Giving directions
Unidade temática:
Gramática
Objeto de conhecimento:
Orações condicionais (tipos 1 e 2)
Habilidade:
(EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
Tempo estimado:
3 aulas
1a Etapa:
Uma aula para contextualizar maneiras de dar direções em inglês e para ativar o conhecimento prévio com questões gerais e perguntas de compreensão.
2a Etapa:
Uma aula para o desenvolvimento de situações que envolvam a construção de orações condicionais.
3a Etapa:
Uma aula para a produção final, que se destina a colocar em prática os conhecimentos construídos nas etapas anteriores.
Avaliação: uma aula.
Se houver algum imprevisto, reserve uma ou duas aulas a mais na etapa necessária.
Desenvolvimento
Este plano de aula objetiva desenvolver nos estudantes estratégias de comunicação em situações que envolvem o ato de “dar direções” em inglês. Além disso, tem como foco apresentar a construção de orações condicionais, que têm como base 1) a descrição de fatos usualmente recorrentes; 2) a descrição de situações possíveis de acontecer no presente ou no futuro.
1ª Etapa (Aula 1)
Warm up!
Look at the image below and answer the questions.

1. Essa imagem é familiar para você?
___________________________________________________________________________________
Resposta pessoal.
2. Onde geralmente encontramos esse tipo de mapa?
___________________________________________________________________________________
Em aplicativos de localização.
3. Você conhece algum aplicativo de localização?
___________________________________________________________________________________
Respostas possíveis: Google Maps, Waze.
4. Quais são as facilidades desses aplicativos?
___________________________________________________________________________________
Respostas possíveis: Você pode usar em outros lugares/línguas do mundo; você tem a descrição auditiva da direção (além da imagem); você não precisa saber o endereço (apenas o nome do local aonde quer chegar).
5. Interprete os ícones do mapa anterior e complete as frases.
a) The final destination is ___________. (the airport)
b) The starting point is the user’s __________. (house)
c) The user is going to his/her destination _______. (by car)
d) The user is going to take___________to get to the destination. (55 minutes)
e) On the right side, there is a_______ and a________. (supermarket; bank)
f) The four means of transportation shown in the map are: ___________.
(walking, car, plane, bicycle)
g) There are________ green areas in the map. (five)
h) The user is _________ far from the final destination. (20 minutes/6 km)
2ª Etapa (Aula 2)
1. Desenhe as direções abaixo:
a) Go straight.
Siga em frente.
b) Turn left.
Vire à esquerda.
c) Turn right.
Vire à direita.
d) Cross the road.
Atravesse a rua.
e) In the roundabout, take the second exit.
Na rotatória, pegue a segunda saída.
f) At the corner of....
Na esquina de/da/do...
g) Next to the...
Ao lado da/de/do...
h) Opposite the...
Do outro lado de/da/do...
i) Between the shop and the bank...
Entre a loja e o banco...
2. Retome o mapa da 1ª Etapa e complete as direções (seu ponto de partida é a casa):
a) If you ______ to visit a park with a lake, you just _______ to_______.
(want/have/turn left and go straight)
b) If you ________, turn _______and turn ________, you _______ find a restaurant.
(go straight/right/left/will)
c) If you go ________, turn the second _______ and then turn the first _______, you ______ see a supermarket at the _________.
(straight/left/right/will/corner)
d) If you turn _______, you ______ to _______again.
(right/have/turn right)
3ª Etapa (Aula 3)
Imagine que você está no centro de sua cidade (representada no mapa abaixo) e um turista o aborda para perguntar o que ele pode visitar nesse local. Primeiramente, decida qual é o ponto de partida. Em seguida, dê pelo menos cinco direcionamentos possíveis a partir da estrutura abaixo:
If you go/drive/turn __________, you will find ____________.
Acompanhamento das aprendizagens/habilidades dos alunos
Uma sugestão para a avaliação das atividades deste plano é solicitar aos alunos que usem as orações condicionais e o vocabulário para dar direções sobre os pontos de referência da própria escola. O professor pode desenvolver esse acompanhamento fora da sala de aula, conferindo um caráter mais autêntico para a aprendizagem.
Excelente atividade e instigadora para nossos alunos quando se trata de localização. Apliquei e percebi que na localização, no ponto de vista de motorista, titubearam.
ResponderExcluir