Planejamento anual de inglês 6ºano de acordo com a BNCC com projetos e planos de aula (PDF)

 


O planejamento anual de inglês do 6ºano é composto por:
Eixos
Temas
Objetivos específicos
Objetos de conhecimento
Habilidades BNCC
Práticas pedagógicas
Avaliação 
4 Projetos interdisciplinar/integrador 



Objetivos específicos dos 24 planos de aulas de inglês do 6ºano:

Revisar a conjugação do presente simples e suas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Identificar a descrição de personagens de ficção por meio de pronomes pessoais e adjetivos possessivos.

Descrever os personagens de ficção favoritos usando verbo to be e adjetivos possessivos.

Identificar títulos de publicações e filmes contendo ’s.

Perceber a diferença entre o uso do ’s para indicar relação de posse e outros usos.

Compreender o uso e a forma do presente contínuo. 

Proporcionar a prática do presente contínuo para descrever e perguntar sobre atividades em progresso no presente.

Descrever ações praticadas por pessoas retratadas em obras de arte.

Conversar sobre o que os familiares estão fazendo no momento.

Construir e revisar vocabulário para se autodescrever e descrever sua família, escola, rotina diária, atividades de lazer e esportes.

Aprender e revisar como formular perguntas a fim de conhecer a idade, as preferências, a rotina e as atividades de lazer dos colegas.

Aprender a descrever seus/suas colegas em relação à idade, preferências, rotinas e atividades de lazer.

Conhecer e descrever hábitos alimentares. 

Trocar informações com colegas sobre sua rotina diária (refeições, tarefas domésticas, dever de casa etc).

Conhecer o significado de alguns anglicismos na língua portuguesa

Conhecer as possibilidades de aprendizagem de vocabulário em um dicionário bilíngue

Familiarizar-se com a linguagem dos enunciados empregados durante as aulas de língua inglesa.

Aprender a interagir em língua inglesa durante as atividades lúdicas nas aulas.

Interagir em língua inglesa com o/a professor/a para pedir ajuda; perguntar o significado de palavras desconhecidas e verificar a pronúncia e a ortografia correta das palavras

Entender a importância das palavras cognatas como apoio para a compreensão leitora.

Aprender a inferir o significado de palavras pelo contexto antes de usar o dicionário bilíngue.

Conhecer e praticar estratégias que auxiliam na compreensão oral, como levantamento de conhecimento prévio do assunto; entender as palavras-chave e tomar como base as palavras cognatas.

Conhecer e/ou revisar vocabulário relacionado a atividades cotidianas.

Perguntar, em língua inglesa, sobre atividades cotidianas.

Empregar estratégias de apoio à compreensão oral de um texto descritivo: identificação do assunto e de palavras-chave.

Empregar estratégias de apoio à compreensão oral de um texto narrativo: identificação do gênero, de palavras cognatas e palavras conhecidas.

Reconhecer as diferenças entre a pronúncia de palavras em língua portuguesa e língua inglesa.

Aprender alguns fonemas básicos da língua inglesa.

Reconhecer alguns parâmetros recorrentes do sistema fonológico da língua inglesa.

Desenvolver a competência oral a partir do conhecimento de alguns fundamentos básicos do sistema fonológico da língua inglesa.

Conhecer, ler e interpretar infográficos. 

Aplicar estratégias de leitura (prediction, skimming e scanning) para facilitar a compreensão de um infográfico. 

Tomar decisões sustentáveis com base nas informações contidas nos infográficos lidos.

Pesquisar, escolher e ler um infográfico de seu interesse.

Partilhar da leitura com os/as colegas.

Comparar o presente simples e o presente contínuo e compreender seus usos.

Utilizar o presente simples para descrever rotinas diárias.

Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.

Produzir um pequeno texto sobre sua rotina. 

Reconhecer e compreender o uso do imperativo em comando e instruções.

Reconhecer características do gênero histórias em quadrinhos.

Produzir uma história em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário