Projeto interdisciplinar de inglês 7ºano - EF07LI02, EF07LI10, EF07LI12, EF07LI13, EF07LI14, EF07LI15, EF07LI18, EF07LI19

Componentes curriculares participantes:
Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Arte

Título:
Adolescer saudável – Organizando um evento

Justificativa:
As palestras educativas oferecem a oportunidade de aprofundar um tema visto em sala de aula por meio da experiência de profissionais especializados. Para orientar sobre questões específicas da adolescência, é importante identificar inicialmente quais são as demandas dos estudantes, de modo que eles vejam suas dúvidas esclarecidas. Portanto, dar-lhes voz e poder de escolha, para que decidam o tema que gostariam de ouvir, significa oferecer aos estudantes a oportunidade e a motivação necessárias à compreensão de sua própria realidade. Além disso, o fato de um grupo de estudantes fazer a mediação do projeto com a comunidade escolar propicia a conscientização sobre os problemas da realidade ao seu redor e favorece a sociabilização e o interesse pelos demais colegas.

Objetivos de aprendizagem:

  • Organizar um evento.
  • Criar uma pesquisa e avaliar os resultados.
  • Investigar as necessidades de um grupo a fim de buscar soluções pertinentes.
  • Buscar informação em sites confiáveis sobre assunto de interesse comum.
  • Trabalhar coletiva e colaborativamente, com o objetivo de construir um projeto em comum.

Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas:
Neste projeto, as habilidades dos componentes curriculares selecionados são recontextualizadas para se articularem às aprendizagens do componente curricular Língua Inglesa, integrando diferentes objetos de conhecimento. 

LÍNGUA INGLESA

Eixo Oralidade
(EF07LI02)
Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Eixo Leitura
(EF07LI10)
Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.

Eixo Escrita
(EF07LI12)
Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Eixo Conhecimentos linguísticos
(EF07LI15)
Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

LÍNGUA PORTUGUESA

Campo jornalístico/midiático
Planejamento e produção de entrevistas orais 

(EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, por que aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

Planejamento de textos de peças publicitárias de campanhas sociais
(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Estratégias de produção: planejamento de textos informativos
(EF67LP09)
Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc. –, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogues noticiosos).

Campo das práticas de estudo e pesquisa

Estratégias de produção
(EF69LP39)
Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista, elaborar roteiro de perguntas, realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir, tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Estratégias de escrita:
textualização, revisão e edição

(EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

CIÊNCIAS
Vida e evolução

(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

Materiais utilizados:
Papel kraft, cartolina, papéis coloridos e brancos; canetas coloridas; imagens impressas; cola e tesoura.

Desenvolvimento

Etapa 1

1. O professor de Ciências discute com os estudantes as mudanças físicas e emocionais na adolescência, bem como sobre as profissões que podem dar apoio ao adolescente nessa fase de transformação: hebriatas, ginecologistas, psicólogos, sociólogos etc.;

2. Os professores de Língua Inglesa e Língua Portuguesa orientam e auxiliam os estudantes a buscar, em sites especializados, tanto em inglês quanto em português, informações sobre questões físicas e emocionais que podem surgir na adolescência;

3. Os professores das disciplinas envolvidas orientam e auxiliam os estudantes a elaborar um questionário ou formulário de pesquisa bilíngue para coletarem dados sobre que tipo de orientação seus colegas na escola estão precisando e/ou que dúvidas têm.

Etapa 2

4. Com base nas respostas dos colegas, os estudantes, com a orientação dos professores das disciplinas envolvidas, decidem que tipo de profissional seria apropriado convidar para dar uma palestra na escola;

5. Os estudantes conversam com a direção da escola para decidir a data e o horário mais apropriados para o evento;

6. Com a orientação do professor de Língua Portuguesa, os estudantes elaboram um convite escrito e entram em contato com os profissionais para convidá-los a dar uma palestra sobre os temas de acordo com as respostas coletadas. Se não for possível convidar um palestrante externo, pode-se convidar os professores de Ciências e Educação Física e o psicólogo escolar e/ou coordenador pedagógico. 

Etapa 3

7. Com a data, os temas e os profissionais decididos, os estudantes, sob a orientação dos professores de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, elaboram pôsteres informativos bilíngues sobre o evento a fim de convidar a comunidade escolar para participar. Se for possível e de interesse, podem-se convidar também os pais e responsáveis para assistirem às palestras;

8. Durante as palestras, os estudantes tomam notas do conteúdo;

9. Com base nas anotações feitas e o apoio dos professores de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, os estudantes fazem um relato escrito bilíngue do evento para o blogue da escola.

Avaliação
Em relação à avaliação das aprendizagens desenvolvidas no projeto, o professor pode considerar as estratégias criadas pelos estudantes para trabalhar de forma coletiva e colaborativa para a realização da atividade, a fim de redirecionar ou fazer ajustes em outros projetos futuros, considerando sempre o aspecto formativo da avaliação. Além disso, pode propor uma autoavaliação para que cada estudante reflita sobre sua participação efetiva durante o desenvolvimento das atividades sugeridas. 

Sugestões de fontes de pesquisa

Como elaborar questionários e formulários de pesquisa
Diferença entre questionário e formulário

Disponível em: <http://blog.coletum.com/diferenca-entre-questionario-e-formulario/>. 

Como fazer um questionário
Disponível em:
<http://blog.coletum.com/diferenca-entre-questionario-e-formulario/>. 

Como criar um questionário de pesquisa
Disponível em:
<https://www.institutophd.com.br/como-criar-um-questionario-de-pesquisa/>. 

Como encontrar fontes de pesquisa confiáveis
Disponível em:
<https://minhabiblioteca.com.br/como-encontrar-fontes-de-pesquisa-confiaveis/>. 

Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/2563/busca-certeira-como-selecionar-sites-confiaveis>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário