Present perfect - Have you ever...? Atividade 9ºano e ensino médio - Plano de aula para lousa sem recursos impressos - Responsabilidade afetiva
👻Have you ever been ghosted? Maybe you're ghosting someone else?
PLANO DE AULA – Have you ever been ghosted?
Público-alvo: 9º ano e Ensino Médio
Duração: 50 minutos
Tema da aula: Ghosting e Present Perfect
Objetivos da aula:
Compreender a expressão idiomática “ghosting”;
Utilizar a estrutura “Have you ever…” no Present Perfect;
Produzir frases contextualizadas com base na própria experiência;
Refletir sobre comportamentos nas redes sociais.
MOMENTO INICIAL (5 MIN)
Ao iniciar a aula, escreva na lousa o tema:
Have you ever been ghosted?
(“Você já foi ignorado por alguém online de repente?”)
Explique rapidamente o que é ghosting:
Ghosting = ignorar as mensagens de alguém esperando que essa pessoa pare de entrar em contato.
Interação breve:
Pergunte aos alunos (oralmente):
Pergunte aos alunos (oralmente):
Quem já passou por isso? Ou conhece alguém que passou?
(Deixe que respondam com um simples “sim” ou “não”, sem se aprofundar.)
STEP 1 – VOCABULÁRIO E CONTEXTO
Escreva na lousa a seguinte frase:
Escreva na lousa a seguinte frase:
“Martha and Fred were really good friends, but then Martha suddenly started ghosting Fred.”
Traduza com a turma e destaque a palavra ghosting no contexto. Reforce que é uma expressão comum em redes sociais.
Tarefa no caderno:
Escreva a definição de ghosting em português.
Copie a frase da lousa e troque os nomes por outros da sua escolha.
→ Exemplo: “Lucas and Camila were really good friends, but then Camila suddenly started ghosting Lucas.”
STEP 2 – INTRODUÇÃO AO PRESENT PERFECT (15 MIN)
Orientação ao professor:
Explique de forma simples a estrutura do Present Perfect com a pergunta:
Have you ever been ghosted?
Explique na lousa:
Have you ever... = Você já...
been ghosted = foi ignorado (verbo to be no particípio: been)
Estrutura: Have/Has + Particípio passado (past participle)
Frases de exemplo na lousa:
✔️ I have never ghosted anyone.
✔️ My friend has ghosted me before.
Tarefa no caderno:
Copie as frases de exemplo.
Escreva uma frase com I have never…
Escreva uma frase com My friend has…
STEP 3 – PRÁTICA GUIADA E REFLEXÃO (15 MIN)
Antes de pedir que os alunos criem frases próprias, ofereça uma atividade de reorganização com apoio em português.
Na lousa, escreva as frases embaralhadas:
1. ghosted / never / have / I / anyone
Tradução: Eu nunca ignorei ninguém.
2. me / ghosted / has / friend / my
Tradução: Meu amigo já me ignorou.
3. ghosted / ever / have / someone / you
Tradução: Você já ignorou alguém?
Tarefa no caderno:
Reescreva as frases acima na ordem correta.
Criação guiada: Usando as palavras abaixo, escreva sua própria frase:
I / have / ghosted / never / because / rude / it / is
💡 Dica: pense na frase “Eu nunca ignorei porque acho isso rude.”
Escreva mais uma frase com base em sua experiência real ou imaginada, usando a estrutura Have you ever... ou I have...
💬 ENCERRAMENTO – OPINIÃO E REFLEXÃO (5 MIN)
Proponha uma breve reflexão por escrito, sem necessidade de correção oral.
Na lousa, escreva:
In your opinion, why do people ghost others?
Tarefa no caderno:
Escreva sua opinião em 2 ou 3 frases, em português ou inglês, conforme o nível da turma.
(TAREFA DE CASA)
Proposta para casa:
Escreva um pequeno parágrafo (4 a 5 linhas) contando uma situação de ghosting (real ou inventada), utilizando pelo menos uma frase no Present Perfect.
Comentários
Postar um comentário