Atividade de inglês sobre racismo - Consciência negra - Sonya Massey, uma mulher negra morta por um ex-policial - 8º / 9º anos e ensino médio

Esta atividade foi elaborada para alunos do 9º ano e do ensino médio que apresentam dificuldades em língua inglesa, sendo, portanto, uma proposta adaptada com apoio da língua portuguesa. A intenção principal é permitir que esses estudantes tenham acesso a um conteúdo autêntico em inglês, mas com mediações que facilitem a compreensão e o desenvolvimento gradual da leitura e da reflexão crítica.

A escolha da matéria publicada pelo USA Today — um jornal norte-americano — foi intencional. Optar por uma notícia em inglês sobre o caso de Sonya Massey, uma mulher negra morta por um ex-policial nos Estados Unidos, teve o propósito de mostrar aos alunos que situações de racismo e injustiça social não acontecem apenas no Brasil, mas também em outros países. Essa escolha amplia o olhar dos estudantes e os estimula a perceber o inglês como uma língua que comunica realidades e debates globais. Além disso, ao trabalharem com uma notícia estrangeira, os alunos não partem de um conhecimento prévio do fato, o que os motiva a ler, interpretar e construir o sentido do texto por si mesmos, em vez de responder a questões com base em informações já conhecidas.

Do ponto de vista pedagógico, a proposta tem como objetivos desenvolver as habilidades de leitura, interpretação, gramática contextualizada e argumentação escrita, além de fomentar a consciência social e empatia. As tarefas são organizadas de forma progressiva: primeiro, o estudante lê a manchete e comenta o que entendeu; em seguida, relaciona palavras e suas traduções; depois, identifica termos no texto, responde a perguntas interpretativas e, finalmente, analisa um aspecto gramatical — o sujeito — de maneira aplicada. A atividade encerra com uma reflexão sobre o papel da educação no combate ao racismo e à injustiça, conectando o aprendizado linguístico à formação cidadã.

Assim, essa atividade não é apenas um exercício de inglês, mas uma oportunidade para usar a língua estrangeira como ferramenta de consciência crítica, mostrando aos alunos que aprender inglês é também compreender o mundo e se posicionar diante das injustiças que o cercam.

GABARITO

TASK 1 
Resposta esperada:
O aluno deve compreender que a manchete fala sobre um ex-policial considerado culpado por assassinato em segundo grau no caso do tiro que matou Sonya Massey, uma mulher negra desarmada.

Exemplo de resposta:
A notícia fala sobre um ex-policial que foi considerado culpado por matar uma mulher negra chamada Sonya Massey.

TASK 2 
(d) enfrentou
(b) desarmado(a)
(a) foi considerado culpado
(f) a morte dela
(c) mulher negra
(h) reforma policial
(e) problemas de saúde mental
(g) resultou em apelos por

TASK 3
Os alunos devem grifar no texto as seguintes expressões:
was found guilty, unarmed, Black woman, faced, mental health struggles, her death, led to calls for, police reform.

TASK 4 
As respostas devem estar em português e ser justificadas com um trecho em inglês da manchete, do texto ou da imagem.

a) Ela era uma mulher negra e mãe de dois filhos.
Justificativa: “Sonya Massey, a mother of two, faced mental health struggles.”

b) Ela foi morta a tiros por um ex-policial.
Justificativa: “A former police officer in Illinois… was found guilty of second-degree murder for shooting Sonya Massey.”

c) Porque ela estava desarmada e sua morte levantou questionamentos sobre racismo e violência policial.
Justificativa: “An unarmed Black woman… led to calls for police reform.”

d) Foi publicada fora do Brasil, nos Estados Unidos, pelo jornal USA Today, em 29 de outubro de 2025.
Justificativa: “Source: USA Today, October 29, 2025.”

TASK 5 
Resposta correta:
C) A former police officer in Illinois, Sean Grayson

Comentário esperado do aluno:
Esse termo é o sujeito porque é dele que a frase fala e é quem realiza a ação de atirar em Sonya Massey e ser considerado culpado.

TASK 6 
Respostas possíveis:
A educação pode ensinar respeito, empatia e igualdade, ajudando as pessoas a refletirem sobre o racismo e a lutar por justiça social.

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