?
3. O/A colega usou a forma “will” + verbo principal nas sentenças que tratavam do futuro?
4. Você tem alguma dúvida quanto ao conteúdo do texto?
Após lerem os textos uns/umas dos/as outros/as, os/as estudantes darão o feedback para o/a autor/a do texto. O ideal é que o texto seja lido por pelo menos duas pessoas.
Orientá-los/as a consultar o dicionário para esclarecer dúvidas de vocabulário.
Atividade 2: Reescrita do texto
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).
Encaminhamento
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: individualmente.
Monitorar os/as estudantes durante a etapa de reescrita. Orientá-los/as a consultar o dicionário para esclarecer dúvidas de vocabulário.
Caso haja a possibilidade do uso de computadores, propor que façam a revisão da ortografia utilizando a ferramenta de revisão de um programa editor de texto.
Atividade 3: Elaboração de um pôster sobre os destinos dos sonhos da turma
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Canetas hidrocor ou lápis de cor.
½ cartolina / papel kraft / papel A3.
Recortes e/ou desenhos sobre os destinos.
Cola ou fita adesiva.
Atlas escolar.
Encaminhamento
Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: individual ou em pequenos grupos.
Dizer aos/às estudantes que elaborarão um pôster sobre o destino dos seus sonhos. Eles/Elas poderão trabalhar individualmente ou em pequenos grupos por destino escolhido ou por tipo de viagem (para praia, de aventura etc.).
Os/As estudantes escolherão imagens entre as que recortaram e/ou desenharão para ilustrar seu pôster, escrevendo legenda debaixo delas. Ao final da atividade, deverão expor seus pôsteres na sala.
Aula 3
Objetivos específicos
Apresentar um pôster sobre a viagem dos sonhos.
Perguntar e responder sobre uma viagem usando o futuro (“will”).
Formação de adjetivos.
Atividade 1: Formação de adjetivos
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Encaminhamento
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: estudantes em grupos.
Escrever no quadro os seguintes sentimentos ou estados de ânimo e perguntar à turma quais deles eles/elas vivenciam quando pensam na viagem dos sonhos.
happiness
excitement
worries
anxiety
depression
nervousness
curiosity
fear
Pedir que acrescentem outros.
Perguntar aos/às estudantes quais são os adjetivos correspondentes aos substantivos anteriores.
Questionar como eles/elas responderiam à pergunta: How do you feel when you travel? I feel…
happy
excited
worried
anxious
depressed
nervous
curious
fearful / afraid / fearless
Com o grupo, identificar os sufixos que compõem esses adjetivos: -ness; -ion; -ment; -ous; -ful; -less.
Atividade 2: Apresentação dos pôsteres
Recursos didáticos
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Pôsteres produzidos pelos/as estudantes e/ou grupos na aula anterior.
Encaminhamento
Tempo estimado: 30 a 35 minutos.
Organização: individual ou em grupos.
Os/As estudantes ou grupos deverão apresentar seus cartazes aos/às colegas, em língua inglesa, e eles/elas deverão fazer as seguintes perguntas:
1. Where will you go on your ideal vacation? What country/city/place?
2. Where will you stay?
3. How will you travel?
4. Who(m) will you go with?
5. What will you do? (no mínimo 3 atividades)
6. What will you be able to taste?
7. How long will you stay there/travel for?
8. What will the weather be like?
9. How will you feel?
Acompanhamento das aprendizagens
A atividade a seguir pode ser feita como prática complementar de acompanhamento das aprendizagens dos/as estudantes.
Criação de murais
Propor que os/as estudantes se reúnam com os/as colegas de outras salas do mesmo ano e se agrupem para compor murais de destinos ou tipo de viagem. Deverão afixar suas produções em locais de circulação de pessoas na escola.
Tanto o processo quanto o texto final do mural devem ser considerados na avaliação dessa atividade.
Autoavaliação
A autoavaliação a seguir pode auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que respondam “sim”, “em progresso” ou “não” às questões, por escrito ou oralmente.
Consigo escrever um texto sobre a viagem dos meus sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final)?
Sou capaz de avaliar a minha produção escrita e a de colegas?
Consigo utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões?
Sei apresentar um pôster sobre a viagem dos meus sonhos e responder às perguntas de colegas?
Consigo perguntar e responder sobre uma viagem dos sonhos usando o futuro (will)?
Sou capaz de reconhecer sufixos e prefixos comuns em língua inglesa?
Aferição do desenvolvimento dos/as estudantes
As questões a seguir podem auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que as respondam por escrito ou oralmente:
1. Ao fazer planos para uma viagem dos sonhos, utilizo will?
Respostas pessoais.
2. Produzo textos seguindo estes passos: planejamento, produção, revisão, reescrita?
Respostas pessoais.
Critério de avaliação
Considerando as habilidades a seguir, analisar se os/as estudantes conseguiram:
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
Adorei esses planos de aula! Muito obrigado!
ResponderExcluirGratidão pelo material, difícil encontrar sequências didáticas de inglês
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seu trabalho. Me ajudou muito.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho
ResponderExcluir