Can you give a receipt?
Unidade temática:
Gramática
Objeto de conhecimento:
Quantificadores
Habilidade:
(EF08LI016) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
Tempo estimado:
3 aulas
1ª Etapa: uma aula para a contextualização do gênero receipt e para ativar o conhecimento prévio com questões gerais e perguntas de compreensão.
2ª Etapa: uma aula para o levantamento das características do gênero receipt e de alguns aspectos linguísticos e lexicais.
3ª Etapa: uma aula para a produção final, que se destina a colocar em prática os conhecimentos construídos nas etapas anteriores.
Avaliação: uma aula.
Se houver algum imprevisto, reserve uma ou duas aulas a mais na etapa necessária.
Desenvolvimento
Este plano de aula objetiva desenvolver nos estudantes estratégias para a compreensão das informações presentes em recibos, a partir da identificação do léxico e da linguagem que envolve a comunicação em situações de compra. Para isso, ao final, eles deverão ser capazes de produzir um recibo de compra.
1ª Etapa (Aula 1)
Warm up!
Responda às perguntas abaixo:
1. Você já viu um recibo/nota fiscal
__________________________________________________________________________________
Resposta pessoal.
2. Para que servem os recibos?
___________________________________________________________________________________
São uma garantia de que a compra foi realizada.
3. Em quais situações de compra as pessoas costumam receber recibos?
___________________________________________________________________________________
Tanto na compra de produtos, como no pagamento de prestação de serviços.
4. Qual é a importância de pedir recibos?
___________________________________________________________________________________
Garante que você possa trocar um produto, por exemplo.
5. Que tipo de informação você encontra em um recibo?
___________________________________________________________________________________
Discriminação dos produtos/serviços prestados, nome do estabelecimento, data, horário, valor final, troco, entre outras.
6. Observe a imagem abaixo e decida se as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( V ) O recibo anterior refere-se à compra de produtos alimentícios.
( F ) O recibo é de um estabelecimento na Austrália. Há as palavras Brooklyn, NY, no começo do recibo.
( F ) Cash receipt é o mesmo que “recibo de caixa”. Recibo de pagamento.
( V ) Na imagem, há a discriminação dos produtos vendidos.
( V ) O pagamento foi feito com cartão de crédito.
2ª Etapa (Aula 2)
1. Observe a imagem abaixo e responda às perguntas.
Adorei a atividade! Usarei com meus alunos!
ResponderExcluir