Futuro com will - Exercícios 8º e 9º anos - Geração digital e emojis

 

Esta é uma atividade longa e estruturada em etapas, planejada para ser explorada com os alunos ao longo de mais de uma aula. Ela é composta por tarefas interligadas que desenvolvem diversas habilidades: leitura e interpretação de imagem, compreensão textual em inglês com apoio de glossário, vocabulário relacionado a emojis, além do uso do simple future (will / will not) em frases afirmativas, negativas e interrogativas.

A proposta parte de temas atuais — como a comunicação digital e as diferenças entre gerações — e convida os alunos a refletirem sobre o uso dos emojis na sociedade contemporânea, especialmente entre os jovens da Geração Z. Com base nisso, os estudantes são estimulados a compreender, analisar e produzir conteúdos em inglês, respeitando seu ritmo de aprendizagem e contando com apoio visual e tradução parcial para facilitar a compreensão.

O ponto alto da atividade é a tarefa final criativa, que une produção artística e textual: os alunos desenham um novo emoji do futuro e escrevem uma frase curta com "will" ou "will not", baseando-se em modelos fornecidos. Isso permite aplicar o conteúdo aprendido de forma significativa e personalizada, promovendo o engajamento e o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem da língua inglesa.

GABARITO 

1. Alternativa correta:
(B) A linguagem digital faz parte do dia a dia dos jovens.

2.
Nome do emoji diferente: Thumbs up
Por que ele é diferente: Porque é um gesto de mão, e não uma expressão facial como os outros. Pode ser interpretado de formas diferentes dependendo do contexto.

3.
😍 D) Face with heart eyes
🙄 G) Face with rolling eyes
🤯 A) Exploding head
😴 H) Sleeping face
🤓 B) Nerd face
😘 I) Face blowing a kiss
🥳 E) Partying face
😨 F) Fearful face
🤑 J) Money-mouth face
🤐 C) Zipper-mouth face

4. Alternativa correta:
(C) A Geração Z está totalmente inserida na cultura digital e se comunica por diferentes meios, como emojis, redes sociais e aplicativos.

5. Resposta esperada: O texto fala que a Geração Z começou a interpretar alguns emojis tradicionais de maneira diferente, como o "thumbs-up", que antes era positivo, mas agora pode ser visto como frio ou grosseiro. Isso mostra uma mudança na forma como os jovens se comunicam digitalmente.

6. Alternativa correta:
(A) Muitos jovens acham que ele pode soar frio, irônico ou passivo-agressivo.

7. Alternativa correta:
(B) Porque ele parece encerrar a conversa de forma fria.
Justificativa em inglês (exemplo do texto): "it can feel like a cold way to end a conversation."

8. Alternativa correta:
(D) À forma como diferentes gerações usam os emojis.

9. Frases com will (respostas possíveis):
– People will use emojis in new and creative ways.
– Generation Z will continue to change the meaning of traditional emojis.
– The thumbs-up emoji will not have the same meaning it has today.

10. Traduções esperadas:
– As pessoas usarão emojis de maneiras novas e criativas.
– A Geração Z continuará mudando o significado de emojis tradicionais.
– O emoji do "joinha" não terá o mesmo significado que tem hoje.

11.
a) will
b) won’t
c) will

12.
a) Will people stop using the thumbs-up emoji?
b) Will teenagers prefer emojis instead of words?

Final Task – My Emoji of the Future
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno:
  • Desenhe um emoji novo.
  • Dê um nome em inglês (ex: Sleepy eyes, Miss you face, Too many texts).
  • Escreva uma frase curta com will ou will not, como: People will use this emoji when they feel tired of too many texts. / This emoji will not be used by adults.

Comentários