Exercícios sobre adjetivos em inglês 9ºano com gabarito - Texto sobre adolescência (PDF)

.

ATIVIDADE EM PDF PARA SALVAR (versão do aluno)
ATIVIDADE COM ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:

SHOW YOUR TRUE COLORS

Utilizamos a expressão show your true colors para dizer que alguém revelou uma intenção, um traço da personalidade ou o comportamento dela.

We thought he was quiet and shy, but, after some time, he showed his true colors: he’s actually a very talkative person.

Analise a frase acima e responda. A expressão show your true colors foi utilizada para...
[  ] revelar características de uma pessoa.
[  ] falar dos sentimentos de uma pessoa.

EXCHANGING IDEIAS
Agora, você vai conversar sobre as questões a seguir com o colega mais próximo. Virem-se um para o outro, ouçam as orientações do professor e iniciem a conversa.

a) Você acha difícil descrever sua própria personalidade? É mais fácil falar de seus pontos positivos ou negativos?
b) Observe a imagem abaixo e identifique a frase que a descreve melhor.


(  ) O adolescente tem certeza sobre quais decisões deve tomar em relação à vida dele.
(  ) O adolescente está em processo de desenvolvimento de identidade e considerando diferentes formas de se expressar.

A estratégia de metodologia ativa proposta para esse momento é a Turn and talk, na qual o professor propõe uma questão aos alunos, que se viram (turn) para discutir (talk) a resposta com o colega imediatamente ao lado. Essa estratégia possibilita que os alunos organizem e compartilhem oralmente suas ideias e ouçam ativamente as opiniões do colega. Além disso, ela busca acessar os conhecimentos prévios dos alunos e desenvolver a argumentação.

Exchanging ideas
a) Resposta pessoal. É importante que os alunos façam uma reflexão individual antes de conversarem com os colegas, de forma que consigam organizar suas opiniões e possam expressar o que pensam sem ficarem desconfortáveis.
b) O adolescente está em processo de desenvolvimento de identidade e está considerando diferentes formas de se expressar.

WARMING UP

1. Leia o pôster a seguir e responda às questões no caderno. Depois, comente-as com os colegas e com o professor.


Mental Health Association NSW poster

a) Qual é o assunto principal do pôster?
É uma campanha para refletir sobre a importância de cuidar do bem-estar e da saúde mental.
b) Para qual público a campanha foi idealizada?
Não tem público específico. A campanha é voltada para todas as idades.
c) O que os passarinhos representam na campanha? Por que eles têm cores diferentes?
Os pássaros podem representar as pessoas e, apesar das semelhanças, um deles se destaca dos outros pela cor, por estar usando um colar e também por gesticular e se comunicar.
d) O que você entende pela mensagem “Be younique” dita por um deles?
Resposta pessoal. 
Espera-se que os alunos digam que a campanha motiva as pessoas a se orgulharem do que elas são, mesmo que sejam muito diferentes umas das outras. 
Leve-os a inferir a razão pela qual a palavra unique foi escrita younique, pois brinca com o som do you, por ser similar ao som do –u de unique.
e) Você acha que essa campanha poderia ser aplicada no Brasil? Por quê?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos percebam que há uma questão linguística envolvida no trocadilho entre as palavras unique e “younique”, pela similaridade sonora entre elas. Além disso, é importante que compreendam que, em português, “Você é único(a)” e “único(a)” não teriam o mesmo sentido em termos sonoros. Assim, leve-os a inferir de maneira crítica a língua inglesa relacionada à língua portuguesa.
f) Em que locais ou meios de circulação podemos encontrar pôsteres como este?
Em locais públicos (hospitais, postos de saúde), nas redes sociais etc.

2. Responda às questões a seguir no caderno e, depois, converse sobre elas com os colegas e o professor.
a) Você se sente uma pessoa única? Por quê?
Resposta pessoal. Esta atividade promove uma reflexão sobre o sentimento de ser único. Pergunte se eles se sentem dessa forma e em que momento. Deixe que se expressem livremente, justificando seus motivos. É fundamental se manter essencialmente na reflexão das qualidades pessoais de cada um, e não na aparência física ou no estilo de roupa que vestem, por exemplo.
b) Como você entende a adolescência? O que essa fase significa para você?
Resposta pessoal. É possível que os alunos digam que, nessa fase, podem ficar em dúvida em relação a 
quem realmente são ao agirem de maneiras diferentes, dependendo da companhia e da situação. É importante que eles expressem suas realidades, dizendo se passaram por situações em que se sentiram em dúvida.

LEARNING VOCABULARY

1. Em poucas palavras, como você descreveria suas características pessoais? Escreva-as no caderno e, depois, comente-as com o restante da turma.

2. Observe a lista a seguir. Quais características você acrescentaria em sua descrição pessoal? Quais delas gostaria que fizessem parte de sua personalidade no futuro? Comente com seus colegas e o professor.


Resposta pessoal. Incentive os alunos a fazer uso da autonomia e a pesquisar no dicionário o vocabulário que ainda não conhecem e desejam utilizar para se descrever. Além dos vocabulários apresentados nesta atividade, caso os alunos queiram sugerir outras respostas, aceite-as e compartilhe-as com o restante da turma.

3. Agora, utilize as palavras que aprendeu e se apresente, em inglês, a um colega. Siga o exemplo.

Lembre-se: ao apresentar suas características pessoais, dê atenção aos seguintes detalhes.
• Use an antes de palavras que começam com som de vogal: I’m an affectionate person.
• Use a antes de palavras que começam com som de consoante: I’m a bossy person.
• Diferentemente do português, em inglês, os adjetivos devem ser colocados antes dos substantivos: My brother is an intelligent man.
Primeiro, oriente os alunos a escrever as frases no caderno, descrevendo suas características. Em seguida, incentive-os a se apresentarem para os colegas e, se possível, para a turma. Esta atividade leva-os a refletir sobre as próprias características e a colocar em prática o conteúdo que acabaram de aprender.

4. Relacione os adjetivos de personalidade com seus opostos.

a) optimistic
b) funny
c) proactive
d) generous
e) patient
f) shy
g) reliable
h) sensible

I. selfish
II. impatient
III. pessimistic
IV. impulsive
V. lazy
VI. sociable
VII. irresponsible
VIII. boring

Comente com os alunos que alguns desses pares de adjetivos são antônimos e  outros apenas expressam ideias diferentes.

a - III; b - VIII; c - V; d - I; e - II; f - VI; g - VII; h - IV

5.  Leia as palavras da atividade 4 novamente. Pense em ações que demonstrariam essas características. Em seguida, faça uma pesquisa para descobrir como essas ações se traduzem para o inglês. Por fim, converse sobre essas ações com um colega seguindo o exemplo.

Resposta pessoal. Incentive os alunos a consultar, se necessário, o dicionário para a pesquisa. Eles podem usar também outras características que conheçam em inglês.

PRE-READING

1. Copie as frases em seu caderno, relacionando-as.
a) A adolescência é
b) Adolescentes
c) Quando é adolescente,
d) Durante a adolescência, é importante

I. você observa outras pessoas em busca de modelos de identidade.
II. estão tentando desenvolver sua identidade pessoal.
III. aprender diferentes formas de se expressar.
IV. um período desafiador na vida das pessoas

a - IV; b - II; c - I; d - III.

2. Você concorda ou discorda com as afirmações da atividade anterior? Por quê? Comente com o colega mais próximo e argumente sua reposta.
Resposta pessoal.Este é um momento em que os alunos têm a oportunidade de verificar se suas opiniões são parecidas ou diferentes sobre a adolescência, se eles enfrentam os mesmos desafios, se buscam os modelos de identidade parecidos ou não etc.

3. Agora, converse com um colega sobre as questões a seguir. Depois, fale sobre elas com o restante da turma e com o professor.

a) Quais aspectos são importantes para o desenvolvimento da identidade de uma pessoa? Liste-as em seu caderno e, depois, apresente-as a seu colega.
b) Em sua opinião, a identidade de uma pessoa é totalmente desenvolvida na adolescência ou apenas se inicia nessa fase? Por quê?
c) Você acredita que sua identidade já está completamente desenvolvida ou ainda está em fase de desenvolvimento? Explique.
Respostas pessoais. Oriente os alunos a refletir sobre as perguntas apresentadas e a fazer algumas anotações (ideias, palavras etc.) no caderno antes de formar as duplas para a discussão. 
Explique-lhes que é importante, em atividades de interação como esta, respeitar a opinião do colega, mesmo sendo completamente divergente de sua própria opinião.
4. Escreva as frases abaixo em seu caderno e complete-as usando suas próprias ideias.

a) Durante a adolescência, surgem desafios como 
b) Alguns adolescentes se veem como 
c) Adolescentes experimentam mudanças em relação a 
d) Muitos adolescentes sofrem com 
Respostas pessoais. Após a leitura dos textos, retome esta atividade e peça aos alunos que comparem as frases criadas por eles com as que aparecem nos textos. Se necessário, escreva algumas palavras-chave para servirem de guia para esta discussão, como bullying, gostos musicais e culturais e mudanças hormonais.
 
5. Em seu caderno, relacione os verbos com suas respectivas definições. Depois, compare suas respostas com as de um colega da turma.
a) to wonder
b) to perceive
c) to find
d) to begin

I. to start doing something
II. to discover, realize
III. to think about someone or something in a particular way
IV. to try to understand the reason for something

a - IV; b - III; c - II; d - I

Incentive os alunos a pesquisar com autonomia. Se necessário, diga que a pesquisa dos significados das palavras pode ser feita no dicionário.

6. Relacione, no caderno, as expressões com os significados apresentados.
a) one’s sense of self
b) development
c) confusion
d) to lead to
e) to stand for
f) drive somebody mad
g) to work out
h) self-identity

I. disorientation
II. to develop in a particular way
III. to decide who you are, especially in relation to a social context
IV. your self-image, the way you see yourself
V. change, growth, improvement
VI. to cause
VII. to make someone annoyed
VIII.  to give your support to something or someone you think is right and important

a- IV; b - V; c - I; d - VI; e - VIII; f - VII; g - II; h - III.

Faça um levantamento do conhecimento prévio da língua inglesa dos alunos e, se julgar conveniente, incentive-os a consultar um dicionário. Lembre-os de que algumas dessas expressões podem ter significados diferentes em outro(s) contexto(s).

WHILE READING
1. You are going to read excerpts of texts about the development of identity during adolescence. Read them briefly and verify if your answers to activity 4 make sense. 



2. Read the texts again and, in your notebook, link the excerpts with their main idea.

I. Around the age of 14, teenagers start to discover who they are and what they believe in. That’s why it’s common to change appearance and attitudes as a way of expression.
II. Teens can act in different ways according to their company and situation at the moment. This may cause confusion about their identities, because the questions about who they are start to appear at this age.
III. Identity development is a process that involves teens understanding who they are in many different terms. The self-identity developed during teenage years becomes the basis of self-esteem later in life.

I - B; II - A; III-C. 
Ao corrigir a atividade, convide diferentes alunos a explicar as respostas para que possam interagir e participar da aula.

3. Decide if the sentences below are true or false according to the texts. In your notebook, write down the true statements and rewrite the false ones using the correct information.

a) Adolescence is an easy and simple stage of life.
False. Adolescence can be a confusing stage of life.
b) Piercings, hair-dye, shaved heads, and noisy music are the only ways of self-expression.
False. Piercings, hair-dye, shaved heads, and noisy music are some ways of self-expression. There is a range of ways to express oneself.
c) An adolescent identity is developed only by external factors.
False. It is developed by external and internal factors.

POST-READING

1. Pense nas ideias expressas nos textos, converse com um colega e registre suas respostas no caderno. 
a) Você se identifica com as ideias contidas nos textos? Por quê?
b) Como essas ideias são semelhantes ou diferentes de sua própria busca por identidade? Explique.

Respostas pessoais. 
Oriente os alunos a refletir sobre o texto lido para, depois, conversar com os colegas, respondendo às questões.

2.  Você achou difícil a leitura e interpretação dos textos? Converse com seus colegas e com o professor e reflitam sobre o que pode ser melhorado para ajudá-los nas próximas leituras dos textos em inglês.

Respostas pessoais. Converse com os alunos sobre as dificuldades que sentiram em relação à leitura e à interpretação dos textos e ajude-os a encontrar, além das estratégias já utilizadas por eles, outras estratégias que podem ser utilizadas ao longo do processo de aprendizagem, para que possam, de forma autônoma, ampliar o conhecimento da língua.

Referência: JOY - Editora FTD

Nenhum comentário:

Postar um comentário