7 de março de 2020

Produção de texto em inglês 6ºano (gabarito)



Objeto(s) de conhecimento: Hipóteses sobre a finalidade de um texto
Habilidade (EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Justificativas
a
Considerando as pistas gráficas, o trecho poderia ser retirado de um livro eletrônico (e-book). Porém, ele não traz nenhum aspecto relacionado à história do teatro.
b
As pistas gráficas sugerem que se trata de um texto on-line. Além disso, o conteúdo do texto apresenta a opinião de uma pessoa (no caso, um ator) sobre o teatro.
c
O texto não traz as características de um convite, além de não tratar de uma peça específica.
d
O texto não apresenta as características de um material audiovisual. Além disso, não aborda um estilo teatral específico.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Se o estudante não anotar a alternativa correta, é possível que não tenha reconhecido as pistas gráficas ou a organização das informações, as quais expressam o ponto de vista de uma pessoa. No primeiro caso, é importante que a habilidade de encontrar pistas gráficas que dão dicas sobre a finalidade de textos diversos seja praticada com mais frequência. Já no segundo caso, é interessante propor atividades nas quais o estudante seja apresentado a frases ou textos com opiniões diversas e, baseado na leitura deles, compartilhe os próprios pontos de vista sobre assuntos predeterminados, criando frases. 

Questão 2

Objeto(s) de conhecimento: Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimming, scanning)
Habilidade (EF06LI09) Localizar informações específicas em texto. 

Justificativas
a
Verdadeiro. O texto indica que o teatro é marcado por muito trabalho, mas também por trabalho em equipe e muita diversão.
Verdadeiro. O texto indica que, no teatro, as pessoas atuam, dançam e cantam.
Falso. O texto mostra que a disciplina e o trabalho duro são inerentes ao teatro.
d
Verdadeiro. O texto mostra que, além de se apresentarem como artistas, as pessoas podem construir cenários, cuidar da parte técnica ou atuar como ajudantes de palco.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Esta atividade requer a localização de informações específicas em um texto. Para isso, é necessário atentar às palavras e expressões, bem como a seu significado e ao contexto em que estão inseridas. Caso o estudante não assinale “verdadeiro” e “falso” corretamente, é importante provocar essa prática apoiando-se em exercícios de leitura, compreensão e localização de informações em textos diversos. O aperfeiçoamento dessa habilidade ocorrerá mais naturalmente se o estudante for instigado a praticá-la por meio de atividades lúdicas e de interações com os colegas. Desafios em grupo são interessantes nesse contexto: eles incentivam o estudante a encontrar o que foi determinado com mais engajamento. 

Questão 3

Objeto(s) de conhecimento: Planejamento do texto: brainstorming
Habilidade (EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.

Grade de correção
Os estudantes podem completar o quadro livremente, desde que dentro do que foi pedido em cada campo – tema, lugar, hora e data. Algumas possíveis respostas são: Theme of the play: superheros; Location: school auditorium; Time: 10:00 a.m.; 
Date: 12/21/2020. Vale assinalar que as respostas podem variar. O campo Location, por exemplo, pode conter o endereço da escola, ao passo que o campo Date pode conter a data escrita por extenso (December 21st, 2020).
São consideradas respostas incorretas aquelas que apresentam informações muito distantes do que se pede em cada campo do quadro.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso o estudante não consiga completar o quadro com as informações necessárias, é provável que não tenha compreendido o que os campos pedem ou tenha dificuldade em listar as informações necessárias em inglês. Como essa habilidade é essencial para a produção textual, é preciso praticá-la por meio de propostas de escrita que demonstrem para a turma como é possível listar ideias. É importante sinalizar constantemente para os estudantes como eles devem direcionar o pensamento nesses momentos, valendo-se de conversas entre a turma e do compartilhamento de opiniões.

Questão 4

Objeto(s) de conhecimento: Planejamento do texto: organização de ideias
Habilidade (EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Grade de correção
Os estudantes devem completar os espaços com as informações que levantaram na atividade 2, inserindo cada uma delas nas lacunas corretas. Algumas respostas possíveis são: Name of the play: The supergirl; Place of the event: At the school auditorium; Date of the event: Saturday, December 21st, 2020; Time of the event: At 10:00 a.m.
As respostas serão consideradas incorretas caso as informações tenham sido inseridas nos locais errados, não façam parte das ideias levantadas na atividade 2 ou não representem o que cada espaço do quadro pede.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Esta atividade trabalha com a habilidade de organizar ideias para a produção textual que virá a seguir. Caso o estudante não consiga completar o quadro com as informações adequadas, é necessário retomar essa prática por meio de novas propostas de escrita e organização de temas variados. Além disso, é preciso rever as informações que devem ser inseridas nos campos do quadro, já que grande parte da atividade depende do conhecimento das estruturas de cada uma delas (datas e horas em inglês, por exemplo). 


Questão 5

Objeto(s) de conhecimento: Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor
Habilidade (EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar. 


Grade de correção
O estudante deve criar o convite utilizando as informações que levantou nas atividades 8 e 9 e, com isso, indicar os itens característicos desse gênero: título do espetáculo, data, horário e local em que irá acontecer – se houver uma frase de efeito, melhor. É necessário que a organização do convite siga o que foi feito na atividade 4, de modo que o estudante tenha elementos para utilizar a ordem correta das estruturas (datas e horas, principalmente). Outro fator importante é observar se foram empregadas a grafia correta das palavras e a temática pensada anteriormente.
É considerado incorreto inserir informações que não fazem parte da temática selecionada ou do gênero convite, bem como esquecer de incluir algum item que foi pensado nas atividades anteriores.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Caso o estudante não crie o convite corretamente, é possível que ele não tenha conseguido completar a atividade 3 e, principalmente, a 4 como preparação para a escrita. Também existe a possibilidade de ter encontrado dificuldade em visualizar como essas informações poderiam compor seu texto. Em ambos os casos, é importante retomar o gênero e as informações que não devem faltar em sua produção. Essa aproximação com o gênero deve ser feita mediante a leitura de diversos convites, para que percebam o que caracteriza cada um. Após esse trabalho, é possível retomar as estruturas utilizadas e propor novas criações de convites, individuais ou em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário