16 de março de 2020

Plano de aula de inglês 9ºano - Body language (com habilidades BNCC)


Ano:
Tema: Body language

Objetos de conhecimento
  • Funções e usos da língua inglesa: persuasão
  • Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo
  • Produção de textos orais com autonomia
  • Conectores (linking words)
  • Expansão da língua inglesa: contexto histórico
  • A língua inglesa e seu papel no intercâmbio científico, econômico e político
  • Construção de identidades no mundo globalizado

Habilidades
(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.
(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
(EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Objetivos
  • Revisar vocabulário relativo a diferentes formas de comunicação.
  • Discutir a importância da linguagem corporal como expressão de ideias e sentimentos.
  • Entender a função da comunicação verbal e escrita.
  • Revisar a estrutura dos verbos no presente simples e contínuo, passado simples, verbos modais, conjunções, advérbios, adjetivos, pronomes e preposições.
  • Fazer uso de léxico relativo a gestos, posturas e expressões faciais.
Organização


Preparação
Leia o texto utilizado nesta sequência didática e verifique se ele atende ao nível da turma. Você pode imprimi-lo e entregar uma versão para cada aluno ou, então, projetá-lo na lousa. Caso o texto seja inadequado para o nível da turma, procure por artigos sobre body language em fontes confiáveis. O mesmo vale para as questões a serem respondidas baseadas no texto.

Desenvolvimento (45 minutos)

Introdução (10 minutos)
Inicie a aula perguntando aos alunos quais formas de comunicação eles conhecem. Incentive-os a usar o Classroom language e a interagir oralmente em língua inglesa. Pergunte o que sabem sobre comunicação verbal e sobre comunicação não verbal. Pergunte se já pararam para pensar como a linguagem corporal (a postura, os movimentos do corpo, os gestos e as expressões faciais) tem papel fundamental na comunicação entre pessoas da mesma cultura ou entre indivíduos de culturas diferentes.

Escreva as questões apresentadas a seguir na lousa e aproveite o momento para expandir o repertório lexical dos alunos, bem como incentivar a participação oral. Anote, na lousa, as respostas dadas pelos alunos.

1. How do people usually communicate?
2. Do you think the spoken language is the best way of communication?
3. Is the written communication as effective as the spoken one?
4. In your opinion, the tone of your voice can be used to express your thoughts and feelings?
5. Do you think we can communicate with our hands and gestures?
6. Can you bring other examples of body language?

Palavras como as seguintes devem surgir: body, gestures, language, verbal, non-verbal, speak, facial expressions, head, hands, shoulders, communication, posture, skills, tone, abilities, understand, cultures, nod, shake, making mistakes, etc.

Andamento (25 minutos)
Distribua as cópias do texto a seguir para os alunos ou projete-o na lousa. Solicite voluntários para ler os parágrafos, incentivando a participação do maior número de alunos possível. Atente não apenas para a pronúncia, mas também para a fluência e para o ritmo da leitura realizada por cada um, comemorando o desenvolvimento nas habilidades de leitura e de oralidade.

1. Body language is a type of non-verbal communication in which physical behavior, as opposed to words, are used to express or convey information. Such behavior includes facial expressions, body posture, gestures, eye movement, touch and the use of space. Body language exists in both animals and humans, but this article focuses on interpretations of human body language. It is also known as kinesics.
2. Body language must not be confused with sign language, as sign languages are full languages, like spoken languages, and have their own complex grammar systems, as well as being able to exhibit the fundamental properties that exist in all languages. Body language, on the other hand, does not have a grammar system and must be interpreted broadly, instead of having an absolute meaning corresponding with a certain movement. Thus, it is not a language like sign languages, and is simply termed as a “language” due to popular culture.
3. In a community, there are agreed-upon interpretations of particular behaviors. Interpretations may vary from country to country, or culture to culture. On this note, there is controversy on whether body language is universal. Body language, a subset of non-verbal communication, complements verbal communication in social interaction. In fact, some researchers conclude that non-verbal communication accounts for the majority of information transmitted during interpersonal interactions. It helps to establish the relationship between two people and regulates interaction, but it can be ambiguous. […]
4. Facial expression – Facial expression is integral when expressing emotions through the body. Combinations of eyes, eyebrow, lips, nose, and cheek movements help form different moods of an individual (for example, happy, sad, depressed, angry, etc.). […]
5. Body postures – Emotions can also be detected through body postures. Research has shown that body postures are more accurately recognised when an emotion is compared with a different or neutral emotion. Sitting or standing postures also indicate one’s emotions. A person sitting till the back of their chair, leans forward with their head nodding along with the discussion implies that they are open, relaxed and generally ready to listen. […]
6. Gestures – Gestures are movements made with body parts (example hands, arms, fingers, head, legs) and they may be voluntary or involuntary. Arm gestures can be interpreted in several ways. In a discussion, when one stands, sits or even walks with folded arms, it is normally not a welcoming gesture. It could mean that they have a closed mind and are most likely unwilling to listen to the speaker’s viewpoint. […]
7. Handshakes – Handshakes are regular greeting rituals and commonly done on meeting, greeting, offering congratulations or after the completion of an agreement. They usually indicate the level of confidence and emotion level in people. Studies have also categorized several handshake styles, e.g. the finger squeeze, the bone crusher (shaking hands too strongly), the limp fish (shaking hands too weakly), etc. Handshakes are popular in the US and are appropriate for use between men and women. […]

Adapted from <https://en.wikipedia.org/wiki/Body_language>. 

Terminada a leitura, esclareça eventuais dúvidas de compreensão e de vocabulário. Estimule a autonomia dos alunos, relembrando-os de que, além de perguntar ao professor, eles também podem recorrer ao dicionário. Sanadas as dúvidas, peça aos alunos que façam a atividade a seguir, também baseada no texto.


Match each paragraph from the text with the appropriate questions below. Then, answer them.

a) Can the sitting posture communicate something? (   )
Resposta: Paragraph 5. During a conversation, if the person is sitting relax and nodding with the head, it communicate she is open to your opinions and to discussion.

b) Is body language a universal language? (   )
Resposta: Paragraph 3. No, it isn’t. The interpretation of the body language may vary from country to country, culture to culture.

c) In a discussion, can your arm gestures communicate something? (   )
Resposta: Paragraph 6. Yes, they can. In a discussion, arm gestures can be interpreted in several ways.

d) What is body language? (   )
Resposta: Paragraph 1. Body language is a type of non-verbal communication in which physical behavior, as opposed to words, are used to express or convey information.

e) Can the combination of eyes and lips form different moods of a person? (    )
Resposta: Paragraph 4. Yes, they can.

f) Which greeting is popular in the USA? (    )
Resposta: Paragraph 7. Handshakes are popular in the US.

g) Are body language and sign language the same? (    )
Resposta: Paragraph 2. No, they aren’t. Body language must not be confused with sign language. Sign languages are full languages like spoken languages and have their own complex grammar systems. Body language, on the other hand, does not have a grammar system and must be interpreted broadly.

Conclusão (10 minutos)
Faça a correção da atividade coletivamente e esclareça dúvidas. Estimule os alunos a ler as questões e compartilhar suas respostas, comunicando-se em língua inglesa na maior parte do tempo.

Autoavaliação (5 minutos)
Ao final da atividade, estimule os alunos a refletirem sobre o próprio processo de aprendizagem. Proponha a eles que se façam perguntas como:
  • Participei da atividade com interesse?
  • Sanei eventuais dúvidas de maneira autônoma?
  • Realizei atividade com meus colegas de forma colaborativa?
Avaliação
Para o desenvolvimento adequado do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a verificação de procedimentos, é fundamental algum tipo de avaliação processual. No que concerne a esta Sequência Didática, observe os seguintes aspectos. 

Os alunos:
  • interagiram por meio da língua inglesa em situações informais em sala de aula?
  • discutiram sobre comunicação e diferentes linguagens?
  • incorporaram termos novos ao vocabulário?
  • revisaram o vocabulário estudado anteriormente?
  • responderam aos questionamentos corretamente?
  • usaram os verbos no presente simples, no passado simples, verbos modais, conjunções, advérbios de tempo e de frequência, pronomes e preposições de tempo e lugar?
  • foram desafiados com questionamentos que desenvolvam a cognição, a fala e o interesse no assunto?
  • sentiram-se estimulados para uma aprendizagem significativa, na qual se sintam parte ativa no processo?

Um comentário:

  1. Hello! This activity is difficult to our Brazilian students that don't have a vocabulary.

    ResponderExcluir