Atividades prontas para BAIXAR e SALVAR gratuitamente
OBJETIVOS:
Compreender um poema em língua inglesa
Reconhecer diferentes formas de expressão (poesia, grafite, música e pintura)
HABILIDADES
EF07LI06 (antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas).
EF07LI07 (identificar a[s] informação[ões]-chave de partes de um texto em língua inglesa [parágrafos]).
EF07LI08 (relacionar as partes de um texto [parágrafos] para construir seu sentido global).
EF07LI09 (selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura).
EF07LI11 (participar de troca de opiniões e informações sobre textos, lidos na sala de aula ou em outros ambientes).
O trabalho com este poema tem o intuito também de que os/as estudantes reflitam sobre a possibilidade de usar o gênero para expressar seus próprios sentimentos.
PRE-READING
1. Discuss these questions with your classmates.
a) Você já leu poesia? Você conhece algum/a poeta/poetisa brasileiro/a ou internacional? Em caso afirmativo, cite alguns/algumas.
b) Dentre os temas abaixo, quais você considera que possam ser tratados em um poema? Dê exemplos de outros temas possíveis.
I. guerras
II. natureza
III. nações e povos
IV. amor
V. humor
VI. comportamento humano
c) Passe os olhos pelo poema, observando o título e as palavras-chave. Em sua opinião, quais são os temas tratado nesse poema?
READING
2. Read the poem. Then write T (true) or F (false).
Can’t You See
By Scott Lentine
Can’t you see
I just want to have a friend
Can’t you see
I need the same connections in the end
Can’t you see
I want a good job
Can’t you see
I need to have stability and [...] be part of the general mob
Can’t you see
I want to be independent on my own
Can’t you see
I want to be able to have my own home
Can’t you see
I want the same things as everyone else
Can’t you see
I want to be appreciated for myself
Scott Lentine é o autor desse poema e tem autismo de alta funcionalidade (AFF). Formado com grandes honras pela Merrimack College, estudou Biologia e Ciências da Religião e atualmente luta por leis que melhorem a vida das pessoas com deficiência.
a) O eu-lírico do texto deseja ser diferente e único no mundo.
b) O eu-lírico tem desejos comuns aos garotos de sua idade.
3. De acordo com o poema “Can’t You See”, o eu-lírico...
I. deseja ter amigos/as.
II. deseja viajar e conhecer novas culturas.
III. quer um bom emprego.
IV. deseja fazer parte de um grupo e sentir-se como os/as demais.
V. parece estar satisfeito com a maneira como as pessoas o enxergam.
4. Quais são as rimas do poema?
5. Na sua opinião, que tipo de comportamento poderia fazer que o eu-lírico do poema se sentisse mais respeitado e satisfeito? Cite algumas atitudes que poderiam fazer a diferença. Você já se sentiu como o eu-lírico desse poema? Explique.
6. Você conhece algum/a poeta/poetisa de língua inglesa? Pesquise poetas/poetisas famosos/as de países de língua inglesa e faça uma apresentação sobre um poema de algum/a desses/dessas autores/autoras. Se preferir, procure poemas que tenham sido traduzidos para a língua portuguesa.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
Atividade 1 - Respostas pessoais
b) Professor/a, espera-se que os/as estudantes desconstruam o estereótipo de que poemas são utilizados apenas para se falar de amor romântico.
c) Professor/a, espera-se que os/as estudantes percebam que o poema trata de necessidades básicas de qualquer pessoa (ter amigos/as, ter um trabalho etc.),
Atividade 2
a) False
b) True
Espera-se que os/as estudantes notem os anseios do eu-lírico do poema, que aparenta desejar ser tratado de modo semelhante às demais pessoas, sem distinções, uma vez que expressa ser um jovem comum, parecido com os/as demais jovens de sua idade.
Atividade 3
I. deseja ter amigos/as
III. quer um bom emprego
IV. deseja fazer parte de um grupo e sentir-se como os/as demais
Atividade 4
Respostas possíveis: O poema apresenta as rimas friend/end, job/mob e own/home.
Atividade 5 - Respostas pessoais
Atividade 6 - Respostas pessoais
Professor/a, sugira que trabalhem em duplas; assim, um/a estudante apresenta o poema na versão em língua inglesa e outro/a o apresenta em língua portuguesa. Ao fazer essa comparação, poderão perceber que as estratégias para a composição dos versos são distintas, uma vez que, utilizando palavras em idiomas diferentes, as rimas (ou a falta delas) tornam-se diferentes.
Referência: Peacemakers (Richmond)
Referência: Peacemakers (Richmond)
Excelente atividade, está de parabéns!
ResponderExcluirMuito interessante esta atividade parabéns! adorei!
ResponderExcluirParabéns pelo riquíssimo conteúdo!
ResponderExcluir