Aula de Inglês – 7º ano - Lilo & Stitch - Who doesn’t love food? - Do e Does - Simple present - Sem recursos impressos

 


🧁 Aula de Inglês – 7º ano
Tema: “Who doesn’t love food?”
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Recursos: lousa, caderno, imagem projetada (Lilo & Stitch), lápis de cor

Observação para o professor:
Lilo é uma menina criativa, sensível, que valoriza a disciplina, os sentimentos e a conexão com a família. Já Stitch é um experimento alienígena impulsivo, bagunceiro e comilão, que representa muitas vezes nossas vontades e desejos mais livres (ou descontrolados).

Na frase disparadora “I’m supposed to be Lilo, but instead, I’m Stitch”, a imagem brinca com a expectativa de ser disciplinado (como Lilo) e a realidade de ceder às tentações e impulsos (como Stitch) – neste caso, a comida. A proposta é trabalhar essa identificação de forma leve e divertida, integrando vocabulário de alimentos, sentimentos e produção de frases.

Frase disparadora (escreva na lousa):
“I’m supposed to be Lilo, but instead, I’m Stitch.”

Traduza e converse com a turma:
Era para eu ser como a Lilo, mas acabei sendo o Stitch.

Perguntas para roda de conversa:
O que essa frase quer dizer?
Você já se sentiu assim em algum momento?
Qual é a comida que você não consegue resistir?

AULA 1
1. Interpretação da imagem (escreva no canto da lousa):
Lilo está fazendo exercício.
Stitch está pegando comida da geladeira.
A imagem representa expectativa x realidade.

2. Tradução de expressões importantes (escreva na lousa):
I’m supposed to be... → Era para eu ser...
But instead... → Mas em vez disso...
I’m Stitch. → Sou o Stitch.

Peça para os alunos copiarem no caderno e darem exemplos semelhantes:
“I’m supposed to study, but instead I sleep.”

3. Vocabulário – Alimentos (escreva duas colunas na lousa):

FOOD – COMIDA
Sandwich → Sanduíche
Ice cream → Sorvete
Pizza → Pizza
Juice → Suco
Hamburger → Hambúrguer
Cake → Bolo
Cookie → Biscoito

Oral practice:
Pergunte aos alunos:

Do you like pizza?
Respostas esperadas: Yes, I do. ou No, I don’t.

AULA 2
4. Vocabulário – Sentimentos (duas colunas na lousa):

FEELINGS – SENTIMENTOS
Happy → Feliz
Hungry → Com fome
Tired → Cansado
Sad → Triste
Excited → Animado

Atividade: Complete as frases com os sentimentos:
(Happy, Hungry, Tired, Sad ou Excited).

I feel __________ when I eat pizza.

I feel _______ on Monday morning.

I feel __________ when I get a gift.

I feel __________ before lunch.

5. Escreva na lousa para os alunos copiarem e responderem:

a) Escolha a alternativa correta:
What is Stitch doing in the picture?
( ) He is exercising.
( ) He is sleeping.
(✓) He is getting food from the fridge.

O que o Stitch está fazendo na imagem?

b) Desembaralhe as frases usando DO ou DOES:

like / you / pizza / Do → 

she / cake / Does / like → 

eat / they / ice cream / Do → 

c) Complete as frases com palavras do vocabulário:

I like __________. 
Eu gosto de __________.

My favorite drink is __________.
Minha bebida favorita é __________.

I feel __________ today. 
Eu me sinto __________ hoje.

6. Atividade criativa (opcional):
Instrução para a lousa:
“Desenhe uma cena em que você se parece mais com o Stitch do que com a Lilo.”
Depois, escreva uma frase em inglês no caderno como:

I’m supposed to eat salad, but I eat pizza. 🍕

🌟 Encerramento:
Converse com a turma:
Em que momentos você se sente disciplinado como a Lilo?
E quando você é totalmente Stitch?

Comentários