31 de março de 2020

Inglês 8ºano - Plano de aula - Futuro simples (will) A dream trip


DURAÇÃO
3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

OBJETIVOS GERAIS
Escrever um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e reescrita).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas. 
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.
Apresentar um pôster sobre uma viagem dos sonhos.
Perguntar e responder sobre uma viagem usando o futuro (will).
Reconhecer sufixos e prefixos comuns em língua inglesa.

OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Produção de textos orais com autonomia.
Revisão de textos com a mediação do professor.
Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas.
Construção de repertório lexical.
Verbos para indicar o futuro. 

HABILIDADES:
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

Aula 1
Objetivos específicos
Escrever um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento e produção de rascunho).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas.
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões. 

Atividade 1: Brainstorming da viagem dos sonhos
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).

Encaminhamento  
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: toda a turma em um único grupo.

Explicar aos/às estudantes que ao longo desta sequência irão produzir um texto sobre a viagem dos seus sonhos.
Fazer no quadro uma tabela com as seguintes divisões: Where / When / Who / What / How / How long. 
Perguntar aos/às estudantes qual é o destino da viagem dos sonhos deles/delas. Escrever na coluna Where os nomes de países/cidades que gostariam de conhecer. 
Questionar sobre o tipo de lugar (beach, island, hotel, private house, castle, mountains, camping etc.) e sobre como chegariam a ele (coluna How: by plane, boat, car, or more than one type of vehicle).
Indagá-los/as se iriam sozinhos/as ou acompanhados/as e com quem e escrever as respostas na coluna Who. 
Perguntar o que fariam no destino dos sonhos (coluna What: eat local food / dance / visit a museum/a park / go to the disco / take a boat ride / buy gifts / visit tourist attractions / make friends / swim / go paragliding / go sightseeing etc.). Quanto mais atividades conseguirem descrever, melhor. 
Por fim, orientá-los/as a pensar sobre quanto tempo (coluna How long) gostariam de ficar em cada lugar.
Explicar que devem consultar o dicionário sempre que tiverem dúvidas de vocabulário.

Atividade 2: Planejamento da escrita
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Encaminhamento  
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: individualmente.

Escrever as seguintes perguntas no quadro. Explicar aos/às estudantes que deverão copiá-las para organizar as informações antes de escrever a primeira versão do texto.

1. Where will you go on your ideal vacation? What country/city/place?
2. Where will you stay?
3. How will you travel?
4. Who will you go with?
5. What will you do? (no mínimo 3 atividades)
6. What will you be able to taste?
7. How long will you stay there/travel for?
8. What will the weather be like?
9. How will you feel? 

Atividade 3: Escrevendo a primeira versão do texto
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).

Encaminhamento  
Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: individualmente.

Orientar os/as estudantes a se basear nas respostas completas às perguntas propostas na atividade anterior para escrever a primeira versão do texto. Explicar que poderão começar o texto se apresentando (My name is... and I am a...) e concluir comentando sobre a importância dessa viagem para eles/elas (It will be the best trip of my life / I will be really thrilled to be there etc.).
Ao final da produção, lembrá-los/as de revisar o texto com atenção.

Pedir aos/às estudantes que pesquisem sobre o destino escolhido em jornais, revistas ou na internet, para que possam descrevê-lo munidos/as de mais informações e para que possam selecionar imagens que se relacionem com o seu texto para a confecção de um pôster, posteriormente. Se preferir, pedir que ilustrem o texto com desenhos que caracterizem o destino dos sonhos deles/delas.

Aula 2
Objetivos específicos
Escrever a segunda versão de um texto sobre uma viagem dos sonhos com o uso de estratégias de escrita (revisão e edição final).
Avaliar a própria produção escrita e a de colegas. 
Utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões.

Atividade 1: Avaliando a sua produção escrita e a dos/as colegas
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).

Encaminhamento  
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: estudantes em pares ou trios.

Em pares ou trios, os/as estudantes deverão ler os textos dos/as colegas e anotar, a lápis, quaisquer dúvidas ou problemas que encontrarem. Escrever no quadro as seguintes perguntas para guiar a leitura da turma:
1. O/A colega respondeu a todas as perguntas?
2. Há erros de grafia no texto?
3. O/A colega usou a forma “will” + verbo principal nas sentenças que tratavam do futuro?
4. Você tem alguma dúvida quanto ao conteúdo do texto?  

Após lerem os textos uns/umas dos/as outros/as, os/as estudantes darão o feedback para o/a autor/a do texto. O ideal é que o texto seja lido por pelo menos duas pessoas.
Orientá-los/as a consultar o dicionário para esclarecer dúvidas de vocabulário.

Atividade 2:  Reescrita do texto
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Dicionários bilíngues português-inglês (impressos ou on-line).

Encaminhamento  
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: individualmente.

Monitorar os/as estudantes durante a etapa de reescrita. Orientá-los/as a consultar o dicionário para esclarecer dúvidas de vocabulário.
Caso haja a possibilidade do uso de computadores, propor que façam a revisão da ortografia utilizando a ferramenta de revisão de um programa editor de texto.

Atividade 3: Elaboração de um pôster sobre os destinos dos sonhos da turma
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Canetas hidrocor ou lápis de cor.
½ cartolina / papel kraft / papel A3.
Recortes e/ou desenhos sobre os destinos. 
Cola ou fita adesiva.
Atlas escolar.

Encaminhamento  
Tempo estimado: 15 a 20 minutos.
Organização: individual ou em pequenos grupos.

Dizer aos/às estudantes que elaborarão um pôster sobre o destino dos seus sonhos. Eles/Elas poderão trabalhar individualmente ou em pequenos grupos por destino escolhido ou por tipo de viagem (para praia, de aventura etc.).
Os/As estudantes escolherão imagens entre as que recortaram e/ou desenharão para ilustrar seu pôster, escrevendo legenda debaixo delas. Ao final da atividade, deverão expor seus pôsteres na sala.
Aula 3
Objetivos específicos
Apresentar um pôster sobre a viagem dos sonhos.
Perguntar e responder sobre uma viagem usando o futuro (“will”).
Formação de adjetivos.

Atividade 1: Formação de adjetivos
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.

Encaminhamento  
Tempo estimado: 10 a 15 minutos.
Organização: estudantes em grupos.

Escrever no quadro os seguintes sentimentos ou estados de ânimo e perguntar à turma quais deles eles/elas vivenciam quando pensam na viagem dos sonhos. 
happiness 
excitement
worries
anxiety
depression
nervousness 
curiosity 
fear 

Pedir que acrescentem outros.
Perguntar aos/às estudantes quais são os adjetivos correspondentes aos substantivos anteriores. 
Questionar como eles/elas responderiam à pergunta: How do you feel when you travel? I feel…
happy
excited
worried
anxious
depressed
nervous 
curious
fearful / afraid / fearless
Com o grupo, identificar os sufixos que compõem esses adjetivos: -ness; -ion; -ment; -ous; -ful; -less.

Atividade 2: Apresentação dos pôsteres
Recursos didáticos  
Quadro e giz ou marcador para quadro branco.
Pôsteres produzidos pelos/as estudantes e/ou grupos na aula anterior.

Encaminhamento  
Tempo estimado: 30 a 35 minutos.
Organização: individual ou em grupos.

Os/As estudantes ou grupos deverão apresentar seus cartazes aos/às colegas, em língua inglesa, e eles/elas deverão fazer as seguintes perguntas:
1. Where will you go on your ideal vacation? What country/city/place?
2. Where will you stay?
3. How will you travel?
4. Who(m) will you go with?
5. What will you do? (no mínimo 3 atividades)
6. What will you be able to taste?
7. How long will you stay there/travel for?
8. What will the weather be like?
9. How will you feel?

Acompanhamento das aprendizagens
A atividade a seguir pode ser feita como prática complementar de acompanhamento das aprendizagens dos/as estudantes.

Criação de murais
Propor que os/as estudantes se reúnam com os/as colegas de outras salas do mesmo ano e se agrupem para compor murais de destinos ou tipo de viagem. Deverão afixar suas produções em locais de circulação de pessoas na escola.
Tanto o processo quanto o texto final do mural devem ser considerados na avaliação dessa atividade.

Autoavaliação 
A autoavaliação a seguir pode auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que respondam “sim”, “em progresso” ou “não” às questões, por escrito ou oralmente.

Consigo escrever um texto sobre a viagem dos meus sonhos com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final)?
Sou capaz de avaliar a minha produção escrita e a de colegas? 

Consigo utilizar formas verbais do futuro para fazer previsões?
Sei apresentar um pôster sobre a viagem dos meus sonhos e responder às perguntas de colegas?
Consigo perguntar e responder sobre uma viagem dos sonhos usando o futuro (will)?
Sou capaz de reconhecer sufixos e prefixos comuns em língua inglesa?

Aferição do desenvolvimento dos/as estudantes
As questões a seguir podem auxiliar no processo de avaliação do desenvolvimento das habilidades relacionadas nesta sequência didática. Pedir aos/às estudantes que as respondam por escrito ou oralmente: 
1. Ao fazer planos para uma viagem dos sonhos, utilizo will?
Respostas pessoais.
2. Produzo textos seguindo estes passos: planejamento, produção, revisão, reescrita?
Respostas pessoais.

Critério de avaliação 
Considerando as habilidades a seguir, analisar se os/as estudantes conseguiram: 
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.
(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).
(EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação final.
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
(EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.

5 comentários: