Personal diaryUnidades temáticas:
Estratégias de escrita: pré-escrita e escrita
Estudo do léxico
Objetos de conhecimento:
Escrita: organização em parágrafos ou tópicos, com a mediação do professor
Polissemia
Habilidades:
(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.
(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
Tempo estimado:3 aulas
1a Etapa: uma aula para a contextualização do gênero diary (agenda/diário) e para ativar o conhecimento prévio com questões gerais e perguntas de compreensão.
2a Etapa: uma aula para o levantamento das características desse gênero e de alguns aspectos linguísticos em exemplos.
3a Etapa: uma aula para a produção final, que se destina a colocar em prática os conhecimentos construídos nas etapas anteriores.
Avaliação: uma aula.
Se houver algum imprevisto, reserve uma ou duas aulas a mais na etapa necessária.
Desenvolvimento
Este plano de aula objetiva desenvolver nos estudantes estratégias de identificação de possibilidades de significados de acordo com o contexto de circulação do termo (diary). Além disso, tem como foco apresentar o gênero agenda e sua organização textual, a fim de realizar a produção final, que será a organização dos eventos da semana, levando em consideração os horários e dias da semana.
1ª Etapa (Aula 1)
Warm up!
1. Compare as imagens a seguir.
I.
II.
a) Você já teve ou usou algum dos dois tipos de agenda/diário acima?
___________________________________________________________________________________
Resposta pessoal.
b) Que tipo de informação anotamos em cada um?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
No primeiro, anotamos atividades e compromissos nos horários e dias em que precisam ser lembrados. No segundo, relatamos experiências (como se fosse a um amigo).
2. Qual é a finalidade geral de escrever uma agenda e um diário?
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
O objetivo da agenda é controlar as atividades que devem ser realizadas, para ajudar a memória em relação aos compromissos cumpridos nos mais diversos aspectos da vida. O objetivo do diário é registrar as experiências e os momentos vividos; ele também pode funcionar como uma forma de confessionário.
3. “Diary” é uma palavra polissêmica, já que apresenta dois sentidos: um livro no qual você escreve as coisas que acontecem com você a cada dia, ou seja, diário; e um livro no qual você descreve os eventos planejados para cada dia, ou seja, agenda (especialmente no inglês britânico). Levando essa explicação em consideração, deduza o sentido de outras palavras polissêmicas indicadas abaixo em negrito. Use um dicionário para ajudá-lo.
Ex.: She wrote a diary when she was 10. (Significado: diário.)
a) Did you write our meeting in your diary?
___________________________________________________________________________________
Significado: agenda.
b) I’ll find some clean sheet.
___________________________________________________________________________________
Significado: lençóis.
c) This is a sheet of paper
___________________________________________________________________________________
Significado: folha.
d) I’m feeling blue tonight.
___________________________________________________________________________________
Significado: triste.
e) My new car is blue.
___________________________________________________________________________________
Significado: azul.
f) She is of a great character.
___________________________________________________________________________________
Significado: caráter.
g) The main character of my favorite book is a woman.
___________________________________________________________________________________
Significado: personagem.
2ª Etapa (Aula 2)
1. Observe a agenda abaixo e responda às perguntas.
a) What time is the meeting?
___________________________________________________________________________________
9:45
b) What time is the conference?
__________________________________________________________________________________
12:00
c) Which day of the week are the appointments?
___________________________________________________________________________________
Wednesday
d) Is the third appointment about school, job or daily life? Which word tells you so?
___________________________________________________________________________________
About job, because of the word “conference” = conferência.
2. Relacione os compromissos na agenda a seguir com as categorias “school”, “job” ou “daily life”. Em seguida, complete a lista com três outros exemplos em cada uma das categorias.
3ª Etapa (Aula 3)
1. Elabore sua agenda para o dia seguinte, considerando seus compromissos escolares e pessoais. Use um dicionário para ajudá-lo com o vocabulário. Assim como na imagem abaixo, desenhe ícones para representar cada atividade.
Professor, se os estudantes tiverem celulares, esta atividade pode ser realizada nos próprios aparelhos dos alunos.
Acompanhamento das aprendizagens/habilidades dos estudantes
É importante que o processo avaliativo da aprendizagem de uma segunda língua seja realizado continuamente, levando em consideração o desenvolvimento das habilidades de produção do gênero trabalhado, o contexto de aprendizagem e as habilidades linguísticas e discursivas exploradas em cada sequência.
Neste plano, por exemplo, o professor pode avaliar considerando não apenas a quantidade de atividades apresentadas pelo aluno (que devem ser apresentadas de forma mais “direta”, de acordo com as características desse gênero), mas também a forma como ele identifica as atividades com os ícones adequados.
Muito eficiente a atividade, bem elaborada e atual
ResponderExcluir