8 de março de 2020

Atividade curta de inglês para 9ºano (EF09LI07) Identificar argumentos principais


Read the text below to answer the question.

In recent years, the term ‘English as a lingua franca’ (ELF) has emerged as a way of referring to communication in English between speakers with different first languages. Since roughly only one out of every four users of English in the world is a native speaker of the language [...], in most cases, it is a ‘contact language’ between persons who share neither a common native tongue nor a common (national) culture, and [...] is the chosen foreign language of communication’.

Available at: <https://academic.oup.com/eltj/article/59/4/339/371345>. 

Glossário
between: entre
foreign: estrangeira
has emerged: surgiu
native tongue: língua materna
neither … nor: nem ... nem
roughly: aproximadamente
since: já que, como

The author arguments that English is no longer a language spoken only by native speakers – today there are more users of English as a foreign language than native speakers. What example is given to support this idea?
a) “[…] it is a ‘contact language’ [...]”
b) “[English] is the chosen foreign language of communication’ [...]”
c) “In recent years, the term ‘English as a lingua franca’ (ELF) has emerged [...]”
d) “[…] only one out of every four users of English in the world is a native speaker of the language [...]”

Objeto(s) de conhecimento: Recursos de argumentação
Habilidade (EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

Justificativas
A
O fato de o inglês ser uma língua de contato não serve de exemplo para a diferenciação na quantidade de falantes nativos com relação aos falantes de inglês como língua estrangeira.
B
Essa frase poderia ser um exemplo de como a língua inglesa não é falada apenas por nativos do idioma, porém não explicaria o argumento de que atualmente há mais falantes de inglês como língua estrangeira do que como língua materna.
C
A criação do termo “inglês como língua franca” não exemplifica o fato de que há quantidades diferentes de falantes nativos e daqueles que utilizam o inglês como língua estrangeira.
D
Essa frase exemplifica o argumento indicado no enunciado: o fato de que apenas um entre quatro falantes da língua inglesa é nativo do idioma demonstra como no mundo há mais pessoas que utilizam o inglês como língua estrangeira do que falantes nativos. (correta)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para realizar essa atividade corretamente, o estudante deverá compreender o conteúdo do texto e identificar o exemplo utilizado para sustentar a ideia principal indicada no enunciado. Caso isso não ocorra, recomenda-se retomar o trabalho com essa habilidade por meio de atividades que promovam a localização de exemplos em textos argumentativos visando à sua compreensão. Para isso, proponha a leitura de textos opinativos e argumentativos diversos, bem como momentos de criação própria de argumentação acerca de temas variados, de modo que a turma seja incentivada a trabalhar em conjunto para compreendê-la e localizar os exemplos que a sustentam. Assim, por meio da interação, eles poderão entender como essa habilidade pode ser desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário