Componentes curriculares participantes:
Língua Inglesa, História, Geografia e Arte
Título:
Eu e meu quarto – Maquete
Justificativa:
A escola é um espaço que promove a oportunidade de o estudante perceber a si mesmo e seu entorno, sua relação com o outro e sua participação num mundo plural e diverso. Analisar a presença de um mesmo elemento em diferentes contextos e realidades permite ao indivíduo desenvolver seus próprios conceitos, conexões e conclusões sobre as práticas sociais, o que estimula sua autonomia e o espírito cidadão. Além disso, conhecer melhor o outro colabora para uma atitude mais empática e respeitosa em relação ao que é diferente, colaborando, desta maneira, para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Ao olhar para si mesmo, o lugar onde vive, dorme, seus objetos favoritos, o estudante valoriza sua individualidade ao mesmo tempo em que examina as representações sociais e percebe as diferentes formas de expressão da identidade. Fazer a releitura de sua própria realidade desperta o olhar para a individualidade e coloca o estudante como protagonista de sua recriação simbólica pessoal e valoriza seu lugar no mundo.
Objetivos de aprendizagem:
- Explorar e conhecer os brinquedos e objetos de preferência de crianças e adolescentes de diferentes lugares do mundo.
- Demonstrar curiosidade e interesse por outros modos de vida.
- Reconhecer as semelhanças e diferenças existentes entre seu modo de ser e de crianças e adolescentes de outras partes do mundo.
- Conhecer, valorizar e produzir manifestações artísticas e culturais.
- Valorizar sua realidade e seu modo de vida e dos outros.
- Conhecer e experimentar uma forma diferente de manifestar sua realidade.
- Produzir, apreciar e valorizar sua produção artística e a dos colegas.
Habilidades da BNCC a serem trabalhadas
Neste projeto, as habilidades dos componentes curriculares selecionados são recontextualizados para se articularem com o Eixo Dimensão Cultural do componente curricular Língua Inglesa.
LÍNGUA INGLESA
Eixo Oralidade
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.
(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.
Eixo Escrita
(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.
Eixo Conhecimentos linguísticos
(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).
(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
(EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s.
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
Eixo Dimensão intercultural
(EF06LI26) Avaliar, problematizando elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira/comunidade.
HISTÓRIA
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
GEOGRAFIA
O sujeito e seu lugar no mundo
Identidade sociocultural
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
Formas de representação e pensamento espacial
Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras
(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
ARTE
Artes visuais
Contextos e práticas
(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
Elementos da linguagem
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
Materialidades
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
Processos de criação
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Artes integradas
Contextos e práticas
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Materiais utilizados:
Câmera fotográfica ou celular com câmera, impressora e material para construção de maquetes: isopor, madeira, papelão, papel cartão, cartolina ou EVA; argila, massa de modelar ou massa de biscuit; papel sulfite, papel pardo, papel camurça, papel crepom, papel de seda ou outros papéis coloridos; tinta guache ou canetinha hidrocor; caixinhas de fósforo, de leite, de perfumes ou remédios; palitos de churrasco, palito de dente ou de sorvete; barbante; cola etc.
Desenvolvimento
Etapa 1
1. O professor de Língua Inglesa retoma os temas discutidos no bimestre sobre família e moradia, reforçando a existência variada de tipos de habitações e sua relação com local, cultura, classe social etc., sempre salientando o respeito ao que é diferente e a valorização dos diversos modos de vida.
2. São apresentadas imagens de crianças de diversos lugares do mundo e seus pertences favoritos: brinquedos, objetos, livros etc.
3. Os professores de História e Geografia discutem com os estudantes as possíveis circunstâncias que levaram à diversidade de objetos presentes nas imagens. Se desejado, pode-se rever os brinquedos típicos de diferentes culturas e épocas, explorando os materiais usados e a aproximação desses, ou não, a elementos da natureza favorecida pelo brinquedo/brincadeira.
Etapa 2
4. Em suas casas, os estudantes tiram uma foto sua com seus pertences favoritos, nos moldes das apresentadas na aula, e trazem para a aula – a impressão pode ser feita na escola.
5. Os estudantes percorrem a sala mostrando sua foto para os colegas, apresentando seus pertences favoritos em inglês e observando e fazendo perguntas em inglês sobre as fotos dos outros.
6. Os professores retomam a discussão sobre a diversidade de locais e objetos de preferência pessoal, reforçando a valorização do que é seu e do que é do outro.
7. O professor de Arte instrui os estudantes a como fazer uma releitura em 3D das fotos.
8. Cada estudante reproduz, em massinha ou outro material, as figuras presentes na foto: ele e seus pertences.
9. Em uma base firme, os estudantes posicionam as figuras de forma semelhante à sua foto. Após montar as figuras, colocam legendas em inglês ou bilíngues nos elementos da obra.
10. Em seguida, é feita uma moldura para acabamento e é colocada uma fotolegenda explicando o conteúdo.
Etapa 3
11. Na sala de aula, as obras são colocadas sobre as mesas e todos os estudantes têm a oportunidade de observar o trabalho dos outros.
12. Depois de observar o trabalho dos outros, os professores vendam os estudantes (alguns por vez) e os guiam para que explorem tactilmente a foto 3D de algum colega. Baseado nas características que consegue perceber, o estudante deve tentar adivinhar quem é o autor da obra.
13. Finalmente, é organizada uma exposição das obras finalizadas, juntamente com a foto que serviu como inspiração e os dados do autor.
Avaliação
Em relação à avaliação das aprendizagens desenvolvidas no projeto, o professor pode considerar as estratégias criadas pelos estudantes para realizar a atividade, sua atitude durante o projeto e eventual colaboração com algum colega, seja emprestando o material ou auxiliando na confecção dos modelos. Além disso, o professor pode propor uma autoavaliação para que cada aluno reflita sobre sua atitude (maior ou menor colaboração) durante o desenvolvimento das atividades sugeridas.
Sugestões de fontes de pesquisa
Crianças e seus pertences favoritos
Kids around the world with their favorite things
Disponível em:
<https://mylio.com/true-stories/inspiration/kids-around-world-favorite-things>.
Disponível em:
<https://mymodernmet.com/gabriele-galimberti-toy-stories-book/>.
Brinquedos antigos
Antique Toy Chest
Disponível em:
<http://www.antiquetoychest.com/category/wooden-toys/>.
Disponível em:
<http://www.antiquetoychest.com/tag/german-toys-over-100-years-old/>.
Brinquedos de diferentes culturas
8 países diferentes
Disponível em:
<http://redtri.com/8-toys-games-from-around-the-world/slide/8>.
Brasil
Disponível em:
<http://institutotear.org.br/testando-altura-dobrada/>.
Povos indígenas
Disponível em:
<https://mirim.org/como-vivem/brincadeiras>.
Disponível em:
<http://knoteditor6.wixsite.com/lamnaspesquisas/curiosidades>.
Disponível em:
<https://www.cienciassociais.ufg.br/n/19655-bonecas-karaja-patrimonio-cultural-imaterial-do-brasil>.
Índia
Disponível em:
<https://seemaawasthiblog.wordpress.com/tag/cultural-toys/page/2/>.
Canadá
Disponível em:
<https://www.historymuseum.ca/canadaplay/introduction/handmade-toys.php>.
Austrália
Disponível em:
<https://australianmuseum.net.au/about-australian-aboriginal-toys>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário