Prefixos em inglês: exercícios 8ºano - Habilidades EF08LI02, EF08LI13, EF08LI11 (plano de aula BNCC)

**Exercícios teóricos no final**

Technology addiction
Duração:
2 aulas

Relevância para a aprendizagem:
O uso excessivo de tecnologia é um assunto atual, de consequências negativas, que deve ser fonte de debate na sala de aula. Pretende-se, com esta sequência didática, que o aluno realize uma autorreflexão sobre o uso de dispositivos digitais.
São apresentadas propostas de atividades que buscam contribuir para a construção de repertório lexical relativo a tipos de dispositivos digitais e sua utilidade no nosso cotidiano, privilegiando a interação entre os pares. Aborda-se também o uso de prefixos na língua inglesa.

Objetivos de aprendizagem:
• Compreender como prefixos atuam na mudança de sentido do léxico.

• Refletir sobre a questão da dependência e do uso excessivo das tecnologias digitais.

• Expressar-se sobre seus usos das tecnologias digitais por meio da fala e da escrita.

Objetos de conhecimento e habilidades (BNCC)
Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral
(EF08LI02)
Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Formação de palavras: prefixos e sufixos
(EF08LI13)
Reconhecer (...) prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Produção de textos escritos com mediação do professor/colegas
(EF08LI11)
Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Desenvolvimento

Aula 1
Duração:
uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: em duplas; em grupos
Recursos e/ou material necessário: cópias das imagens selecionadas (ou imagens trazidas pelos alunos); cópias do quadro da atividade 2 (opcional)

Atividade 1 (15 minutos)
Mostre as imagens reproduzidas a seguir aos alunos e peça que, em pequenos grupos, as descrevam oralmente em inglês. Na sequência, eles devem escrever, no caderno, os nomes dos dispositivos digitais que aparecem em cada foto.

Corrija a atividade, pedindo que cada grupo descreva oralmente uma imagem. Escreva, na lousa, os nomes dos dispositivos digitais indicados pelos alunos. Se preferir, convide-os a escrever as respostas na lousa. Espera-se que eles apresentem algumas das seguintes respostas:
computer/desktop computer, laptop/notebook/netbook, tablet, virtual reality headset, mp3 player, smartphone/cell phone, e-reader, smart TV, smartwatch.

Como abordagem alternativa à atividade 1, e de forma a incentivar o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, solicite, antecipadamente, que tragam para a aula imagens de pessoas utilizando diferentes dispositivos digitais.


Atividade 2 (10 minutos)
Distribua cópias do quadro a seguir para a turma ou o reproduza na lousa. Peça que os alunos  completem a primeira coluna com o nome do dispositivo digital que viabiliza cada ação indicada na segunda coluna. Explique que mais de um dispositivo pode ser relacionado a cada ação. Deixe algumas
linhas do quadro em branco para que os alunos acrescentem outras ações que podem ser realizadas com diferentes dispositivos digitais.

Solicite aos alunos que, em duplas, comparem suas respostas antes de corrigir a atividade com a turma.

Atividade 3 (25 minutos)
Para problematizar a questão do uso excessivo das tecnologias digitais, mostre as imagens abaixo para os alunos. Peça que eles indiquem quais perguntas podem ser feitas a respeito das ações praticadas pelas pessoas retratadas nas fotos. Espera-se que sugiram perguntas como What is he doing? ou What are they doing?. Aproveite para revisar a estrutura do Present Continuous. 
Explique aos alunos que, em pequenos grupos, eles devem descrever as imagens e debater as atitudes ilustradas. Sugerimos a utilização do quadro a seguir para auxiliá-los no debate. Reproduza, na lousa, as frases do quadro e revise seus significados e pronúncia.


Durante o debate, incentive o uso de recursos paralinguísticos (como gestos e expressões faciais) e linguísticos (como frases incompletas e hesitações). Se desejar, escreva, na lousa, as seguintes expressões para que os alunos possam incorporá-las em suas falas:

Asking for an opinion: What do you think?/Do you agree?/How do you feel about that?
Expressing an opinion: In my opinion.../I believe that.../In my point of view...
Agreeing: I agree with you./I guess you’re right./Absolutely./Tell me about it!
Disagreeing: I don’t agree with you./I totally disagree./I’m afraid that’s not true./No way.

Finalize o debate, pedindo que os grupos expressem suas opiniões sobre o que está retratado em cada foto. Aproveite esse momento para refletir sobre o uso excessivo do telefone celular e suas consequências, como a falta de interação face a face com amigos e familiares, o compartilhamento da vida nas redes sociais, os riscos de dirigir falando ao celular, entre outros.


Aula 2
Duração: uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: individual; em duplas
Recursos e/ou material necessário: cópias das citações selecionadas; cópias do diagrama

Atividade 1 (10 min)
Distribua para os alunos cópias das seguintes citações ou as escreva na lousa.

“Turn off your email; turn off your phone; disconnect from the Internet; figure out a way to set limits so you can concentrate when you need to, and disengage when you need to. Technology is a good servant but a bad master.”
Gretchen Rubin


“We need time to defuse, to contemplate. Just as in sleep our brains relax and give us dreams, so at some time in the day we need to disconnect, reconnect, and look around us.”
Laurie Colwin


“If you look at the history of technology over a couple hundred years, it’s all about time compression and making the globe smaller. It’s had positive effects, all the ones that we know. So we’re much less likely to have the kind of terrible misunderstandings that led to World War I, for example.”
Eric Schmidt


Instigue os alunos a identificar, em duplas, a mensagem principal de cada citação e a avaliar se concordam ou discordam delas. Oriente-os a se apoiar em palavras parecidas com o português, a observar o contexto para inferir o significado de palavras desconhecidas e a utilizar dicionários on-line ou impressos, se necessário. Finalize a atividade convidando-os a compartilhar suas opiniões com a turma.

Atividade 2 (15 min)
Pergunte aos alunos se eles já tentaram fazer o que é sugerido na primeira citação: “disconnect from the Internet”. Explore o assunto, perguntando se eles consideram importante se desconectar da Internet de vez em quando e por quê.

Em seguida, destaque que “disconnect” é uma palavra cognata, semelhante a “desconectar” em português. Ressalte que o prefixo dis- foi acrescentado a connect para formar uma nova palavra; pergunte qual ideia esse prefixo indica. Espera-se que eles respondam que se trata de uma ideia de negação. Peça que voltem às citações para encontrar outras palavras com prefixos. Espera-se que identifiquem as seguintes palavras: disengage, reconnect e misunderstanding. Escreva-as na lousa.

Destaque que prefixos diferentes podem ser acrescentados a uma palavra para formar novas palavras, como visto no caso do acréscimo dos prefixos dis- e re- ao verbo connect para formar os verbos disconnect e reconnect. Pergunte qual ideia é expressa pelo prefixo re-. Espera-se que os alunos indiquem tratar-se de uma ideia de repetição, ou seja, de fazer novamente.

Peça, então, que a turma retorne à terceira citação para observar o uso da palavra “misunderstandings” nesse contexto. Pergunte-lhes o significado da palavra e ideia expressa pelo prefixo mis-. Espera-se que concluam que “misunderstandings” significa “mal-entendidos” e que o prefixo mis- indica “de forma incorreta”.

Em seguida, comente que podemos formar novas palavras ao acrescentar prefixos a verbos (reconnect, por exemplo), a substantivos (misunderstanding, por exemplo) e a adjetivos (impossible, por exemplo).

Finalmente, entregue aos alunos cópias do diagrama a seguir. Informe que eles deverão encontrar 12 palavras formadas pelo acréscimo de prefixos às palavras listadas após o diagrama.

Escreva, na lousa, essa lista de palavras. Peça aos alunos que, no caderno, registrem as palavras encontradas.

• virus
• lingual
• honest
• like
• possible
• valid
• regular
• smoker
• view
• do
• do
• usual

Confira com os alunos se eles encontraram, no diagrama, todas as palavras formadas por prefixação e pergunte a ideia que cada prefixo expressa. As respostas esperadas são as seguintes:


antivirus: prefixo anti-; ideia de “contra” (em inglês, against)
bilingual: prefixo bi-; ideia de “dois”
dishonest: prefixo dis-; ideia de negação
dislike: prefixo dis-; ideia de negação
impossible: prefixo im-; ideia de negação
invalid: prefixo in-; ideia de negação
irregular: prefixo ir-; ideia de negação
non-smoker: prefixo non-; ideia de negação
preview: prefixo pre-; ideia de “antes”
redo: prefixo re-; ideia de repetição
undo: prefixo un-; ideia de negação
unusual: prefixo un-; ideia de negação

Finalmente, oriente a turma a se reunir em duplas e escolher duas das palavras encontradas no diagrama e escrever uma frase sobre algum aspecto ou elemento da tecnologia com as palavras escolhidas. Peça aos alunos que compartilhem suas frases oralmente.

Para criar um diagrama gratuitamente, basta acessar os links abaixo e escrever a lista de palavras desejadas.


Atividade 3 (25 min)
Peça aos alunos que escrevam no caderno um breve relato sobre os dispositivos digitais de que mais gostam de utilizar e com que finalidades. Antes que comecem a escrever, pergunte quais verbos podem utilizar para expressar as ações de que gostam/não gostam. Escreva, na lousa, os verbos mencionados por eles. Solicite que tentem utilizar outros verbos além de “like” e “dislike”. Anote também, na lousa, a lista de verbos e expressões abaixo e pergunte aos alunos quais podem ser relacionados com “like” (be crazy about, enjoy, be fond of) e com “dislike” (hate, detest, do not like).


Incentive os alunos a utilizar o novo vocabulário para ampliar seu repertório lexical. Peça que, no final de seu texto, acrescentem uma autorreflexão sobre o uso excessivo das tecnologias.
Ao terminar o texto escrito, convide os alunos a compartilhar seu relato com um colega, criando pequenos diálogos sobre o uso de dispositivos digitais. Reproduza o quadro abaixo na lousa para auxiliá-los na conversa.

Em seguida, peça que as duplas escrevam duas dicas para evitar o uso excessivo de tecnologia.
Convide alguns alunos a compartilhar suas informações e dicas com a turma. Com base nessa contribuição, liste na lousa as dicas mencionadas.

Como abordagem alternativa à finalização da atividade 3, convide os alunos a criar um painel/mural para compartilhar com outras turmas da escola dicas sobre como evitar o uso excessivo de tecnologia.

Aferição do objetivo de aprendizagem
Sugerimos a seguir formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
São apresentadas propostas de autoavaliação e questões que auxiliam na aferição das habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

Formas de acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos 
Para avaliar o que os alunos aprenderam ao longo do desenvolvimento desta sequência didática, algumas práticas podem ser implementadas. Observe a participação dos alunos em cada atividade realizada nas duas aulas e verifique se são capazes de falar e escrever sobre usos das tecnologias digitais e de compreender o significado de palavras com prefixos. Ao longo de cada aula e/ou ao final delas, faça breves anotações sobre o que observar e, assim que possível, reveja-as e complemente-as, se necessário. 

Além de observar a participação dos alunos na realização das atividades propostas, o professor ode solicitar a criação de um relatório ou portifólio individual (impresso ou digital), para que cada aluno registre o que aprendeu e descreva como se sentiu durante as aulas dedicadas à sequência didática. Podem ser incluídas anotações sobre sua produção em cada atividade (individual, em duplas e/ou em grupos) desenvolvida nas duas aulas da sequência didática. Quando for pertinente, o aluno pode utilizar recursos como fotos, vídeos etc.

Outra sugestão é solicitar que façam breves apresentações orais após a realização de cada sequência didática. Os alunos podem se organizar em pequenos grupos para, juntos, compartilharsuas experiências de aprendizagem e apresentar suas principais conquistas e desafios ao realizar as atividades propostas.

Proposta de autoavaliação pelos alunos
Se desejar, apresente aos alunos as perguntas abaixo para guiar uma autoavaliação do desenvolvimento das atividades desta sequência didática. Reproduza o seguinte quadro na lousa para que eles copiem as perguntas no caderno e respondam a elas. Se possível, faça uma cópia do quadro e distribua-a para a turma.


Questões para auxiliar na aferição

1. Read the following sentences. What’s the meaning of each prefix in bold? Choose words from the box below to answer this question.


a) What really matters remained unspoken. _______________
b) The scientists are looking for an antivirus that can beat this sickness. _______________
c) I want to see the movie preview to decide if I want to watch it. _______________
d) The teacher told the student to redo his homework. _______________
e) I misplaced my watch and now I can’t find it anywhere. _______________
f) This is a bilingual textbook. _______________
g) I dislike staying home on weekends. _______________
h) It’s impossible to predict the game score before its end. _______________

2. Fill in the gaps with the right prefix.

a) He didn’t like Lisa’s friends. It would be ______honest of him to pretend otherwise.
b) Put away your cigarettes, this is a ______-smoker zone.
c) The tickets are ______valid. You haven’t stamped them.
d) Many ______legal immigrants were arrested last night.
e) I want another bite. This cake is ______resistible.
f) I have to wait two weeks for the results. I’m too ______patient.
g) Look at her dress. It’s so ______usual.

Gabarito das questões
1.
a) What really matter remained unspoken. not
b) The scientists are looking for an antivirus that can beat this sickness. against
c) I want to see the movie preview to decide if I want to watch it. before
d) The teacher told the student to redo his homework. again
e) I misplaced my watch and now I can’t find it anywhere. wrongly
f) This is a bilingual textbook. two
g) I dislike staying home on weekends. not
h) It’s impossible to predict the game score before its end. not

2.
a) He didn’t like Lisa’s friends. It would be dishonest of him to pretend otherwise.
b) Put away your cigarettes, this is a non-smoker zone.
c) The tickets are invalid. You haven’t stamped them.
d) Many illegal immigrants were arrested last night.
e) I want another bite. This cake is irresistible.
f) I have to wait two weeks for the results. I’m too impatient.
g) Look at her dress. It’s so unusual. 

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