Technology addiction
Duração: 2 aulas
Relevância para a aprendizagem
O uso excessivo de tecnologia é um assunto atual, de consequências negativas, que deve ser fonte de debate na sala de aula. Pretende-se, com este plano de aula, que o aluno realize uma autorreflexão sobre o uso de dispositivos digitais.
São apresentadas propostas de atividades que buscam contribuir para a construção de repertório lexical relativo a tipos de dispositivos digitais e sua utilidade no nosso cotidiano, privilegiando a interação entre os pares. Aborda-se também o uso de prefixos na língua inglesa.
Objetivos de aprendizagem
Compreender como prefixos atuam na mudança de sentido do léxico.
Refletir sobre a questão da dependência e do uso excessivo das tecnologias digitais.
Expressar-se sobre seus usos das tecnologias digitais por meio da fala e da escrita.
Desenvolvimento
Aula 1
Duração: uma aula de 50 minutos
Local: sala de aula
Organização dos alunos: em duplas; em grupos
Recursos e/ou material necessário: cópias das imagens selecionadas (ou imagens trazidas pelos alunos); cópias do quadro da atividade 2 (opcional)
Atividade 1 (15 minutos)
Mostre as imagens reproduzidas a seguir aos alunos e peça que, em pequenos grupos, as descrevam oralmente em inglês. Na sequência, eles devem escrever, no caderno, os nomes dos dispositivos digitais que aparecem em cada foto.
Corrija a atividade, pedindo que cada grupo descreva oralmente uma imagem. Escreva, na lousa, os nomes dos dispositivos digitais indicados pelos alunos. Se preferir, convide-os a escrever as respostas na lousa. Espera-se que eles apresentem algumas das seguintes respostas:
computer/desktop computer, laptop/notebook/netbook, tablet, virtual reality headset, mp3 player, smartphone/cell phone, e-reader, smart TV, smartwatch.
Como abordagem alternativa à atividade 1, e de forma a incentivar o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, solicite, antecipadamente, que tragam para a aula imagens de pessoas utilizando diferentes dispositivos digitais.
Atividade 2 (10 minutos)
Distribua cópias do quadro a seguir para a turma ou o reproduza na lousa. Peça que os alunos completem a primeira coluna com o nome do dispositivo digital que viabiliza cada ação indicada na segunda coluna. Explique que mais de um dispositivo pode ser relacionado a cada ação. Deixe algumas linhas do quadro em branco para que os alunos acrescentem outras ações que podem ser realizadas com diferentes dispositivos digitais.
Solicite aos alunos que, em duplas, comparem suas respostas antes de corrigir a atividade com a turma.
Atividade 3 (25 minutos)
Para problematizar a questão do uso excessivo das tecnologias digitais, mostre as imagens abaixo para os alunos. Peça que eles indiquem quais perguntas podem ser feitas a respeito das ações praticadas pelas pessoas retratadas nas fotos. Espera-se que sugiram perguntas como What is he doing? ou What are they doing?. Aproveite para revisar a estrutura do Present Continuous.
Explique aos alunos que, em pequenos grupos, eles devem descrever as imagens e debater as atitudes ilustradas. Sugerimos a utilização do quadro a seguir para auxiliá-los no debate. Reproduza, na lousa, as frases do quadro e revise seus significados e pronúncia.
Durante o debate, incentive o uso de recursos paralinguísticos (como gestos e expressões faciais) e linguísticos (como frases incompletas e hesitações). Se desejar, escreva, na lousa, as seguintes expressões para que os alunos possam incorporá-las em suas falas:
Asking for an opinion:
What do you think?/Do you agree?/How do you feel about that?
Expressing an opinion:
In my opinion.../I believe that.../In my point of view...
Agreeing:
I agree with you./I guess you’re right./Absolutely./Tell me about it!
Disagreeing:
I don’t agree with you./I totally disagree./I’m afraid that’s not true./No way.
Finalize o debate, pedindo que os grupos expressem suas opiniões sobre o que está retratado em cada foto. Aproveite esse momento para refletir sobre o uso excessivo do telefone celular e suas consequências, como a falta de interação face a face com amigos e familiares, o compartilhamento da vida nas redes sociais, os riscos de dirigir falando ao celular, entre outros.
Referência: Way to English
Nenhum comentário:
Postar um comentário